"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 22 de março de 2016

Planejamento anual – 1º e 2º anos

Olá amigos professores,
Estou de volta.
Que tal começar a preparar o Planejamento para o ano todo?
Aqui vão alguns modelos:
PLANEJAMENTO ESCOLAR 

1º ANO
Fonte:Educando com carinho
Objetivos Gerais
• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico
• Posicionar – se de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• Aprimorar o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de fixação;
• Desenvolver o interesse pelas descobertas por meio de situações concretas na sala;
• Enfrentar e compreender novas situações;
• Transmitir valores como: noções de cidadania; respeito ao próximo, disciplina solidariedade, respeitar os idosos, respeitar a opinião alheia;
• Proporcionar: narração de historinha com a participação do aluno para a finalização;
• Participar das atividades com interesse e satisfação;
• Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades questionando sobre a realização;
• Experimentar atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação , respeito mutuo, solidariedade e outros valores humanos de relevância social.

Conteúdos


Língua Portuguesa
• Comunicação e coordenação motora,
• As vogais;
• Juntando as vogais;
• As consoantes;
• Alfabeto;
• Silabas complexas;
• Aprendendo um pouco mais;
• Vamos ler mais;
• Essa é para cantar;
• Alfabeto móvel;
• Gramática: feminino e masculino – singular e plural – acentuação, pontuação, aumentativo e diminutivo.

Matemática
• Aprendendo a contar;
• Números naturais;
• Conhecendo sinais = ‡ > < • Ordem crescente e decrescente • Adição – Problemas • Sistema de numeração decimal • Subtração – Problemas • Dúzia • Números pares e impares; ordinais até 10; • Nosso dinheiro; • Medidas; • Horas exatas; • Geometria • Vamos brincar Ciências
• Corpo humano;
• Órgãos do sentido;
• Hábitos de higiene
• Seres vivos e não vivos;
• Os animais;
• As plantas – Pomar – Horta – Jardim;
• O dia e a noite;
• O sol e a chuva;
• Estações do ano;
• Meio ambiente;
• Dengue.
Geografia
• A criança;
• A família;
• A casa
• A escola.
• A comunidade
• O trânsito
• Meios de transporte e comunicação
• As profissões
História
• Datas comemorativas
• Tema transversal
• Pluralidade cultural
• Abordagem sobre Ética
• Dengue
Metodologias Gerais
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos:
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Semáforo
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Alfabeto móvel
• Exposição de objetos
• Relógio móvel
• Fantoches
• Produção de texto
• Roleta
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
• Dedoches
Avaliações
Os alunos serão avaliados
• Participação
• Interesse
• Atividades avaliativas
• Leitura oral
• Escrita
super cute gifs
Fonte: Clara Libe


Objetivo geral:

Ø Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades lingüísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.
Ø Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.
Ø Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.
Ø Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.
PORTUGUÊS
CONTEÚDOS
Ø Expressão oral e não verbal.
Ø Função social da escrita.
Ø Nome da criança.
Ø Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
Ø Construção de palavras.
Ø Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
Ø Som final e inicial das palavras estudadas.
Ø Número de letras e silabas das palavras.
Ø Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
Ø Pontuação – ponto final e vírgula.
Ø Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
Ø Silabas simples e palavras chaves
Ø Letras do alfabeto
Ø Letras do seu nome completo
Ø Produção de textos coletivo e individual
Ø Expressão oral e corporal
Ø Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
Ø Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
Ø Gramática contextualizada
Ø Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)
OBJETIVOS
Ø Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
Ø Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
Ø Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
Ø Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
Ø Expressar-se oralmente e por escrito
Ø Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
Ø Reconhecer o som inicial e final das palavras.
Ø Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
Ø Usar corretamente a letra maiúscula
Ø Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
Ø Produzir pequenos textos – coletivo e individual
Ø Elaborar frases a seu nível de experiência
Ø Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
Ø Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas…
Ø Expressar – se oralmente com clareza
Ø Compreender para que serve a escrita e a leitura
Ø Construir e reconstruir palavras e frases – números de letras e silabas
Ø Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
Ø Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Leitura de historias, bilhetes, musicas, contos, poesias, historias em quadrinhos, etc.
Ø Mural de rótulos
Ø Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
Ø Trabalhar com o alfabeto móvel
Ø Recortes de jornais e revistas
Ø Conhecer as famílias silábicas menos complexas
Ø Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
Ø Cartazes
Ø Fichas de leitura
Ø Textos coletivos e individuais
Ø Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
Ø Recorte de jornais e revistas
Ø Nomeação dos objetos da sala
Ø Entrega de crachás com nome completo
Ø Construção de novas palavras
Ø Escrever palavras e frases
Ø Folhas mimeografadas, impressas e carimbos.
Ø Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.

MATEMÁTICA
CONTEÚDOS
Ø História dos números
Ø Classificação, seriação e conservação.
Ø Número e numeral de 0 a 9
Ø Antecessor e sucessor
Ø Unidade e noção de dezena
Ø Número e numeral de 0 até 30
Ø Crescente e decrescente
Ø Adição, subtração, problemas com unidades.
Ø NUMERO E NUMERAL
Ø Números de 0 a 100
Ø Dezena ( decomposição )
Ø Problemas envolvendo adição e subtração
Ø Operações – Adição e subtração sem reserva e sem recurso
Ø Números ordinais
Ø Dúzia e meia dúzia
Ø Numero de 0 até…(onde conseguirem chegar.)
Ø Dezena e unidade
Ø Formas geométricas
Ø Calendário
Ø Sistema monetário brasileiro
Ø Situações problemas
Ø Operações de adição e subtração
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Números pares e impares
Ø Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
Ø Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
Ø Multiplicação e divisão
Ø Dobro e triplo
Ø Metade e terça parte
Ø Fração
Ø Problemas
OBJETIVOS
Ø Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
Ø Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
Ø Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
Ø Identificar antecessor e sucessor
Ø Representar unidade e reconhecer dezenas
Ø Identificar ordem crescente e decrescente
Ø Identificar o numero e numeral de 0 a 30
Ø Construir o conceito de dezena
Ø Construir o conceito de dezena e unidade
Ø Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
Ø Saber adição simples
Ø Reconhecer o símbolo da adição ( + )
Ø Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
Ø Reconhecer o símbolo da subtração ( – )
Ø Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
Ø Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
Ø Reconhecer dúzia e meia dúzia.
Ø Construir o conceito de número e numeral
Ø Identificar numero e numeral de 0 ate …
Ø Construir conceito de unidade e dezena
Ø Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
Ø Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples )
Ø Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
Ø Identificar números pares e números impar
Ø Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <, >
Ø Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
Ø Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
Ø Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
Ø Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
Ø Explorar cálculo mental
Ø Resolver operações envolvendo dobro e triplo
Ø Reconhecer o real como moeda.
Ø Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-lás.
Ø Construir e representar formas geométricas
Ø Ler e interpretar problemas;
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Completar
Ø Representar numeral à quantidade
Ø Ditado de números
Ø Trabalhar números vizinhos
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Colagem
Ø Contagem com sucatas , alunos , lápis , material dourado, etc.
Ø Emprego do Material concreto para identificar numero e numeral
Ø Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
Ø Formar grupos de 10 em 10
Ø Desenvolver conjuntos de dezenas.
Ø Resolver situações – problemas de sua realidade
Ø Exercícios escritos
Ø Juntar e contar
Ø Uso do material concreto
Ø Separar unidades e dezenas
Ø Folha mimeografada, impressas, livro didático.
Ø Leitura e escrita de números até…
Ø Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até …
Ø Formar grupos de 10 em 10
Ø Conjuntos com dezenas
Ø Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
Ø Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
Ø Cartazes
Ø Exercícios no caderno , livro , quadros e folhas .
Ø Problemas envolvendo as quatro operações.
Ø Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
Ø Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.
HISTÓRIA
CONTEÚDOS
Ø Conhecer melhor a si mesmo (eu, família, escola e sociedade)
Ø Historia do nome
Ø Historia da vida da criança
Ø Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
Ø Família – tipos de família.
Ø Datas comemorativas
Ø Direitos e deveres da criança.
Ø Tipos de casas
Ø Os materiais para construção de uma casa
Ø Os cômodos da casa
Ø Datas comemorativas
Ø Primeiros moradores
Ø A comunidade hoje ( ambiente transformado por meio de trabalho )
Ø Instituições ( igreja , centro comunitários, campo de futebol, postos de saúde , etc)
Ø Diferentes grupos religiosos que há na sociedade
Ø A escola
Ø Historia do nome da escola
Ø Função dos funcionários da escola
Ø Profissão dos pais e de outras pessoas
Ø Consciência fiscal
Ø Patrimônios públicos
Ø Hinos de Campo Verde, Mato Grosso, Independência e Bandeira.

