"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

PROJETO PEDAGÓGICO - SALA DE RECURSO

INSTITUIÇÃO: EEEFM GOVERNADOR LINDENBERG
TURNO DA SALA DE RECURSO: Vespertino
TÍTULO DO PROJETO: “Educando para um Trânsito seguro”!
 
INTERDISCIPLINARIDADE: Língua portuguesa, História, Geografia, Ciências e Matemática
PERÍODO: segunda quinzena de outubro/2012
PROFESSORA: Diones Barcelos Bragança.



1.     JUSTIFICATIVA

É de suma importância educar para o trânsito. Todos os anos o Departamento do Trânsito (DETRAN) faz inúmeros campanhas nas mídias, distribuem materiais e boletins informativos conscientizando sobre o respeito e o cuidado com as leis do trânsito, mas infelizmente, o que vemos é que a cada dia está crescendo no país mortes por causas da imprudência, falta de atenção, uso de bebidas no trânsito.

É necessário que os alunos da sala de recursos também aprendam a atravessar nas vias públicas, adquirindo cuidados específicos, noções de perigo visando mudanças de bons comportamentos no trânsito. Torna-se importante e viável este projeto visando o aprimoramento de atitudes saudáveis e o respeito pelas leis do trânsito.
2. OBJETIVOS


_ Produzir textos reflexivos sobre o trânsito;
_Conscientizar os alunos da importância da educação no trânsito.
_ Conhecer os cuidados ao transitar nas vias públicas da cidade;
_ Conhecer os principais sinais de trânsito e o significado das cores do Semáforo;
_ Conhecer a função do guarda de trânsito;
_Motivar a reflexão das ações praticadas no trânsito, buscando mudanças positivas.
_ Confeccionar cartazes sobre as faixas de pedestres.3. DESENVOLVIMENTO/ATIVIDADES

_Conversa informal sobre regras, riscos e procedimentos de prevenção de acidentes; - frases de alerta com a confecção de um varal; - músicas; - poesias; - exibição de vídeos sobre o trânsito; - pintura; - recorte e colagem; - confecção de cartazes); - passeio em diferentes locais que possibilite a exploração e observação de placas de trânsito; confecção de semáforo com sucatas; - escrita de palavras sobre o TRÂNSITO e o seu significado; - Pesquisas de palavras geradoras que se referem a temática investigada.4. RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro de giz; giz de cera; lápis de cor; tinta guache; cartolinas; espaço da sala de aula e pátio externo da escola; revistas; jornais; cola; brinquedos para a educação no trânsito; cds e fitas de vídeo; computador, internet; papéis: crepom e sucatas, etc.
5. AVALIAÇÃO

 Observar-se-á o interesse dos alunos, em todas as atividades propostas e deve ocorrer uma atenção especial para aqueles que se mostrarem desinteressados ou apáticos às mesmas, registrando as participações dos alunos nas fichas descritivas. A culminância deste projeto se fará em sala de aula com exposição dos trabalhos realizados e confeccionados pelos alunos do AEE.
6. REFERÊNCIA:

 ANDRADE, C. de O. Projeto Pedagógico. Disponível em:



VEJAM ALGUMAS ATIVIDADES UTILIZADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE PROJETO:




Eis algumas atividade usas na sala de recurso.


REFERÊNCIA das atividades:
BATITUCI, G.; MELO, M. de A. A Maneira lúdica de ensinar. (de acordo com os PCNs) Editora FAPI, 2ª série do Ensino Fundamental. Vol. 7 – Setembro. Belo Horizonte, 1ª edição, S.d. p. 100 a 105.

 É  PROIBIDO DESREPEITAR AS LEIS DO TRÂNSITO!

PARE! PRESTE ATENÇÃO! MUITA PRUDÊNCIA AO DIRIGIR!

