"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Jogo Dominó da Tabuada

MATERIAIS:
Papel e lápis para fazer os cálculos (opcional)
Dominós impressos
Regras para o jogo
Tabela com as tabuadas (para tirar dúvidas)
CONSTRUINDO O JOGO:
1- Imprima as folhas de dominós.
—>>Clique aqui para imprimir o Dominó da Tabuada
2- Cole o sulfite impresso num papel mais grosso antes de recortar.
3- Plastifique com plástico adesivo ou fita adesiva larga transparente 
(opcional).

Esse jogo contém as tabuadas do 1 ao 10. 
Ele foi dividido em quatro folhas, evitando repetições de resultados dentro de 
cada uma. Pode ser usado as folhas separadas e, gradativamente ir colocando 
mais folhas, aumentando assim as dificuldades.
Os objetivos deste jogo são: 
Desenvolver o raciocínio lógico-matemático, 
resolver multiplicações mentalmente e assim contribuir a agilidade do cálculo 
mental, 
memorizar algoritmos simples da tabuada, 
aplicar os conceitos construídos em, situações contextualizadas, dentre outros.

Com jogos de tabuleiro essa compreensão se torna significativa e ajuda na 
compreensão de que a matemática também se aprende brincando.
Retirado do Blogger Papo da Professora Denise

Dinâmica - ALFABETO CANTADO , O PRESENTE e O PIRULITO

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ALFABETO CANTADO
Suco gelado,
Cabelo arrepiado
Qual é a letra
De quem está ao teu lado?
(Pode rimar com seu namorado, também, mas não é ideal para a faixa etária)

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O presente

Encape uma caixa com papel de presente (pode ser uma caixa de sapatos) e coloque um laço vermelho.
Pegue um pequeno pedaço de espelho e cole no fundo da caixa.
Digite num pedaço de papel a frase: “È você” e coloque embaixo do espelhinho.
Leve essa caixa para a sala  depois de se apresentar, comece  a dizer que está muito feliz porque ganhou um presente lindo do papai do céu e quer compartilhar essa notícia com seus novos alunos.
Mas antes que você  diga, as crianças devem tentar adivinhar o que tem dentro da caixa.
Você pode ir marcando na lousa as sugestões das crianças.
Combine com todos que quem ficar sabendo deve ficar em silêncio até chegar ao último aluno.
Quando chegar ao último aluno, sugira uma abraço coletivo todos falam em voz alta:
MEU MELHOR PRESENTE É VOCÊ!
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O PIRULITO

Dê um pirulito para cada criança e diga que antes de comê-lo, é importante aceitar um desafio:
Todos devem abrir o pirulito e comê-lo com o braço estendido, segurando-o.
Se ninguém adivinhar , explique que para comer o pirulito, é necessário que cada aluno entregue o pirulito para o colega que estiver em sua frente.
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DINÂMICA - CADA MACACO NA SUA BANANA

BARRINHAS
PARA INICIAR É PRECISO CONFECCIONAR OS MACACOS E O CACHO DE BANANA.
MATERIAIS: EVA, COLA, FICHAS COM CÁLCULOS MATEMÁTICOS.

DESENVOLVIMENTO DA BRINCADEIRA:
Distribuir um macaquinho para cada dupla onde eles terão que pegar 
um papel que estará atrás dele. Os alunos terão que copiar as contas 
no caderno e resolve-las, logo terão que ir até o cacho de banana e 
por o macaquinho na banana que estiver com os resultados.
BARRINHAS

BARRINHAS
BARRINHAS
BARRINHAS
BARRINHAS
Retirado do Blogger Arts SI

Brincadeiras e dinâmicas


Blinkie
Amarelinha

Como brincar:

Desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as ‘casinhas’ – numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’.

Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado – do lado oposto à palavra ‘Céu’ – e atire o marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no ‘Céu’, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador - sem pular na casa onde ele está – e volte para trás do traçado. Depois jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador. Vence quem completar todo diagrama primeiro.

Dica: para inovar, faça circuitos em formatos diferentes, como caracol ou retângulos maiores. Para as crianças mais novas, os circuitos podem ser menores e podem ser feitas exceções – como, por exemplo, permitir que elas pulem com os dois pés em todas as casas.