OBJETIVOS

Ø Saber quem é e como é importante (a criança)
Ø Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
Ø Conhecer-se como ser que faz historia
Ø Valorizar seu dia –a – dia , seus gostos , bem como seus deveres e direitos
Ø Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família
Ø Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
Ø Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção
Ø Conhecer os cômodos de uma casa e sal função
Ø Datas comemorativas (…)
Ø Conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora
Ø Levar a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
Ø Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade com um bem comum
Ø Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade
Ø Identificar os vários tipos de profissão
Ø Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
Ø Produção de frases, textos e desenhos.
Ø Confecção da arvore genealógica
Ø Confecção de cartazes, colagens e recortes.
Ø Montagem de cartaz com diversos tipos de casas
Ø Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
Ø Atividades do livro de historia Projeto Pitangua historia
Ø Entrevista com os pais – sobre sua historia
Ø Pesquisas, leitura, desenhos, recortes.
Ø Cartazes
Ø Atividades xerocadas, mimeografadas, impressas.
Ø Exercícios no caderno
Ø Construção de maquetes do bairro.
Ø Exposição de fotos
Ø Passeio de estudo sobre o bairro para conhecer onde e como são as instituições
Ø Desenhos
Ø Ambiente da escola (vista – como o aluno a vê)
Ø Desenhos e colagens
Ø Conversas formais e informais
Ø Pesquisas
GEOGRAFIA
CONTEÚDOS
Ø Bairro e sua historia, nome.
Ø A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
Ø Modificação da paisagem
Ø Recursos naturais
Ø Matéria prima
Ø Meios de transportes
Ø Tempo e estações do ano
Ø A rua e o bairro
Ø O endereço
Ø O que têm no bairro
Ø Etnias
Ø Meios de comunicação
Ø Atividades predominantes na comunidade
Ø Trânsito
OBJETIVOS
Ø Reconhecer o nome do bairro e sua história.
Ø Identificar a rua onde à criança mora
Ø Identificar o caminho da escola
Ø Distinguir seu endereço
Ø Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
Ø Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
Ø Identificar o semáforo os meios de transporte
Ø Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
Ø Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
Ø Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
Ø Reconhecer a importância de seu endereço
Ø Localizar a sua rua no bairro
Ø Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
Ø Reconhecer os meios de comunicação
Ø Identificar a utilidade dos meios de comunicação
Ø Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
Ø Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
Ø Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Pesquisar o nome do bairro e sua historia
Ø Pesquisar seu endereço
Ø Desenhar o trajeto da casa para a escola.
Ø Observar a natureza ( através de passeios, experiências em sala de aula )
Ø Cartazes
Ø Folhas mimeografadas
Ø Exercícios do livro
Ø Anotações no caderno
Ø Atividades escritas
Ø Citar os meios de transportes da comunidade
Ø Desenhos dos meios de transportes
Ø Pesquisas, desenhos, cartazes com fotos sobre a sua rua.
Ø Gráfico da origem dos alunos
Ø Construção de maquete sobre sua rua
Ø Atividades do livro de geografia
Ø Confecção de cartazes
Ø Exercícios no caderno e no livro
Ø Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado
CIÊNCIAS
CONTEÚDOS

MEIO AMBIENTE

Ø Seres vivos
Ø Características dos seres vivos
Ø Partes da planta
Ø Utilidades da planta
Ø Diferentes ambientes
Ø Localizar – se no tempo e no espaço
Ø Estações do ano
Ø Lixo
Ø Água

SER HUMANO E SAUDE

Ø Corpo humano
Ø Nascimento e o que precisa para viver
Ø Higiene e saúde
Ø Os sentidos
Ø Higiene pessoal
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Ø Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
Ø Produtos industriais e artesanais
Ø Processos de transformações
OBJETIVO
Ø Saber localizar o corpo no espaço e no tempo
Ø Desenvolver hábitos de higiene
Ø Identificar as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
Ø Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Ø Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Ø Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Ø Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Ø Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Ø Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
Ø Identificar as formas de nascimentos dos animais
Ø Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
Ø Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
Ø Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
Ø Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
Ø Discutir a preservação dos animais em extinção
Ø Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
Ø Escovação na escola com especialista uma vez por semana
Ø Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Ø Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
Ø Recorte e colagem
Ø Confecção de cartaz
Ø Nascimento de plantas através de experiências ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Ø Calendário
Ø Observação da mudança do tempo
Ø Folhas mimeografadas, impressas, livro.
ENSINO DA ARTE
CONTEÚDOS
Ø Datas comemorativas
Ø Artes visuais e plásticas
Ø Teatro e dramatizações
Ø Confecção de cartões
Ø Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
Ø Desenho livre e ou dirigido
Ø Canções folclóricas e populares
Ø Expressão corporal – danças

OBJETIVOS

Ø Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
Ø Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
Ø Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
Ø Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
Ø Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
Ø Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Ø Cantos
Ø Desenhos
Ø Dobraduras
Ø Pinturas
Ø Recorte
Ø Colagem
Ø Dança , teatrinhos com fantoches e dedoches …

EDUCAÇÃO FÍSICA


CONTEÚDOS
Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas.
Ø Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou,… )
Ø Jogos (corridas, futebol, queimada…)
Ø Músicas

OBJETIVO
Ø Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
Ø Os objetivos serão alcançados através do desenvolvimento dos conteúdos de forma globalizada utilizando – se estratégias metodológicas baseadas na teoria sócio – interacionista, contemplando atividades lúdicas, aos pares e coletivas.
Ø O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.
Ø O processo de alfabetização será subsidiado pela teoria construtivista utilizando – se como recurso para a aquisição da linguagem oral e escrita textos de diferentes gêneros com diferentes funções sociais.
Ø As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.
Ø O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.
Ø As atividades pedagógicas serão pensadas pelo professor partindo de situações reais, envolvendo os alunos a participarem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa para a turma. A fim se alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégia metodológicas do trabalho, atividades permanentes, seqüenciadas, ocasionais e projetos didáticos.