REFERÊNCIA DAS IMAGENS:

https://www.google.com.br/search?num=10&hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=489&q=sinais+de+transito&oq=SINAIS+DE+&gs_l=img.1.0.0l10.2906.6219.0.8813.10.9.0.0.0.0.407.1455.2-3j1j1.5.0...0.0...1ac.1.liHZ6-6hqLY

MODELOS DE PLANOS DE AEE PARA ALUNOS DI

Eis uns modelos de Plano de A|EE usado na sala de recurso da minha escola no qual trabalho como professora e também é o mesmo modelo usado na SEMEC de Barra de São Francisco.

EEEFM GOVERNADOR LINDENBERG
PLANO DO AEE – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

1. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
_ESCOLA: EEEFM Governador Lindenberg
_ALUNO: MicaelaVômica. (nome fictício)
 Série: 5ª Idade: Tipo de Deficiência: Intelectual severa – Idade: 17 anos
_ Professor (ª) da sala de aula regular:
_ Professor especializado: Diones Barcelos Bragança
_Período do plano: ( )Trimestral ( x) Semestral ( ) Anual ( )

2. RESUMO DO CASO (Relatar brevemente a vida do aluno; uso de medicações, necessidades do aluno e as principais dificuldades e habilidades, etc.).

A aluna possui um diagnóstico clínico de retardo mental severo. Na sua pasta não consta que faz uso de medicação. E não faz acompanhamento clínico com uma equipe interdisciplinar, pois mora na zona rural, mas quando pequena já fez esses atendimentos na APAE. Ela relaciona bem com todas na escola, possui algumas amigas e gosta de freqüentar a escola.

Apresenta potencial para as atividades de desenho, pintura, motricidade fina.
Quanto ao desenvolvimento dos níveis da escrita está na fase silábica - alfabética, pois conhece todas as letras do alfabeto e algumas sílabas. Não lê palavra simples e conhece os numerais até 30.

Precisa de acompanhamento contínuo e mediação constante para o desenvolvimento da sua autonomia, acesso ao conhecimento e assim a aprendizagem significativa.

É possível intervir na aprendizagem da aluna e alcançar a desejada inclusão, um direito irreversível.
.

3. Objetivos do plano:


_ Possibilitar e estimular o desenvolvimento cognitivo da aluna, quanto à leitura e escrita, através de recursos como: computador, livros, imagens, jogos e textos poéticos e musicais com estratégias colaborativas com os colegas;

_ Promover o avanço para superação dos níveis do estágio do desenvolvimento intelectual e hipóteses da escrita através de atividades desafiadoras e lúdicas que visando à apropriação do código alfabético pela aluna;

__ Identificar, organizar e planejar de forma coletiva e colaborativa com o professor da sala de aula através de seleção de estratégias e de recursos para a melhoria da aprendizagem da aluna e do uso de metodologia diversificadas;


_ Estimular o interesse da aluna pela apropriação dos conceitos matemáticos desenvolvendo o raciocínio lógico através da idéia de adição.


4. Organização do atendimento:
  • Dias de atendimento: 2ª, 5ª e 6ª.
  • Tempo de atendimento (em horas ou minutos): 6 horas
  • Composição do atendimento: () individual ( x ) coletivo
  • Outros:


5.Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:

_ Para a estimulação do desenvolvimento cognitivo, superação dos níveis do desenvolvimento intelectual e apropriação da leitura e da escrita:

_ Cartaz do alfabeto maiúsculo/minúsculo e com as famílias silábicas para exposição na sala;
_ Apresentação das letras do alfabeto e dos numerais no computador;
_ Uso de recursos como: dominó de palavras, bingo de sílabas, dominó do alfabeto, quebra – cabeça com as famílias silábicas, jogos de memórias;

_Trabalho utilizando jogos de palavras e famílias silábicas;

_ Uso do software no computador: Ciranda da Inclusão para aprendizagem das famílias silábicas e jogos para fixação das sílabas introduzidas;

_Ordenar sílabas para formar palavras;

_ Manuseio de livros de alfabetização despertando o interesse pela leitura;

_Exploração de jornais, revistas e livros;