Blinkie

Teatrinho

Como brincar:

Para estimular: Imaginação, criatividade, linguagem e cooperação

Em parceria com as crianças e com a ajuda de livros infantis, crie adaptações para histórias consagradas como “Chapeuzinho Vermelho” ou invente seu próprio conto e peça para que elas montem uma peça - fazendo a interpretação da história.

Para isso, ofereça roupas e sapatos velhos, faça maquiagens leves e até mesmo bole um cenário para a história. A brincadeira será mais espontânea se a interpretação acontecer logo depois do planejamento, mas também podem ser combinados ensaios para treinar bastante a apresentação que pode ser feita também para os pais ou para os vizinhos.

Blinkie
Da confusão à ordem

Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.

Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); 

Depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe.

As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. 

O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial. 

Blinkie
Onça Dorminhoca
Faixa etária: de 4 a 8 anos

Formação: Formar com os alunos uma roda grande. Cada
criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado
sob os pés, exceto uma que ficará no centro da roda,
deitada de olhos fechados. Ela é a Onça dorminhoca.

Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade,
saindo de seus lugares, exceto a onça dorminhoca que
continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça
gritando-lhe: "Onça dorminhoca"! Inesperadamente, a
onça acorda e corre para pegar um dos lugares
assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram
fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça
dorminhoca.

Sugestão: O professor poderá proporcionar um estudo
sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças:
Quem já viu uma onça?
Aonde? Quando?
Como ela é? Como vive? O que come?
Quem quer imitá-la?
Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para
aquele que fará o papel da onça.

Partindo deste estudo, a criança, quando for
desenvolver a atividade, criará um personagem seu
relativo à brincadeira.
Blinkie

Corrida do Elefante
Faixa etária: de 4 a 8 anos

Formação: As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma
delas separada utiliza um braço segurando com a mão a
ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço
vazio formado pelo braço. ( Imitando uma tromba de
elefante).

Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os
demais usando somente o braço que está livre ( O outro
continua segurando o nariz). Quem for tocado
transforma-se também em elefante, logo, em pegador,
adotando a mesma posição. Será vencedor o último a ser
preso.
Sugestão: As crianças, durante a brincadeira podem
caminhar como um elefante.
Blinkie

Gangorra
Faixa etária: 4 a 6 anos

Dois jogadores sentam-se, um de frente para o outro, e
apoiam as plantas dos pés.
Eles devem ter mãos um bastão seguro com as duas mãos.
Ao soar o sinal, eles devem puxar o bastão cada um
para seu lado tentando tirar o amigo do chão. Aquele
que conseguir levantar o amigo ganha.

Troque os pares e comece de novo.
Faça com que as crianças sintam o peso do amigo que
está na frente, observem a força que têm que fazer
para levanta-lo, os músculos que se movem para que
isso aconteça.
Se você tiver um bastão grande, coloque três crianças
de cada lado, o grupo que conseguir levantar o outro,
ganha.

Blinkie

Jogo da risadinha
Faixa etária: 4 a 6 anos

As crianças em círculo. Dado o sinal, um jogador dará uma risada. O companheiro da sua esquerda dará duas risadas. O terceiro, três risadas. E assim, sucessivamente. Quem não seguir a seqüência sairá do jogo. 

Blinkie
Rouba rabo

Os jogadores estarão no pátio, cada um com um rabo de
barbante preso atrás. Dois jogadores serão os
pagadores. Ao sinal eles deverão tirar os rabos das
crianças. Quem conseguir pegar mais rabos será o
vencedor. 

Blinkie
A dança dos banquinhos


Fazer uma roda com banquinhos e em número inferior(-1) ao número de crianças participantes. Colocar uma música para tocar e todas começam a correr ou a dançar ao redor dos banquinhos, com as mãos para trás, bem perto deles. Em dado momento, parar a música e cada criança deverá assentar-se no banquinho que estiver mais próximo. Uma delas ficará sem assentar, devendo sair levando um banquinho. O jogo recomeça. Ganha a criança que conseguir a posse do último banquinho.


Blinkie

Voa, não voa...

As crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma ave, e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando. Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar com os braços e mãos imobilizados. Quem errar sai da brincadeira ou paga uma prenda. 

Ex: " Borboleta voa?( Todos imitarão o vôo.)Jacaré voa?(Todos deverão ficar imóveis). O professor deverá usar sua habilidade para enganar as
crianças.