RECURSOS
Ø Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas, dramatização, músicas, paródias.
Ø Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
Ø Produção oral
Ø Leitura compartilhada
Ø Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
Ø Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
Ø Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
Ø Dorço bonecos (partes do corpo )
AVALIAÇÃO
A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.
Fonte: Clara Libe


PORTUGUÊS
OBJETIVO GERAL DE PORTUGUÊS
Ø Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, o aluno possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir com autonomia.
Ø Objetivamos na 2ª serie, conduzir a criança ao conhecimento da linguagem e na escrita, nas suas diversas possibilidades e situações (preparar o educando para a realidade que ele vai enfrentar no seu dia-a-dia).
Ø Conseguindo: ler e interpretar todas as informações ouvidas e faladas.
Ø Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação critica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Ø -Desenvolver a pratica correta da leitura exercendo o domínio das regras obedecendo a entonação.
Ø -Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e coerência.
Ø -Interpretar oralmente e de forma escrita os textos lidos.
Ø -Reconhecer, identificar e utilizar as letras do alfabeto, nas suas diferentes formas,
Ø -Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
Ø -Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
Ø -Utilizar corretamente o gênero do substantivo
Ø -Identificar e utilizar corretamente na produção de textos o sinônimo e antônimo dos substantivos
Ø -Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases.
Ø -Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudo e circunflexo.
Ø -Empregar adjetivos de forma correta.
Ø -Utilizar corretamente pronomes pessoais.
Ø -Utilizar corretamente as regras ortográficas.
CONTEUDOS DE PORTUGUES
Ø Alfabeto
Ø Produção de textos oral e escrita
Ø Poesias
Ø Correspondência
Ø Sinais de pontuação
Ø Acentuação
Ø Gênero do substantivo
Ø Numero do substantivo
Ø Grau do substantivo
Ø Leitura de diferentes textos
Ø Interpretação oral e escrita
Ø Ortografia
MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL DE MATEMÁTICA
Ø Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática.
Ø Como: aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Ø -Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
Ø -Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
Ø -Ordenar corretamente os números na ordem
Ø -Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
Ø -Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
Ø Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
Ø -Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
Ø -Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso das quatro operações.
Ø -Utilizar corretamente as moedas do sistema monetários com as noções de real e centavos.
Ø -Reconhecer e utilizar os principais números ordinais.
Ø -Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses, ano…)
Ø -Identificar as figura geométricas presentes á nossa volta,
CONTEUDOS DE MATEMÁTICA
Ø Construção de figuras geométricas
Ø Construção de sólidos geométricos
Ø Números de 0 a 1000
Ø Números pares e impares
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Dezena
Ø Dúzia
Ø Centena
Ø Dobro, triplo
Ø Tabuada do 0 ao 5
Ø Medidas, tempo, capacidade, comprimento e massa.
Ø Problemas
Ø 04 operações
Ø Sistema monetário
Ø Noção de estatística
Ø Números ordinais até 30.
Ø Calendário
CIÊNCIAS
OBJETIVO GERAL DE CIENCIAS
Ø Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
Ø Identificar relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.
Ø Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
Ø -Identificar os principais astros do Sistema solar.
Ø -Identificar o Sol como uma estrela.
Ø -Despertar a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam.
Ø -Despertar a consciência sobre a importância do solo para nossa vida.
Ø -Identificar pelas características os principais tipos de animais que estão presentes em nosso meio ambiente
Ø Identificar os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte de alimento e remédios.
Ø -Reconhecer a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação para manutenção da vida na terra.
Ø -Identificar as diferentes partes do nosso corpo e suas funções.
Ø -Reconhecer a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação de nossa vida.
Ø -Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do estado para conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
Ø -Reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.
CONTEUDOS DE CIENCIAS
Ø Astros
Ø Ar
Ø Solo
Ø Água
Ø Lixo
Ø Reciclagem
Ø Saneamento básico
Ø Vegetais
Ø Os animais
Ø Nosso corpo
Ø Os alimentos
Ø Higiene e saúde
Ø Saúde e segurança
Ø Nosso ambiente
Ø Preservação do meio ambiente
Ø As plantas
EDUCAÇÃO FÍSICA
OBJETIVO GERAL DE EDUCAÇÃO FISICA
Ø Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e estabelecidas como os outros reconhecendo respeitando características físicas e de desempenho de si próprio, sem discriminar por características pessoais , físicas ou sociais .
Ø Adotar atitudes de respeito mutua dignidade e solidariedade em situação lúdica e esportiva repudiando qualquer espécie de violência.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Ø Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar o aluno a ;
Ø Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
Ø Criatividade, atenção, agilidade, raciocínio lógico, concentração;
Ø Desenvolver a imaginação a capacidade de expressão através de gestos, socialização;
Ø Espírito de equipe, colaboração, ritmo.
Ø Coordenação viso – motora, pontaria, conhecimento lingüístico, equilíbrio, concentração.
Ø Descontração, percepção auditiva;
Ø Noções de ataque e defesa, noção de espaço;
Ø Desenvolver habilidade manual;
Ø Melhoria do equilíbrio e do tônus muscular, respeito;

CONTEUDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ø Lateralidade
Ø Jogos
Ø Brincadeiras dirigidas
Ø Musicas
Ø Danças , teatro
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
OBJETIVO GERAL DE EDUCAÇAO ARTISTICA
Ø Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de buscar pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas.
Ø Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade exercitando a discussão , indagando, argumentando, apreciando arte de modo sensível.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Ø -Desenvolver a coordenação e a criatividade através da expressão do desenho.
Ø -Orientar o uso de curvas, linhas e pontos.
Ø -Estimular a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
Ø -Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
Ø -Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
Ø -Expressar-se através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
Ø -Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
CONTEUDOS DE EDUCAÇAO ARTISTICA
Ø Colar
Ø Pintar
Ø Desenho livre
Ø Desenho dirigido
Ø Montar
Ø Dobraduras – ORIGAMI
Ø Recortar
Ø Maquetes
Ø Dramatização
Ø As cores: primarias e secundarias
Ø Formas geométricas
Ø Pintura
Ø Tangran
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL DE ESTUDOS SOCIAIS (Historia e Geografia)
Ø Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar o aluno a ;
Ø Desenvolver a capacidade de expressar – se de forma critica diante dos problemas sociais;
Ø Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;
Ø Entender a evolução dos fatos históricos e geográficos do seu bairro, de seu município, do seu estado e de seu pais como resultantes de um longo processo de transformação.
Ø Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidianas das famílias, da escola e da localidade;
OBJETIVOS ESPECIFICOS DE ESTUDOS SOCIAIS
(Historia e Geografia)
Ø O educando devera identificar sua família, casa, escola, bairro, rua.
Ø Distinguir o seu município observando semelhanças e diferenças entre o compõem a cidade.
Ø Identificar e avaliar as ações do homem em sociedade e suas conseqüências em diferentes meios.
Ø Reconhecer sinais de transito
Ø Apreciar as datas comemorativas em grupo ou individual.
Ø -Identificar diferentes tipos de família.
Ø -Identificar diferentes tipos de moradias
Ø -Identificar sua rua
Ø -Identificando seu bairro
Ø -Identificando sua escola
Ø -Identificando seu município, suas autoridades,
Ø -Identificando os pontos cardeais.
Ø -Reconhecer as estações do ano,
Ø -Reconhecer e identificar os principais meios de transportes e comunicação utilizados pelo aluno e por sua família.
Ø -Reconhecer e identificar os principais sinais de transito para que possam utilizar corretamente.
Ø -Reconhecer a importância do trabalho e das profissões na vida em sociedade,
Ø -Desenvolver projetos; transito consciência fiscal e outros…
Ø Reconhecer e identificar os diversos tipos de hino ( campo ver, mato grosso, nacional , independência e bandeira)
Ø Motivar o aluno a zelar o espaço em que vive
Ø Auxiliar o aluno a entender o que é descendência e quem ele é, formando conceitos necessários para a compreensão das relações sociais, solidariedade e interação;
ESTUDOS SOCIAIS ( HISTÓRIA E GEOGRAFIA)
Ø Família
Ø Casa
Ø Rua
Ø Bairro
Ø Escola
Ø Município
Ø Poder Legislativo, Executivo e Judiciário.
Ø Orientação
Ø Tempo
Ø Meios de transporte
Ø Meios de comunicação
Ø Transito
Ø Trabalho
Ø Datas comemorativas
Ø Zona rural
Ø Zona urbana
Ø Reino da natureza
Ø Relevo
Ø Clima
Ø Rio
Ø Vegetação
Ø Indústria
Ø Comercio
Ø Hinos
METODOLOGIA
Pretendemos alcançar nossos objetivos aplicando os conteúdos listados através de aulas expositivas, atividades diversificadas, orais e escritas, lúdicas, intra e extra – classe, proporcionando condições para o desenvolvimento individual e coletivo dos educando levando em considerações suas limitações, potenciação, criatividade e interesse, fazendo da sala de aula um ambiente de conhecimento e descoberta trabalhando sempre através de temas, mini-projetos.
Usaremos para desenvolver nossas aulas recursos diversos como:
Ø Livros
Ø Revistas
Ø Jornais
Ø Dicionários
Ø Atividades orais
Ø Jogos didáticos
Ø Cartazes
Ø Fichas
Ø Mapas
Ø Globo
Ø Caderno
Ø Lápis
Ø Cola
Ø Tesoura
Ø Material sucata
Ø Mural
Ø Bola
Ø Corda
Ø TV, vídeo e DVD.
Ø Retro projetor
Ø Aparelho de som
Ø CD
Ø Recursos humanos
Ø Internet
Ø Entre outros
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído uma nota bimestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
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segunda-feira, 21 de março de 2016

PLANO ANUAL DO 5ºANO

PLANO ANUAL DE 4ªSÉRIE / 5º ANO
Português
Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
Desenvolver a capacidade de:
 Participar de situações de intercâmbio oral;
 Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
 Apreciar textos literários;
 Selecionar textos de acordo com o propósito de sua leitura;
 Utilizar recursos para compreender ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura;
 Reescrever ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor;
 Revisar textos em parceria com os colegas;
 Revisar textos do ponto de vista ortográfico.
Conteúdo
 Texto instrucional
 Texto jornalístico
 Texto científico
 Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas, artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.
Produção de texto
 História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de gravuras, continuada...), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;
 Carta, bilhete, telegrama, convite, anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.
 Uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
 Leitura silenciosa, oral, em grupos.
 Ficha de leitura: oral e escrita.
 Interpretação oral, escrita e com desenhos.
 Alfabeto, encontro vocálico, ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.
 Acento agudo e circunflexo, acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso do cedilha.
Uso do dicionário para pesquisar palavras com letras: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
 Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,
Metodologia
 Contar história aos alunos para que façam a reprodução da mesma.
 Ouvir histórias em Cds.
 Apresentar histórias em quadrinhos no retro-projetor e depois sugerir que criem a sua história.
 Apresentar em folha fotocopiada um desenho que dê uma idéia de história com início, meio e fim.
 Fornecer material para o aluno com o início da história, o meio e o fim e ele deverá continuar estas partes.
 Escrever palavras para que delas o aluno crie uma história.
 Um grupo faz as palavras e outro faz as rimas. Depois da volta ao’ grupo inicial, criar um texto poesia com rimas.
 Apresentar vários exemplos de poesias sem rimas para que o aluno leia e possa criar.
 Criar quadrinhas e versinhos em datas comemorativas, como dias das mães, pais, criança, etc.
 Explicar como se faz uma dissertação usando argumentos corretos, dando sua opinião.
 Fazer comentários partindo de gravuras.
 Estatuto da criança e do adolescente.
 Produzir receitas de comida, chá... contendo “ingredientes” e modo de preparo, também para melhorar o Brasil.
 Trabalhos em grupo.
 Experiência.
 Entrevista.
 Apresentar bulas de remédios e pedir para que os alunos criem bulas: com indicações, modo de usar, precauções...
 Criação de livros com ilustrações.
 Gincana das melhores produções.
 Aula na biblioteca e depois fazer a ficha de leitura escrita do livro que leu.
Descrever: objetos, animais, pessoas, bairro, município, estado (todos com ilustrações).
 Apresentar biografias: do próprio aluno, do pai, da mãe, de autores de livros...
Narrar histórias e escrevê-las, filmes, jogos de futebol, novela, programas de TV...
 Música: cantar, trocar a letra, criar novas músicas; Karaoquê; Cantos didáticos.
 Fazer propagandas de comércio, da escola, de produtos, outdoors.
 Criar slogans que tenham mensagens para conscientizar o povo brasileiro.
 Fazer lista de compras dos alimentos que a família consome durante um mês, pesquisar os preços e comparar com o salário mínimo.
 Partes de uma carta, bilhete, telegrama, convite, etc.
 Escrever carta ao amigo, e-mail.
 Carta cifrada.
 Escrever carta para empresas elogiando a criação de algum produto.
 Levar as cartas até o correio para que possam ser enviadas.
 Criar bilhete para um vizinho, professora, amigo, mãe...
 Correio na escola.
 Escrever convites para festa de aniversário, páscoa, criança, etc.
 Criar anúncios: observar os anúncio em jornais e criar anúncios de vendas, compra, aluguel.
 Pesquisa sobre o animais em geral: onde vivem, como se alimentam...
 Elaborar perguntas e entrevistar colegas, pessoas idosas do bairro, etc.
 Diálogos com pessoas.
 Partindo dos textos criados, escolher os melhores para fazer parte de um livro.
 Uso da sala de informatica.
 Dramatizações.
 Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em duplas, em grupos, gincana de leitura, leitura de jornais, revistas, dos textos criados pelos alunos, de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas, ficha de leitura oral, leitura cantada de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos textos.
 Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos.
 Uso do dicionário, retirar do texto as palavras como: substantivos, verbos...
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
 Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente.
 Fazer a correção dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno.
Recursos
 Livros didáticos e paradidáticos.
 Meios de comunicação audiovisuais.
 Revistas, jornais, folhetos e propagandas.
 Biblioteca
 Sala de informática
 Estudo do meio
Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto incial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.