_ Relação entre palavras a imagens para que o aluno construa e avance em sua hipótese de escrita partindo do que ela já sabe;

_ Uso de parlendas em cartazes com exposição de forma contextualizada favorecendo o interesse pela alfabetização e fluindo a aprendizagem do aluno;

_ Recorte de revistas e colagem de letras do alfabeto/sílabas para confecção de um minilivro de letras e palavras já estudadas;

_ Uso da escrita espontânea para aquisição do processo da alfabetização;

_ Softwares educativos e ambientes virtuais como páginas da web, blogs, com jogos para desenvolvimento do raciocino e da cognição, como por exemplo: o jogo das letras, disponível no site:www.smartkids.com.br, no qual deverá entrar na opção “jogos” e escolher a opção “alfabeto”. Depois selecione “alfabeto em português I” e por último, “jogar”. Este jogo visa incentivar a habilidade motora da aluna no uso do mouse e a interação com as demais crianças, além da aprendizagem do alfabeto.

_ Trabalho de grupo, duplas de alunos para promoção da aprendizagem colaborativa;

_ Trabalho com músicas e cantigas contextualizando as palavras, frases, interpretação do texto facilitando a aprendizagem da escrita e da leitura;

_ Folhas xerocadas com ditado mudo e atividades da letra inicial de cada figura;
_ Atividades da caça-palavras/sílabas já aprendidas anteriormente.

_ Trabalho com jogos recreativos, lúdicos e educativos no computador.

Para a apropriação dos conceitos matemáticos:
_ Uso de jogos lúdicos no computador e da sala de recursos para aprendizagem dos números;
_ Uso do cartaz do valor do lugar para aprendizagem das ordens e das classes.
Uso materiais concretos, para desenvolver o raciocínio lógico-matemático, como: material dourado, blocos lógicos, Tangram, bingo de quantidades e operações;

_ Atividades de correspondência biunívoca para apropriação da noção de quantidades.

Para a utilização do trabalho colaborativo junto ao professor:
_Visitar a sala regular na qual a aluna está inserida para diagnosticar e listar quais as potencialidades e necessidades educacionais específicas dele, para posteriormente traçar estratégias e ações de atendimento na sala regular e eventualmente conforme necessidade específica na SRM.

_ Preparar atividades para o professor de Matemática e de Língua Portuguesa para o professor ministrar na sala de aula.

-Para o trabalho de articulação com a família da aluna:

 _Conhecer a realidade da aluna dentro e fora da escola com reuniões trimestrais dos pais dentro da escola;

_Trabalho colaborativo com a família de Michely para juntos buscar parcerias e assim melhorar a aprendizagem;

6. Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno. ._   Alfabeto móvel e jogos educativos;
_ Jogo pedagógicos em CD e DVD;
_CD de música variada.
_ CDs, DVD, livros, jornais, revistas, tipos e gêneros textuais, papel em geral para cartazes, figurinos para as dramatizações.

7. Adequações de materiais:
 _ Não precisa de nenhum material para ser adequado, a não serem as provas escritas que devem ser flexibilizadas de acordo com o grau do desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem da aluna.

8. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:
_Confecção de uma prancha temática com os números com sua respectiva quantidade;
_Atividades que podem ser adequadas às necessidades da aluna: Caça-palavras, seqüência de fatos, atividades de ligar, cruzadinhas, jogo dos sete erros.

_Download de jogos interativos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld61981.htm

9. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:

- Família: maior participação na escola para relatar fatos de interesse, necessidades da aluna, seus desafios enfrentados em casa, e ajudar na sua disciplina.

- Equipe pedagógica: Trabalho conjunto com o professor do AEE e professores da sala de aula oferecendo sugestões de atividades, metodologia variadas, estratégias contextualizadas. Participação da equipe escolar com preparação para melhor apoio à aluna;

- Professores da sala de aula regular: Planejamentos entre o professor do AEE e professor da sala regular para traçar estratégias para atendimento das necessidades da aluna.


10. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:

_ Professores da sala de aula: (X): deve receber orientação sobre a utilização de jogos e recursos de didáticos diversos, além das ferramentas do computador; deve ainda receber orientações sobre práticas metodológicas e estratégias cognitivas visando superação dos estágios ainda não alcançados e promoção do rendimento escolar da aluna.

 _ Professor de Educação Física: (X): orientações para dar jogos recreativos e educativos para ajudar a aluna a desenvolver o raciocínio lógico – matemático e aquisição da escrita. Exemplos de jogos: a.“Bumerangue” que visa aprimorar a coordenação motora, ampliar o equilíbrio e estimular a concentração; b.“Caça ao tesouro” que visa estimular o trabalho em equipe, a atenção visual e a localização espacial; Jogo: c.“Bola do alfabeto” que visa memorizar as letras do alfabeto, estimular a coordenação visomotora e desenvolver a habilidade do arremesso.

Colegas de Turma: (X) devem ser sensibilizados e estimulados para fazer um trabalho colaborativo para ajudar a aluna nas tarefas escolares, nas tarefas que exige um grande percentual de abstração.

Diretor escolar (X): aquisição de materiais pedagógicos para as salas de aula; e incentivo a família da aluna para uma maior participação maior da vida escolar da aluna.

_  Equipe pedagógica (X): Trabalho conjunto com o professor do AEE e professora da sala de aula oferecendo sugestões de atividades, metodologia variadas, estratégias contextualizadas.

11. AVALIAÇÃO:

11.1. Formas de Registro

O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução de forma contínua.

O crescimento e avanço da aluna serão acompanhados pelas professoras da sala de aula regular e do AEE através do uso das Fichas Descritivas e portfólios com anotações.
O registro dos avanços da Michely será feito visando o seu crescimento em relação ao processo da leitura, da escrita e do conhecimento matemático.

Será realizada diariamente por meio de observação, envolvimento e participação da aluna nas atividades oferecidas e mudanças de comportamento e atitudes principalmente no que se refere ao seu desempenho escolar.

1.2. Resultados Obtidos:
_Espera-se que a aluna tenha melhor rendimento escolar, domine  o processo da escrita e aproprie da leitura, do código alfabético;

_ Adquira competências e habilidades para o crescimento pessoal, social, educacional;

_Desenvolva seu processo de cognição, de memorização e atinja a alfabetização de maneira coerente e estruturada para tornar-se uma cidadã independente em sua vida futura

12. Reestruturação do Plano
Será reformulado se os objetivos não forem atendidos e  às necessidades da aluna.
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ASSINATURA DO PROFESSOR DO AEE

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ASSINATURA DO PEDAGOGO



PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

A. Dados de Identificação:
- Nome do Aluno: Marlene (nome fictício) - Série: 5º Ano do Fundamental -
Turma: única - Turno: Matutino
- Escola: EM Neusa Fernandes da Silva
- Professor do ensino regular: “Leodernia Ulich ”
- Professor do AEE: dI Barcelos Bragança
- Deficiência: Retardo Mental e Atraso neuropsicomotor.

B. PLANO DO AEE
NECESSIDADES DA ALUNA:
_ Melhoria no seu processo neuropsicomotor;
_ maior participação nas atividades escolares;
_ Apropriação da leitura e da escrita;
_ Maior desenvolvimento do raciocínio lógico – matemático e da memorização.
 _ Conhecimento dos números e da idéia da quantidade

1.OBJETIVOS:

 _ Incentivar a participação ativa da aluna na sua escolarização através de jogos educativos e recreativos favorecendo a autonomia da mesma;

_ Possibilitar e estimular o desenvolvimento cognitivo da aluna, quanto à leitura e escrita, através de recursos como: computador, livros, imagens, jogos e textos poéticos e musicais com estratégias colaborativas com os colegas;

_ Promover o avanço para superação dos níveis do estágio do desenvolvimento intelectual e hipóteses da escrita através de atividades desafiadoras e lúdicas que visando a apropriação do código alfabético pela aluna;

__ Identificar, organizar e planejar de forma coletiva e colaborativa com o professor da sala de aula através de seleção de estratégias e de recursos para a melhoria da aprendizagem da aluna e do uso de metodologia diversificadas.