Blinkie

Árvore dos sonhos
(alunos alfabetizados)

Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?

Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.

Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
Blinkie

Queimada

Como brincar:

Para o jogo básico, divida o espaço em dois campos do mesmo tamanho definindo os limites com um giz. Divida os participantes em dois times. O jogo começa quando um lançador atira a bola em direção a um dos jogadores do time adversário, se este for atingido pela bola estará fora do jogo. Se alguém do time adversário conseguir segurar a bola, sem deixá-la cair no chão, quem sai do jogo é o lançador. Se a bola bater no chão antes de atingir alguém, a posse de bola passa automaticamente para o time adversário que poderá atacar. Se algum jogador ultrapassar os limites do campo tentando fugir da bola será eliminado.

Para ninguém ficar de fora se pode fazer uma prisão. Quem for eliminado ficará atrás do limite do campo adversário e poderá atacar. Se atingir alguém do outro time o mesmo volta para a equipe inicial. O jogo ficará mais cooperativo se atrás de cada jogador houver uma lata. O participante só é queimado se a lata for derrubada por um adversário, sendo que as latas podem ser defendidas com os pés por qualquer um dos jogadores. Nesse caso, o jogo ficará ainda mais divertido ainda se houver mais de uma bola em campo.

Blinkie

Corrida do Ovo

Como brincar:

Para a disputa tradicional marque um ponto de largada e outro de chegada. Os participantes devem atravessar de uma linha a outra segurando com a boca a colher, sobre a qual se equilibra o ovo. Vence quem chegar primeiro sem derrubar o ovo.

Para os mais jovens, deixe que segurem a colher com uma das mãos e diminua o percurso; para os mais velhos, a disputa ficará mais divertida sem a ajuda das mãos ou com obstáculos como pneus no decorrer do percurso. Para diminuir um pouco a sujeira, cozinhe o ovo.

Dica: a brincadeira também pode virar uma corrida de revezamento bastante divertida. Divida as crianças em duplas, sendo que cada uma ficará em um dos pontos opostos (chegada e partida). Quem está com o ovo precisa correr até a dupla e passar o ovo na colher da outra criança sem a ajuda das mãos.
Blinkie

Corrida no Saco

Como brincar:

Marque um ponto para ser a linha de chegada e outro de partida. Cada participante deve entrar no saco ou fronha ou ter as pernas bem presas por um elástico. Ao ser dado o sinal os jogadores, aos pulos, precisam cruzar a linha de chegada. Os tombos são inevitáveis, por isso, uma superfície segura é fundamental.

Dicas: quando o número de participantes for grande, divida-os em grupos iguais e faça uma disputa de revezamento. Cada jogador que chegar ao lado oposto passa o saco para o parceiro que fará o percurso de volta. Com sacos bem grandes os participantes podem pular em duplas dentro do mesmo saco. 

Blinkie

Retirado do Blogger Portal  Escola

Dinâmicas de apresentação em sala de aula com alunos

AS VOGAIS

Em sala de aula, reúna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação.
Materiais: Criar uma Tabela da dinâmica:
A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
= braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U

Procedimento
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.
O participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.

Dicas
Observar se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar.

O Comprimento

Objetivos dessa dinâmica para ensino fundamental é desenvolver a noção de estimativa, equivalência e medida por meio de comparações. A dinâmica desse exercício estimula o raciocínio e a percepção das crianças em relação às medidas-padrão.
Tempo: 1 aula. Grupo: crianças a partir de cinco anos. Local: sala de aula ou uma sala grande.
Material:  Esta é uma brincadeira que basta usar o material dos próprios alunos para começar a brincar: caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças, uma régua, uma trena ou uma fita métrica.
Desenvolvimento: Para começar a brincadeira, divida a turma em quatro grupos. Escolha para cada um deles um objeto que deve substituir a régua como unidade de medida.
Esse objeto pode ser uma caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças.
Em seguida, defina os objetos que cada grupo deve medir - por exemplo, a carteira, a porta, a lousa ou a altura da parede onde começa a janela.
Antes que a turma comece a realizar as medições, estimule as crianças a fazer estimativas: quantas borrachas elas acham que seriam necessárias para determinar o comprimento da mesa? E a largura?
Como seriam os resultados se, em vez desses objetos, a classe usasse um livro e um caderno para fazer as medidas? E assim por diante.