MatemáticaObjetivo geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
Desenvolver nos alunos a capacidade de:
 Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
 Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
 Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
 Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
 Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
 Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.
Conteúdo
 Origem dos números;
 Numeração egípcia;
 Numeração romana;
 Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);
 Números pares e ímpares;
 Ordem crescente e decrescente;
 Antecessor e sucessor;
 Valor posicional;
 Idéia de número e numeral;
 Leitura e escrita de numerais;
 Composição e decomposição de números;
 Números ordinais;
 Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
 Prova real;
 Expressões numéricas;
 Sentenças matemáticas;
 Situações problema envolvendo as 4 operações;
 Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;
 Múltiplos e divisores;
 Sistema monetário brasileiro - Real e centavos de real;
 Formas de uso do dinheiro;
 Números irracionais;
 Frações - noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
 Porcentagem;
 Sistema de medidas:
 medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
 Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.
Metodologia
 Trabalhos em grupo e individual;
 Leitura
 Pesquisa
 Dramatização
 textos informativos
 contagem em grupos
 Exercícios e atividades de fixação
 Jogos
 escrita de números
 exercícios com situações problema
 trabalho com fotocópia do dinheiro (Real)
 Entrevistas
 Preenchimento de cheques
 Leitura e escrita dos valores
 Gincanas
 Uso de instrumentos de medida (uso de litro, réguas calendário, relógio, balança para trabalhar medidas)
 Construir retas e semi-retas
 Calcular a superfície (escola, casa, etc)
 Criar situações problema com os assuntos estudados
 levantamento de informações
 Registro de dados
 Riscussões
 Troca de idéias
 Produções de texto
 Interpretar dados partindo da realidade (tabelas, gráficos, etc)
Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.

Geografia
Objetivos
 Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção d diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
 Reconhecer e compreender algumas das consequências das transformações causadas pela ação do homem;
 Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na contrução da vida em sociedade;
 Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direção e distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade;
 Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente reinvindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
 Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.
Conteúdos
 O espaço urbano e o espaço rural;
 Os transportes e as comunicações;
 A dinâmica da natureza;
 A população e as regiões do Brasil.
 Mapas
Metodologia
 Uso do quadro;
 Criar conceitos coletivamente, textos informativos, debates, questionamentos;
 Desenhos da casa, do caminho de casa à escola;
 Entrevista, fotografias antigas e atuais;
 Linha do tempo;
 Criação de mapas do município e do estado com legendas;
 Localização da cidade, Estado, regiões e país;
 Mapas ;
 Confecção de mapas;
 Anotações, atividades, jogos;
 Pesquisas;
 Localizar no mapa as principais atividades produtivas agrárias e pecuária;
 Relacionar as principais atividades econômicas;
 Estudos em grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.
Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.


História
Objetivos
 Reconhecer relações sociais
 Reconhecer a existencia de diversas fontes históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço
 Reconhecer a importania da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais

Conteúdo
 A formação do povo brasileiro: indígenas, africanos, europeus e asiáticos. A importância da biografia e da narrativa histórica;
 A história da vida pública no Brasil, sob uma perspectiva cronológica, do Brasil colonial aos dias de hoje;
 Descobrimento;
 Colonização;
 Mineração;
 Trabalho escravo;
 Café;
 Independência
 República;

Metodologia

 Exploração oral;
 Pesquisas dirigidas sobre os temas, levantamento de questões, relatos e registros de informações;
 Desenhos, recortes e colagens;
 Propor questionamentos, informar sobre dados desconhecidos e organizar pesquisas e investigações;
 Criar conceitos coletivamente, textos informativos, debates, questionamentos;
 Relacionar as principais atividades econômicas com o desenvolvimento social e cultural de cada período histórico;
 Estudos em grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.
 Linha do tempo;
 Uso de recursos midiáticos

Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.




Ciências
Objetivos
 Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
 Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;
 Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
 Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
 Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.
Conteúdo
 Universo e Sistema Solar;
 Planeta Terra;
 Solo, ar e água;
 Meio ambiente e preservação ambiental;
 Poluição;
 Corpo humano e seus sistemas.

Metodologia
• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
 Relatos de experiências pessoais;
 Projetos de estudos;
 Seqüências de atividades;
 Estudo de textos;
 Experimentos ;
 Uso de recursos midiáticos.

Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.

MODELO DE PLANEJAMENTO PARA PRÉ II

PLANO DE ENSINO Turma: Jardim II ( PERÍODO INTEGRAL)

Áreas de conhecimento

- Conhecimento Lingüístico:
• . Linguagem oral
• . Linguagem escrita
-Artes:
• Expressão plástica
• Expressão corporal
• Música
- Matemática
- Conhecimento de Mundo:
• . Ciências naturais
• . Ciências sociais

Objetivos:

- Conhecimento Lingüístico:

• Saber usar a língua como veículo de comunicação;
• Perceber a diferença entre palavra falada e escrita, iniciando-se a sistematização da alfabetização;
• Desenvolver a capacidade de pensar e expressar idéias;
• Expandir a capacidade de criação;
• Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas qual seu uso se faça necessário;
• Reconhecer, ler e escrever o alfabeto;
• Desenvolver a habilidade de utilização de meios naturais de comunicação: linguagem, visão, audição, tato;
• Desenvolver atitudes de cooperação e iniciativa;
• Desenvolver destrezas e habilidade de acordo com as possibilidades individuais;
• Desenvolver a habilidade de expressar as vivências emocionais;
• Desenvolver a coordenação motora;
• Desenvolver a criatividade;
• Adquirir habilidades e soluções próprias através do desenho, da pintura, da construção, da modelagem, etc.

Estratégias:

• Roda da conversa;
• Utilização de crachá;
• Alfabeto móvel;
• Confecção de cartazes;
• Atividades mimiografadas;
• Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
• Jogos diversos (bingo de letras, quebra-cabeça letra/desenho, etc.);
• Leitura compartilhada;
• Proporcionar exercícios de atitudes de cortesia (bom dia, com licença, por favor, obrigado, desculpe-me, etc);
• Pesquisa, recorte e colagem.

Objetivos:

- Matemática:

• Preparar a criança para a vida, desenvolvendo seu raciocínio lógico e rápido, resolvendo pequenos desafios do dia a dia e descobrindo o mundo que a cerca através de novas experiências;
• Reconhecer a importância dos números em situações do cotidiano;
• Reconhecer e escrever numerais, relacionando-os a sua quantidade;
• Utilizar corretamente o vocabulário matemático (perto/longe, dentro/fora, maior/menor, mais/menos, etc).

Estratégias:

• Exploração do calendário;
• Bingo de números e quantidades;
• Uso de material concreto para contagem;
• Atividades mimiografadas;
• Jogos diversos;
• Brincadeiras;
• Pesquisas, recorte e colagem.