Informar e orientar família acerca das questões relativas à deficiência intelectual instigando a mesma a refletir sobre a importância de sua participação no processo de desenvolvimento da aluna Marlene;

_ Estimular o interesse da aluna pela apropriação dos conceitos matemáticos desenvolvendo o raciocínio lógico através da idéia de adição.

2. ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:

Período de atendimento: de maio a dezembro
 Freqüência: três vezes no contra turno e acompanhamento periódico na sala regular.
 Tempo de atendimento: 2 horas
 Composição do atendimento: ( x ) coletivo no contra turno e acompanhamento na sala regular.


3. ATIVIDADES

3.1. Para a estimulação do desenvolvimento cognitivo, superação dos níveis do desenvolvimento intelectual e apropriação da leitura e da escrita:

_ Cartaz do alfabeto maiúsculo/minúsculo e com as famílias silábicas para exposição na sala;
_ Apresentação das letras do alfabeto e dos numerais no computador;
_ Uso de recursos como: dominó de palavras, bingo de sílabas, dominó do alfabeto, quebra – cabeça com as famílias silábicas, jogos de memórias;

_Trabalho utilizando jogos de palavras e famílias silábi

_ Uso do software no computador: Ciranda da Inclusão para aprendizagem das famílias silábicas e jogos para fixação das sílabas introduzidas;

_Ordenar sílabas para formar palavras;

_ Manuseio de livros de alfabetização despertando o interesse pela leitura;

_Exploração de jornais, revistas e livros;

_ Relação entre palavras a imagens para que o aluno construa e avance em sua hipótese de escrita partindo do que ela já sabe;

_ Uso de parlendas em cartazes com exposição de forma contextualizada favorecendo o interesse pela alfabetização e fluindo a aprendizagem do aluno;

_ Recorte de revistas e colagem de letras do alfabeto/sílabas para confecção de um minilivro de letras e palavras já estudadas;

_ Uso da escrita espontânea para aquisição do processo da alfabetização;

_ Softwares educativos e ambientes virtuais como páginas da web, blogs, com jogos para desenvolvimento do raciocino e da cognição, como por exemplo: o jogo das letras, disponível no site: www.smartkids.com.br, no qual deverá entrar na opção “jogos” e escolher a opção “alfabeto”. Depois selecione “alfabeto em português I” e por último, “jogar”. Este jogo visa incentivar a habilidade motora da aluna no uso do mouse e a interação com as demais crianças, além da aprendizagem do alfabeto.

_ Trabalho de grupo, duplas de alunos para promoção da aprendizagem colaborativa;

_ Trabalho com músicas e cantigas contextualizando as palavras, frases, interpretação do texto facilitando a aprendizagem da escrita e da leitura;

_ Folhas xerocadas com ditado mudo e atividades da letra inicial de cada figura;

_ Atividades da caça-palavras/sílabas já aprendidas anteriormente.

_ Trabalho com jogos recreativos, lúdicos e educativos no computador.

3.2. Para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos, idéia de adição e raciocínio lógico:

_ Uso do computador e bingo de números;

_ Apresentação de situações - problemas desafiadoras;

Utilização de uma prancha temática para aprendizagem dos numerais: numerais com suas respectivas quantidades;

_Apresentação de atividades com os números: unidades, dezenas e centenas, escrevendo-os por extenso. Pesquisando em cartaz feito anteriormente;

_ Atividades com jogos destinados a construções, seriações e raciocínio lógico como: bloco lógico, material dourado, réguas coloridas;