NOVOS JOGOS :Quadro a quadro

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atividade para alfabetização
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Você vai precisar:
– 01 caixa de camisa;
– tiras de papelão ou um papel de espessura mais grossa para fazer 
divisórias;
– tampas com sílabas;
– tampas com imagens.

Procedimento:
Há duas sugestões, veja no vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=jK5ToZdu7Do
Pode se também fazer um tabuleiro
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Retirado do Blogger Psicosol

terça-feira, 30 de junho de 2015

Jogo dos gêneros textuais

Gif

 Gif

Para confeccionar o jogo:
Papel Madeira;
Prato descartáveis
Recortes de gêneros

Como fazer:
Cole números no prato descartável,
Abaixo do número cole a figura do gênero (carta, bilhete, e-mail, cartaz, etc)
E por fim, cole abaixo da imagem o nome do gênero.
 
Como jogar:
Convide um aluno por vez para retirar do saquinho um número,  o número que ele tirar...Ex. (8), ele deverá se dirigir até o painel dos pratos e levantar este mesmo número no prato, o aluno tentará descobrir qual é o gênero textual. Se errar, passa a vez pra outro colega e se acertar, o professor verificará abaixo do gênero o nome....fazendo intervenção neste momento, apontando: (características, para que serve? finalidade, etc.)

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Retirado do Blogger Ensinando com Carinho

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Jogos para Alfabetização

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Alfabeto Lúdico
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Vejam que maneira legal de auxiliar as crianças na aprendizagem do alfabeto maiúsculo e minúsculo.
É preciso:
- Uma caixa encapada;
- 26 tampas com o bocal. Eu utilizei de caixas de leite, mas pode muito bem ser de garrafas PET;
- fichas com as letras do alfabeto maiúsculo e minúsculo;
- cola quente e pistola.

 Procedimento:
Cole as fichas do alfabeto maiúsculo na caixa. Eu colei fora da ordem alfabética, mas você faz de acordo com os seus objetivos.
Depois, cole um bocal por cima de cada letra. Nas tampas cole o alfabeto minúsculo.
Como brincar:
Entregue a caixa e as tampas para a criança. Ela deverá colocar cada tampa na sua letra correspondente, ou seja, letra maiúscula com sua letra minúscula correspondente.
O legal desta atividade é que também estará sendo trabalhado a coordenação motora das crianças.
No final as crianças podem guardar as tampas dentro da caixa.
Sugestão: Fixar a cartela com o alfabeto nas carteiras dos alunos.
A cartela pode ser utilizada para pesquisa do alfabeto ou também para um jogo.
Materiais necessários para o jogo:
– Cartela com alfabeto;
– letras em EVA (tamanho pequeno) ou escrito em pequenas fichas.
Procedimento:
1- A professora fala o nome de uma letra.
2 – As crianças deverão preencher a cartela com as letras em EVA.
Abaixo têm duas opções de cartelas (arquivos em PDF). É só escolher, clicar e imprimir.

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Rolinho da Leitura
Este jogo tem frases curtas para leitura. Então vai ser motivador para crianças que já iniciaram o processo de leitura convencional, mas leem silabando. Uns podem ajudar aos outros. É também muito bom para estimular o desenvolvimento do pensamento lógico.
Você vai precisar:
– fichas com frases e cartas contendo imagens. Clique no final deste post para obter um arquivo pronto para impressão.
– cartolina;
– cola;
- tesoura;
- um pote.
Preparo do jogo:
Imprimir a tabela com as frases. Recortar e fazer rolinhos com cada frase. Colocar em um pote.
Imprimir a tabela com as cartas, colar em uma cartolina e recortar as peças.
Observação: Só para as cartas ficarem mais fofas eu colei tecido em um dos lados da cartolina.
Como brincar:
Duplas de jogadores. As cartas devem ficar em um monte com as imagens viradas para baixo. As crianças, uma de cada vez, devem pegar um dos rolinhos e ler a frase. Virar uma das cartas. Se constar uma imagem que faça sentido com a frase lida a criança fica com a carta. Do contrário ela deverá colocar a carta embaixo do monte e outra criança faz uma nova tentativa. Um novo rolinho só é lido quando uma das crianças encontrar a carta certa ou quando encontrar uma das cartas em branco (lembre-se de deixar uma carta sem desenho!).
Explicando um pouco melhor: Supondo que foi aberto o rolinho que consta: Tem cheiro ruim. As crianças deverão encontrar a carta com a imagem de um pé com chulé.
Por hoje é isso, espero que tenha sido útil. Bjos
Ps. Ao invés de imagens nas cartas podem conter palavras.
Arquivo em PDF com cartas para o jogo rolinhos para leitura.
Você só precisará imprimir, colar em papel cartão e recortar para formar as cartas.
Categoria .