Objetivos:

- Artes:

• Produzir trabalhos utilizando a linguagem artística, o cuidado e respeito pelo processo de criação pessoal e coletiva;
• Organizar e cuidar dos materiais utilizados bem como do ambiente de produção;
• Apreciar o próprio trabalho e o dos colegas;
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
• Conhecer e ordenar seus movimentos;

Estratégias:

• Propiciar atividades plásticas, que utilizem materiais diversificados, criando um ambiente de uso coletivo e organização dos materiais, assim como de apreciação dos próprios trabalhos e dos colegas;
• Ouvir as músicas para apreciação;
• Cantar vivenciando os movimentos da música;
• Desenvolver atividades que explorem o corpo e suas capacidades.

Objetivos:

- Conhecimento de Mundo:

• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural;
• Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
• Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.

Estratégias:

• Roda da conversa;
• Confecção de cartazes;
• Atividades mimiografadas;
• Atividades que envolvam a observação;
• Levantamento dos conhecimentos prévios;
• Uso de músicas e filmes sobre o tema;
• Pesquisas, recortes e colagens.

Projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo:

1. Artes:

• 1º semestre – Tarsila do Amaral.
• 2º semestre – Romero Brito.

2. Eca:

• Mês de outubro.

3. Movpaz:
• Todo o ano letivo.

Fevereiro/2009
Tema: Identidade – Família – Valores

Justificativa:
Pretendemos que a criança se conheça e se adapte a escola e a vida social, desenvolvendo atitudes de polidez, respeito e compreenda a necessidade de cooperação de todos os membros da família e da escola entre si.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a identificar o corpo humano como um todo e as partes que o compõem desenvolvendo hábitos de higiene;
• Levar a criança a identificar as pessoas da família e valorizá-la;
• Levar a criança a demonstrar cortesia e urbanidade no trato com os outros.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• histórias;
• Interações através da linguagem;
• descrição de cenas em família;
• conversa sobre o respeito ao próximo, direitos e deveres.

. Linguagem escrita:
• desenho da criança, familiares.
• reconhecimento e escrita do nome;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:
• massa de modelar;
• giz de cera;
• quebra-cabeça e colagem do corpo humano;
• recorte com a mão e tesoura;
• uso correto da cola;
• colagem de papel picado.

. Expressão corporal e musical:
• movimento do corpo com uso de música;
• brincadeiras sobre valores;
• músicas envolvendo o nome das crianças.

Matemática:
• número de irmãos;
• relações de parentesco;
• seriação (tamanho, idade);
• classificação (objetos de uso da família);
• exploração de conhecimento do corpo;
• noções de grandeza: maior/menor, grosso/fino, alto/baixo;
• noções de tempo (calendário - dia da semana, mês, ano);
• simbolização (tempo: ensolarado, nublado, chuvoso);
• figura geométrica (quadrado);
• cores primárias;
• seriação dos familiares: mais velho, mais novo.

Conhecimento de Mundo:
. Ciências naturais:
• ser humano;
• conhecimento das etapas da vida;
• conhecimento das partes do corpo;
• exploração dos órgãos dos sentidos;
• necessidades do homem (água, alimento, ar);
• higiene do corpo.

. Ciências sociais:
• a criança e a família;
• reconhecimento de si próprio como membro de uma família;
• identificação dos componentes da família, relação de parentesco;
• conhecimento do local e tipo de moradia (endereço, rua, número);
• conhecimento do tipo de moradia;
• festas familiares;
• construção das regras da classe.

Março/2009
Tema: Escola – Circo - Mulher

Justificativa:
Mostrar para a criança que o ambiente escolar deve ser alegre, limpo, tratando todos os que ali trabalham com respeito, dignidade e educação. Ensinando-lhe que devemos ter um convívio harmonioso, de partilha, onde cada um se respeite e valorize o outro levando para a sociedade e aplicando esses valores aprendidos.

Objetivos: específicos:
• Levar as crianças a se adaptarem ao novo ambiente (escola) e conhecerem suas dependências e profissionais;
• Valorizar o circo e conhecer seus profissionais;
• Desenvolver o gosto pela música e poesia;
• Reconhecer a import6ancia da mulher na sociedade.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• ampliação do vocabulário (descrição de pessoas, objetos, e situações da escola e do circo);
• músicas;
• histórias.

. Linguagem escrita:
• organização de listas dos diferentes profissionais que atuam na escola e do circo;
• desenhos;
• escrita de palavras significativas;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.


. Expressão plástica:
• dobraduras;
• máscaras;
• pintura com pincel;

. Expressão corporal e musical;
• participar de exercícios grupais de levantar braços, abaixar, para direita e esquerda;
• acompanhar com palmas músicas cantadas;
• dramatização dos profissionais do circo.

Matemática:
• reconhecer semelhanças e diferenças;
• noções de tempo – (hora: café, lanche, saída);
• figuras geométricas (círculo, retângulo e triângulo);
• noções de posição: em cima/embaixo/entre/direita/esquerda;
• cores primárias;
• contagem de rotina.

Conhecimento do Mundo:
. Ciências naturais:
• importância da água na preparação dos alimentos, na higiene do corpo, no cuidado com as plantas da escola;
• valorização cultural do circo;
• valorização da importância da mulher na sociedade.

. Ciências sociais:

• a criança e a família;
• a mulher;
• conhecimento do espaço físico da escola, suas dependências;
• identificação dos e funcionários e suas funções;
• instrumentos usados no trabalho escolar (lápis, papel, cola livros, jogos, etc);
• organização do trabalho escolar (direitos e deveres de cada um, cuidados com os materiais e o ambiente, rotinas básicas);
• respeitar a vida (Projeto Movpaz).

Abril/2009
Tema: Índio – Páscoa – Natureza

Justificativa:
Valorizar os primeiros habitantes do Brasil mostrando-lhes a sua forma de vida, alimentação, trabalho, música e dança,enfatizando seu respeito, trato na natureza, conservação, pois eles vivem dela sem destruí-la.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a perceberem a beleza da Natureza e o que a tem destruído;
• Levar a criança a conhecer a importância dos índios e da diversidade cultural entre os povos;
• Levar os alunos a conhecerem o real significado da Páscoa.


Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• música com ritmo (batida de tambor, gritos de índio);
• o verdadeiro sentido da Páscoa.

. Linguagem escrita:
• escrita de palavras significativas;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• desenho.

. Expressão plástica:
• modelagem com argila (objetos e adornos indígenas);
• impressão de folhas;
• colagem de palitos de fósforo;
• cor: (pintura indígena, confecção de colar e utilizando várias cores);
• confecção de máscaras com o tema da Páscoa;
• colagem com algodão (coelho);
• montagem de quebra-cabeças.


. Expressão corporal e musical:
• visualização de hábitos indígenas (fita de vídeo);
• movimentar-se ouvindo os sons da natureza (canto dos pássaros, sons de chuva e da cachoeira);
• visualização de músicas e danças de diferentes raças (vídeo).


Matemática:
• seqüência/forma/contagem/seriação: confecção de colar, enfeites, ocas, barcos, lanças, etc;
• posição: dança (dentro, fora, na frente, atrás, perto, longe);
• comparação de quantidades.