_ Atividades com jogos no computador: Jogo nº 1: ‘Liga pontos’, disponível no site: www2.uol.com.br/ecokids. Escolha, no meu à direita da tela, a opção “Vamos jogar”. No jogo “ligue os pontos” (o terceiro da lista), abara a janela clicando na setinha para baixo que fica ao lado do nome da brincadeira. Selecione então, o Jogo 1.
Este jogo visa desenvolver a concentração e a coordenação, contribuindo para a construção do conceito de seqüência numérica;

Jogo nº 2: Sete erros, disponível no site: www.monica.com.br/index.htm e selecione a opção “diversão”, no topo da tela. Escolha “Jogo dos 7 erros” entre as opções de passatempos. Clique em “Jogar diretamente na Internet” e comece o jogo.
Este jogo visa desenvolver a atenção, a percepção visual e a concentração para a identificação de imagens; reconhecer os sete detalhes que diferenciam as duas imagens.

 3.3. Para o trabalho de articulação com o professor da sala de aula:

_ Planejamento em conjunto com o professor regente relacionando o conteúdo a ser trabalhado dentro das possibilidades da aprendizagem da aluna e planejamento para seleção de estratégias de trabalho para a aluna.

_ Reunião de pais para estarem conscientes do trabalho de sala de recursos e sua importância no seu crescimento no ensino regular;

  _ Trabalho colaborativo com a professora para orientações do uso da seleção de recursos e estratégias pedagógicas;

_ Observação das reações da aluna nas aulas de educação física, trabalho em grupo, recreio e brincadeiras dirigidas.

3.4. Para o trabalho de articulação com a família da aluna:

_Conhecer a realidade da aluna dentro e fora da escola com reuniões trimestral dos pais dentro da escola;
_Trabalho colaborativo com a família de Marlene para juntos buscar parcerias e melhorias da aprendizagem;
4. SELEÇÃO DE MATERIAIS A SEREM PRODUZIDOS PELO ALUNO

- Ficha de identificação pessoal;
 - Confecção de cartazes com as famílias silábicas:
- Cartões avulsos para formar palavras, frases e histórias;
_-Jogos educativos (raciocínio lógico e jogos alfabéticos);
- Alfabeto manual e móvel (letras móveis);
-Cartazes com o Alfabeto e com os numerais;
- CDs de músicas, Ciranda da Inclusão;
- Coletâneas da Ciranda da Inclusão:
_ Alfabeto móvel para a aluna manusear:

5. ADEQUAÇÕES DE MATERIAIS

_ Confecção de jogos lúdicos;
_ Confecção de uma prancha temática com os números com sua respectiva quantidade;
_Atividades que podem ser adequadas às necessidades da aluna: Caça-palavras, seqüência de fatos, atividades de ligar, cruzadinhas, jogo dos sete erros.

_Download de jogos interativos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld61981.htm

6. SELEÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS QUE NECESSITAM DE SER ADQUIRIDOS:

_   Alfabeto móvel e jogos educativos;
_ Jogo pedagógicos em CD e DVD;
_CD de música variada.
_ CDs, DVD, livros, jornais, revistas, tipos e gêneros textuais, papel em geral para cartazes, figurinos para as dramatizações.

7.TIPOS DE PARCERIAS NECESSÁRIAS PARA APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO E DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE MATERIAIS:

_ PSICÓLOGO: Sessões de orientação e motivação, autoestima para estimular as potencialidades e o poder de iniciativa da aluna e diálogo com a família da aluna visando um maior entrosamento entre escola x família.

_FAMÍLIA: Estimulará a aluna na sua busca ao conhecimento, apropriando com mais qualidade do processo da leitura e da escrita.

_ PROFESSORA DA SALA DE AULA REGULAR: Parceria para a discussão das necessidades da aluna, seleção de estratégias, objetivando a coerência entre o planejamento das aulas e o do AEE.