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Caixa de Ovo
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Esta atividade é excelente para alfabetização, principalmente para crianças que estejam apresentando a hipótese de escrita silábica ou silábica-alfabética. Explicando melhor…
Você vai precisar:
- caixas de ovos divididas em diversas partes (duas, três, quatro…);
- letras (coladas em tampas de refrigerante ou fichas).

Procedimento:
Peça para a criança escrever uma palavra. Por exemplo: bola. Entregue para ela uma caixa de ovos com 4 partes e diga: “para escrever esta palavra será necessário preencher cada parte, ou seja, não pode faltar e nem sobrar letras.”
Uma variação é ditar uma frase e entregar caixas com partes na quantidade exata para escrevê-la. Assim ajudará a criança que aglutina palavras (junta palavras) a compreender que existe um espaço entre elas.

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Pegue uma Letra

uma atividade para estimular a aprendizagem do alfabeto, a escrita de palavras e ainda de quebra trabalhar a coordenação motora? Gostou? Então mãos à obra!
Para preparar a caixa que você vê na imagem ao lado nós utilizamos:
– Uma caixa de papelão;
– letras de EVA;
– barbante;
– um pegador de macarrão.
Procedimento:
A criança deverá pegar a letra da caixa utilizando o pegador de macarrão. Isso sem tocar no barbante. Depois dizer o nome da letra, o seu som, falar ou escrever uma palavra que tenha aquela letra…
Este post é adaptação de uma atividade que encontramos no site www.reab.me. Lá vimos uma brincadeira  em que  a criança deveria pegar objetos dentro de um cesto de roupa.
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Aprender o Alfabeto
Esta atividade que estou compartilhando eu aprendi na minha formação do magistério. Isso foi lá na década de 80, nas aulas ministradas pela professora Shirley Bell. É, o tempo passa..rsrs
É necessário:
Letras de EVA ou fichas com letras dentro de uma caixa.
Procedimento:
Você faz o movimento da letra nas costas da criança e ela tenta descobrir qual letra você fez. Diz o nome e procura a letra na caixa. Lembrando que, dependendo da dificuldade da criança, você deve colocar apenas algumas letras dentro da caixa. Isso é para evitar que o nível de exigência mental seja tão alto que a criança desanime da atividade.