Conhecimento de Mundo:

. Ciências naturais:
• importância da água;
• formas de poluição e lixo;
• importância da água na vida do índio, pesca lavoura, lazer, etc.

. Ciências sociais:
• diferentes tipos de trabalho:- economia de subsistência – plantar, caçar, pescar;
• instrumentos de trabalho do índio (arco, flecha, peneira, etc);
• a importância do homem no meio ambiente (seu poder de transformar o meio, construir ou destruir);
• preservar o planeta (Projeto Movpaz).


Maio/2009
Tema: Mãe - Alimentação – Dia do trabalho (profissões)

Justificativa:
Valorizar a importância e respeito que devemos ter com aquela que nos deu a vida, conscientizando-as que seus ensinamentos de educação, valores e alimentação saudável é que as faz crescerem fortes.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a identificar os diferentes tipos de alimentos e sua importância para a saúde propiciando que eles adquiram bons hábitos alimentares e aprendam como se comportar durante as refeições;
• Levar as crianças a perceberem como é a vida da mãe em casa e no trabalho, a vida da mulher no passado e no presente;
• Levar os alunos a conhecerem a necessidade de todas as profissões e que cada uma depende da outra, devendo todas serem respeitadas.


Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
.Linguagem oral:
• Pesquisa (nome da mãe, onde trabalha, o que a mamãe mais gosta);
• músicas (mamãe);
• poesia (mamãe);
• tipos e diferenças de alimentos.

. Linguagem escrita:
• confecção de cartão;
• escrita do nome da mãe;
• desenho (mãe);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:
• dobradura de flor;
• pintura de cartão;
• a cor das verduras, frutas e legumes;
• colagem de lantejoulas;
• pintura.

. Expressão corporal e musical:
• teatro (vivenciar os afazeres da mamãe);
• participar de exercícios de caminhar, correr, saltar, engatinhar, arrastar-se, deslizar;
• cantar melodias conhecidas e comemorativas.

Matemática:
• pesquisa (a cor dos olhos, cabelos, pele/cor da roupa preferida.
(mamãe).
• data do aniversário;
• classificação (frutas, verduras, legumes) de acordo com as características.
• comprido/curto/ grande-pequeno;
• orientação espacial (posição, direção, lateralidade).

. Ciências naturais:
• conhecimento das verduras, legumes, frutas;
• como consumi-los;
• como são preparados;
• características dos diferentes instrumentos de trabalho (forma, tamanho, material, etc).


. Ciências sociais:
• os produtos que usamos em casa (alimentos, higiene, etc):
• quem produz;
• onde vende.
• trabalho dos alunos (tarefas, brincadeiras);
• as diferentes profissões;
• qual a função social de algumas profissões (as pesquisadas pelos alunos);
• ser generoso (Projeto Movpaz).

Junho/2009
Tema: Festa Junina - zona urbana- zona rural

Justificativa:
Fazer com que as crianças compreendam a importância da interdependência entre o ambiente urbano e rural e a origem folclórica da Festa Junina.

Objetivos: específicos;
• Levar as crianças a conhecerem os usos e costumes das Festas juninas;
• Levar os alunos a perceberem que a zona urbana depende da zona rural e vice e versa.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• músicas típicas;
• lendas;
• origem da quadrilha;
• fogos de artifício, balão, bombinha;
• instrumentos usados nas festas (sanfona, violão, etc);
• a origem da festa junina (folclore).

. Linguagem escrita:
• pesquisa de comidas típicas;
• convites;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.



. Expressão plástica:
• recorte/colagem; confeccionar caipirinhas (roupas, chapéu).
• quebra cabeça;
• construção de dobraduras juninas;
• cores (bandeirinhas, balão, fichas, etc);
• confecção de bandeirinhas.

. Expressão corporal e musical:
• danças juninas;
• movimentar-se ao ritmo de músicas lentas ou cantadas;
• cantar músicas folclóricas com gestos.

Matemática:
• quantidades (pesquisa das preferências da classe: comidas),
doces, etc);
• estabelecer agrupamentos de acordo com critérios: doce/ salgado;
• sequenciação de formatos de bandeirinhas.

. Ciências naturais:
• alimentos da festa junina (curau, pipoca, pé de moleque, etc);
• como é o sítio;
• como é a cidade.

. Ciências sociais:
• a importância do trabalho agrícola;
• a interdependência da zona urbana e rural;
• ouvir para compreender (Projeto Movpaz).

Julho/2009
Tema: Revisão dos conteúdos anteriores

Justificativa:
Retomar os conteúdos fixando que a harmonia, partilha, respeito e educação devem ser usados tanto no convívio escolar como o social.

Objetivos: específicos:
• Levar a criança a perceber que deve viver com educação, respeito e saber partilhar não somente seus bens, mais também a troca de conhecimentos, experiências, etc.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• ampliação do vocabulário;
• conversas sobre os trabalhos;
• histórias.

. Linguagem escrita:
• escrita de palavras significativas;
• desenhos de histórias;
• desenho livre.

. Expressão plástica:
• recorte/colagem;
• trabalho com massinha (livre);
• pintura (livre);
• cores (mistura de cores já trabalhadas).

. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras diversas – pular corda, amarelinha, morto - vivo, passa anel, etc;
• localizar a direção do som.

Matemática:
• números (referente aos conteúdos já trabalhados);
• jogos.

.Conhecimento natural:
• alimentos;
• higiene.

. Conhecimento social:
• trabalho na nossa escola – arrumar a sala, cuidar para conservação da escola, cuidar do material da sala.


Agosto/2009
Tema: Aniversário de Piracicaba – Folclore – Dia dos Pais – Água

Justificativa:
Iniciar o conhecimento da sua cidade partindo do seu próprio meio (lar), mostrando seus pontos turísticos e manifestações folclóricas.
Valorizar e respeitar o pai.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a perceberem que o folclore se manifesta em todos os dias de aula durante o ano;
• Levar os alunos a valorizarem a figura paterna;
• Levar os alunos a conhecerem a história de Piracicaba, seu rio e conhecer seus pontos turísticos preservando-os;

Conteúdo;

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral;
• músicas típicas (Piracicaba – Folclore);
• histórias;
• lendas;
• pesquisa e música para o Papai.

. Linguagem escrita:
• construção de livro com os pontos turísticos de Piracicaba;
• desenho (Piracicaba – folclore);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:
• dobraduras;
• pintura – lembrança para o Papai;
• modelagem;
• desenho dos pontos turísticos de Piracicaba.

. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras folclóricas;
• executar movimentos simples de braços imitando o professor;
• músicas populares e comemorativas.

Matemática:
• localização no tempo e sequenciação: antes/depois, ontem/hoje, etc;
• nossa cidade ontem e hoje.

.Conhecimento natural:
• Rio Piracicaba – água;
• importância da água no meio ambiente;
• peixes;
• lixo.

. Conhecimento social:
• Rio Piracicaba – ontem e hoje;
• como o homem utilizou o rio no passado e no presente;
• importância da água na vida das pessoas;
• como preservar o rio;
• promover um consumo responsável (Projeto Movpaz).