8. PROFISSIONAIS DA ESCOLA QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DO AEE SOBRE SERVIÇOS E RECURSOS OFERECIDOS AO ALUNO:

_ Professor da sala de aula: (X): deve receber orientação sobre a utilização de jogos e recursos de didáticos diversos, além das ferramentas do computador; deve ainda receber orientações sobre práticas metodológicas e estratégias cognitivas visando superação dos estágios ainda não alcançados e promoção do rendimento escolar da aluna.

 _ Professor de Educação Física: (X): orientações para dar jogos recreativos e educativos para ajudar a aluna a desenvolver o raciocínio lógico – matemático e aquisição da escrita. Exemplos de jogos: a.“Bumerangue” que visa aprimorar a coordenação motora, ampliar o equilíbrio e estimular a concentração; b.“Caça ao tesouro” que visa estimular o trabalho em equipe, a atenção visual e a localização espacial; Jogo: c.“Bola do alfabeto” que visa memorizar as letras do alfabeto, estimular a coordenação visomotora e desenvolver a habilidade do arremesso.

_ Colegas de Turma: (X) devem ser sensibilizados e estimulados para fazer um trabalho colaborativo para ajudar a aluna nas tarefas escolares, nas tarefas que exige um grande percentual de abstração.
_ Diretor escolar (X): aquisição de materiais pedagógicos para as salas de aula e salas de recursos; e incentivo a família da aluna para uma maior participação maior da vida escolar da aluna.
_  Equipe pedagógica (X): Trabalho conjunto com o professor do AEE e professora da sala de aula oferecendo sugestões de atividades, metodologia variadas, estratégias contextualizadas.

C. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS:

 1. Indicação de formas de registro
O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução de forma contínua.
O crescimento e avanço da aluna serão acompanhados pelas duas professoras através do uso das Fichas Descritivas e portfólios com anotações.
O registro dos avanços da Marlene será feito visando o seu crescimento em relação ao processo da leitura, da escrita e do conhecimento matemático.
Será realizada diariamente por meio de observação, envolvimento e participação da aluna nas atividades oferecidas e mudanças de comportamento e atitudes principalmente no que se refere ao seu desempenho escolar.





2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE.


_Espera-se que o aluno tenha melhor rendimento escolar, domine  o processo da escrita e aproprie da leitura, do código alfabético;

_ Adquira competências e habilidades para o crescimento e avanço rumo ao conhecimento científico, cultural e tecnológico.

_Desenvolva seu processo de cognição, de memorização e atinja a alfabetização de maneira coerente e estruturada para tornar-se uma cidadã independente em sua vida futura.

D. REESTRUTURAÇÃO DO PLANO:

Se as atividades curriculares não forem adequadas, se fará um novo planejamento com novas flexibilizações e elaboração de outras atividades, portanto, os pontos de reestruturação do Plano de AEE são:

D1. No desenvolvimento de estratégias para a apropriação da leitura e da escrita:

_Utilização de outros jogos alfabéticos;

_ Pesquisa no computador (internet): digitar a palavra que deseja pesquisar e clicar em imagens. Mediar se o aluno não obtiver os resultados que necessita;

_ Atividades de circular as sílabas, entre várias, as que formam as palavras que se relacionam aos desenhos.

_ Cruzadinha de palavras: oferecer banco de palavras já introduzidas, para desafiar a aluna a utilizar estratégias e recorrer à pesquisa, quando necessário. Mediar com leitura destas palavras e figuras, para explorar e avaliar o grau da aprendizagem;

_Exploração e leitura de textos de diversos gêneros e suportes como: Nota fiscal, folhetos informativos, catálogo de preços, livros, bulas, receitas e outros.

D2. No desenvolvimento dos conceitos matemáticos, idéia de adição e raciocínio lógico:
_Uso de outras estratégias metodológicas utilizando as ferramentas do computador:
_Uso de recursos como: dominó com fatos de adição, quebra-cabeça, jogo de memória, etc.
- Uso de material concreto (fichas, dados, blocos lógicos, palitos de picolé, tampinhas, para contagem e idéia de associação, comparação, igualdade, seriação, etc.).