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Qual é a Senha
Você vai precisar:
- garrafa PET;
- isopor;
- Cola;
- letras.
Procedimento: coloque o isopor e as letras dentro da garrafa (não encha muito a garrafa!). Passe cola no gargalo e feche bem (esse procedimento é para evitar que role isopor por todos os cantos…rs).
Como brincar: Para as crianças conhecerem o material deixe-as chacoalhar a garrafa, e, a medida que forem aparecendo as letras, dizer os seus respectivos nomes, sons, alguma palavra que comece com aquela letra.
Depois, em um cartão anote uma palavra com três letras (apenas sugestão!) e não mostre para as crianças. Peça que todas sentem em círculo. Fale para as crianças: “Como vocês viram, dentro da garrafa há várias letras, mas três delas formam uma palavra que é a senha para vocês irem para o parque. Cada um de vocês, na sua vez, deverá chacoalhar a garrafa e dizer o nome de uma das letras que aparecer. Conforme as letras da senha forem sendo descobertas eu vou escrevendo no quadro. Vamos ver quem descobre a senha?”
Variação: ao invés de letras colocar fichas com palavras e dizer: “Dentro desta garrafa têm 5 palavras que formam uma frase secreta. Esta frase é a senha para vocês irem para o parque.” A criança deverá chacoalhar, anotar cada palavra que for encontrando e depois organizá-las até formar a frase secreta
Em PDF desafio e vai rolar aprendizagem do alfabeto.
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Palavra na Garrafa
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Atividade é excelente para transformar o momento de leitura em puro prazer e descontração!!!
Você vai precisar:
- jornais, revistas, embalagens…;
- tesoura;
- garrafas de plástico vazias, sem rótulos e transparentes;
- água.
Procedimento:
Organize grupos de crianças. Peça que elas recortem de jornais, revistas… algumas palavras para colocar dentro da garrafa. Depois, oriente-as a encher a garrafa com água e fechar bem.
Como brincar:
Comece chamando a atenção das crianças para o efeito de lente de aumento que a água produz na garrafa. Deixe-as explorar por um tempo. Depois, oriente as crianças a sentar uma de frente para outra e fazer a garrafa rolar. A criança que recebe a garrafa lê uma das palavras.
Variação da brincadeira:
Com as crianças em círculo coloque uma música. Enquanto a música estiver tocando as crianças deverão passar a garrafa uma para a outra. Após um determinado tempo você para a música, e a criança que estiver segurando a garrafa lê umas das palavras (os colegas ao lado podem ajudar se a criança tiver dificuldade).
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Pescaria da Palavra
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Você vai precisar:
– Um dado;
– prendedores de roupa;
– fichas com palavras dentro de uma caixa.
Dica: É ideal que essas palavras sejam selecionadas por categoria para dar pistas para as crianças no início da alfabetização. Assim, no início você poderá dizer: “Nesta caixa há vários nomes de animais.”
Como brincar:
Jogar o dado. A quantidade que sair no dado será correspondente à quantidade de palavras que a criança poderá pescar com o grampo de roupa. Estimule a criança a ler as palavras que pescar.
Cada criança irá repetir este procedimento por três vezes alternando com outros colegas. Ganha o jogo a criança que tiver pescado mais palavras ao final das três jogadas.
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Tabela de Leitura
Neste jogo, além da leitura, estaremos estimulando o desenvolvimento da orientação espacial dos nossos pequerruchos. É ideal para o início da alfabetização, quando ler uma palavra ainda significa um desafio.
Você vai precisar:
– Tabela com palavras (veja imagem);
– um dado contendo as letras de A a F;
– um dado contendo os números de 1 a 5 e um dos lados em branco;
– várias fichas de duas cores diferentes.
Como jogar:
Organize duplas de jogadores e peça que escolham uma cor de ficha. Oriente-os que neste jogo o dado com as letras representará as colunas e o dado com os números representará as linhas.
Cada criança, na sua vez, joga os dois dados. De acordo com o que cair deverá procurar na tabela a palavra e lê-la (se não souber o colega poderá ajudar) e coloca uma ficha sobre a palavra. Se cair em uma palavra que já foi lida poderá repetir a jogada, mas se por acaso cair o lado do dado que estiver em branco a criança passa a sua vez para o colega. Assim sucessivamente até completar toda a tabela. Ganha o jogo a criança que ao final da partida tiver mais fichas na tabela.
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Siga as Instruções
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O objetivo deste jogo é estimular o desenvolvimento da leitura e escrita. 
No entanto, também será trabalhado percepção, atenção,…
Você vai precisar:
– Um tabuleiro com várias imagens;
– 20 cartas com instruções;
– papel;
– lápis;
– cronômetro ou ampulheta.
Procedimento:
As cartas devem ficar em um monte e o tabuleiro ao lado. Combine com as crianças um tempo para realizar a tarefa que constar nas cartas. A criança pega a primeira carta do monte, lê e executa a tarefa no tempo estipulado previamente.
Exemplo: “Escreva o nome do animal que está próximo ao macaco”. A criança deverá procurar no tabuleiro um animal que esteja próximo ao macaco e escrever o seu nome.
Se conseguir fica com a carta. Do contrário, deverá colocar a carta embaixo do monte.
Ganha o jogo a criança que conquistar cinco cartas por primeiro.
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Pega Espátula