Setembro/2009
Tema: Primavera – Dia da árvore - Estações do ano

Justificativa:
Que as crianças através da observação da natureza percebam que as leis naturais não dependem totalmente da ação do homem e que devemos nos vestir de acordo com as condições do tempo.

Objetivos: específicos:
• Levar as crianças a saberem identificar as estações do ano e definir qual a roupa e alimento adequado a cada estação.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• música;
• histórias;
• pesquisa.

. Linguagem escrita:
• desenho;
• produção de álbuns;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• colagem de galhos;
• confecção de dobraduras;
• pintura com esponja.

. Expressão corporal e musical:
• dramatização das estações do ano;
• escutar músicas clássicas.

Matemática:
• noções de números (trabalho com diferentes, quantidade);
• classificação (folhas, sementes);
• percepção da forma como atributo dos objetos;
• seqüências (trabalhar com sementes);
• comparação de quantidades;
• seqüências (montar cenas em seqüências lógicas - amanhecer, meio dia, entardecer, noite).

.Conhecimento natural:
• clima (em cada estação);
• dia e noite;
• partes da planta;
• plantio de uma semente (observar seu nascimento, regar, cuidar).

. Conhecimento social:
• as roupas de cada estação (como eram as roupas usadas pelas pessoas no início da nossa cidade);
• redescobrir a solidariedade (Projeto Movpaz).

Outubro/2009
Tema: Criança – animais

Justificativa:
Recordar com as crianças as antigas brincadeiras e da posse responsável.

Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a perceberem que os animais são seres vivos;
• Levar os alunos a recordarem antigas brincadeiras.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral.
• músicas diversas;
• histórias;
• conversas interativas;
• ampliação de vocabulário.

. Linguagem escrita:
• desenho (montagem de cartaz);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.

. Expressão plástica:
• montagem (quebra-cabeça, palhaço, cartaz, semáforo, etc);
• construção (brinquedos);
• pintura com giz molhado;
• dobraduras de animais.

. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras (bola, corda, amarelinha, etc);
• representação (teatro, música).

Matemática:
• seqüências (figuras geométricas, brincadeiras);
• seqüências de palavras (Amarelo, Bola, Criança. Dado, etc).

.Conhecimento natural:
• a criança (ECA - cuidado com a alimentação, higiene, saúde);
• cuidados com os animais-posse responsável;
• características de animais.

. Conhecimento social:
• a criança (ECA - direitos e deveres);
• animais na vida do homem (trabalho, alimentação);
• preservação dos animais (animais em extinção);
• rejeitar a violência (Projeto Movpaz)
Novembro/2009
Tema: – Diversidade Cultural (Dia da Consciência Negra)- Trânsito

Justificativa:

Valorizar todas as pessoas mostrando-lhes a sua forma de vida, alimentação, trabalho, música e dança,enfatizando o respeito à diversidade e mostrar a importância da obediência dos sinais de trânsito para a segurança.

.
Objetivos: específicos:
• Levar as crianças a respeitar e aceitar a diversidade;
• Levar os alunos a reconhecerem os sinas de trânsito.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• histórias;
• conversas interativas;
• ampliação de vocabulário.

. Linguagem escrita:
• produção de álbuns;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• desenho.

. Expressão plástica:
• pinturas;
• montagem (semáforo);
• construção com sucata (carrinho, caminhão, etc);
• massa de modelar;
• Construção de painel sobre diversidade cultural.


. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras;
• dramatização (sinais de trânsito);
• participação de jogos cantados.

Matemática:
• correspondência (pelo uso, forma, cor, tamanho, etc);
• noções de direção e sentido: para frente/para trás; para direita/para esquerda, para cima/para baixo, no mesmo sentido/em sentidos contrários, meia volta/ uma volta (de forma lúdica);
• idéia de quantidade;
• idéia de juntar e tirar quantidades.


.Conhecimento natural:
• importância da boa convivência com pessoas diferentes;
• a poluição (ônibus, carro, trem, etc).


. Conhecimento social:
• as ruas, avenidas, pistas (utilização);
• reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação à etnia e cultura;
• respeitar e entender as diferenças (Projeto Movpaz).

Dezembro/2009
Tema: Natal (paz, amor, respeito).

Justificativa:
Despertar na criança todos os valores trabalhados durante o ano inserindo o verdadeiro significado do Natal.

Objetivos: específicos:
• Conhecer o verdadeiro significado do Natal.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• músicas natalinas e hino;
• histórias;
• conversas.

. Linguagem escrita:
• desenho (cartão);
• produção de livros;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;

. Expressão plástica:
• confecção de cartões;
• pinturas;
• montagem de árvore de natal;
• dobraduras;
• construção de painel com tema Movpaz.

. Expressão corporal e musical:
• dança;
• representação;
• brincadeiras.

Matemática:
• seqüências numéricas (bolas coloridas);
• cores (enfeites).

.Conhecimento natural;
• alimentação (festa natalina);
• calor – cuidado com nosso corpo – água, alimentação leve.

. Conhecimento social:
• reunião familiar: respeito, amor, paz, alegria, etc;
• costumes da sociedade: troca de presentes, amigo secreto.



ROTINA

• 7:00 as 8:00 entrada das crianças;
• 8:00 as 8:30 higiene e café da manhã;
• 8:30 as 9:00 roda: músicas, história do dia, cartaz do tempo, calendário, aniversariantes, oralmente (dias da semana, meses do ano, alfabeto, contagem de rotina na ordem crescente e decrescente), escrita na lousa pela professora do nome do ajudante do dia, letra inicial, final, contagem de quantas letras e sílabas possuem o nome, explicação das atividades a serem realizadas no dia;
• 09:00 as 10:00 atividades pedagógicas;
• 10:00 as 10:30 recreação;
• 10:30 as 10:45 higiene;
• 10:45 as 11:15 almoço;
• 11:15 as 11:26 higiene;
• 11:26 as 13:10 descanso;
• 13:10 as 13:30 leite;
• 13:30 as 13:50 roda da conversa/história;
• 13:50 as 15:00 atividades pedagógicas;
• 15:00 as 15:30 jantar;
• 15:30 as 15:45 higiene;
• 15:45 as 16:00 atividades recreativas;
• 16:00 início da saída.


OBS1: As letras e numerais serão trabalhados no decorrer do ano contextualizado com o conteúdo desenvolvido.
OBS2: O planejamento é flexível.

AVALIAÇÃO

Objetivos:

A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos e dispondo dos principais elementos relativos as informações pode-se planejar, direcionar e redirecionar nosso trabalho cotidiano.
Desta forma, a avaliação não se fixa apenas em medir, comparar ou julgar, mas tem uma grande importância social e política no fazer educativo, estando presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adota-se.
É necessário que a avaliação seja capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o trabalho.
Sendo assim, todos são objeto e sujeito da avaliação: professor equipe de orientação, supervisão e direção, funcionários da secretaria, cozinha, crianças, pais, pois todos constroem conhecimentos encontrando dúvidas e dificuldades, fazendo progressos e reestruturando suas formas de ação buscando alcançar os objetivos traçados.

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