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Espelho, Espelho meu, existe alguém mais louca por alfabetização do que eu?..rsrs
Meninas e meninos, a ideia que estou compartilhando tem como objetivo estimular aconsciência fonológica, a atenção, apercepção… É excelente para alfabetização.
É necessário:
– Uma espátula para cada participante. Em um lado da espátula fixe fita dupla face ou fita adesiva de boa qualidade;
– várias cartas com figuras. Aplique papel contact.
Procedimento:
Disponha as figuras sobre uma mesa. Explore oralmente o nome de cada figura com as crianças.
Depois você diz, por exemplo: “A palavra que eu estou pensando começa com o som /pa/.”
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As crianças deverão procurar qual das imagens começa com o som que você falou. Quem encontrar deverá bater com a espátula em cima da figura e dizer: “pega espátula, a panela”. Como terá fita dupla face ou fita adesiva na espátula a carta irá grudar nela.
Se a criança tiver selecionado a figura correta ela fica com a carta.
Ganha o jogo quem conseguir mais cartas em dez jogadas.
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Percurso do alfabeto

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O que vocês vão precisar para esta atividade? Apenas fita crepe ou fita adesiva colorida e caneta para retro-projetor (para evitar borrões).
Procedimento:
Faça a(s) letra(s) no chão com a fita que você tiver. Pode contar com a ajuda das crianças. Depois é só fazer setas para indicar o caminho que deve ser percorrido.
Gostaram da ideia para aprender o alfabeto?
Esta atividade é também muito interessante para crianças que estejam apresentando escrita ilegível. Além de exercícios para melhorar a coordenação motora, muitas vezes isso pode ser corrigido ensinando para a criança a direção correta para fazer as letras. É com o corpo, com movimentos e brincadeiras, que a aprendizagem das crianças ocorre com mais facilidade

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Quadro gerador de história

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O objetivo deste post é apresentar a vocês um recurso para produção de textos. No entanto, este quadro pode ser aproveitado para aprendizagem do alfabeto.
Prepare um quadro como a imagem ao lado com os seguintes materiais:
– Pequenos objetos ou figuras;
– feltro 30 x 30 cm (duas cores);
– letras;
– cola para feltro;
– linha;
– agulha;
– tesoura.

Como utilizar:
É muito simples! Diga para a criança escolher uma das letras para abrir. O nome do objeto que ela encontrar deverá ser usado no início de uma história. E assim, sucessivamente ela irá abrindo, e cada objeto descoberto deverá fazer parte do texto.
Para crianças menores este recurso pode ser utilizado para texto oral ou então enquanto ela vai falando você escreve.
Variação: escrever apenas os nomes dos objetos.
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Continue a História
 Desperta em nossas crianças a criatividade na produção de textos. Poderá ser feito tanto oral quanto escrito.
Você vai precisar:
– Várias cartas com inícios de histórias diferentes (para dar um charme eu colei retalhos de tecidos no verso das cartas);
– papel;
– lápis;
– borracha.
Procedimento:
Com as cartas viradas com o texto para baixo peça para a criança escolher uma das cartas, ler e continuar a história.
Se esta atividade estiver sendo realizada com um grupo de crianças, após cada um escrever a sua história, você pode solicitar que troquem ente si os textos e façam um desenho para representá-los.
Caso a criança ainda não saiba ler você pode ler para ela e realizar está atividade oralmente.
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História na Lata
Você vai precisar:
– uma lata encapada e com tampa (Eu utilizei lata de nescau que é mais fácil para cortar a tampa e encapei com tecido);
– dois retroses sem linha;
– cola;
– tira bem longa de papel;
– canetinhas;
– parlenda ou história.
Procedimento:
Escreva a parlenda na tira de papel. Cole uma das pontas da tira em um retrós, enrole e coloque dentro da lata. Faça um pequeno corte na tampa da lata. Passe a outra ponta da tira de papel que está dentro da lata pelo corte que você fez na tampa e prenda em outro retrós. Pronto! Agora a criança poderá puxar a tira de papel e ler o texto que você escreveu!
Na medida do possível você poderá trocar as tiras com novas parlendas ou histórias.
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Cartas para jogo memória de números

Neste arquivo em PDF consta as cartas para o jogo de memória com números. 
O jogo tem como objetivo relacionar número à quantidade.
É totalmente gratuito. Basta você clicar em “grátis” para fazer o seu pedido.
Para saber como jogar clique aqui!
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Jogo de nemória para desenvolver consciência 
fonológica
Jogo de memória para desenvolver consciência fonológica
Este jogo é apropriado para todos os indivíduos em processo de alfabetização ou que estejam apresentando dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita.
Alguns animais podem não ser familiares aos alunos, o que se torna uma excelente oportunidade para ampliar os conhecimentos.
Importante: Como o objetivo é desenvolver consciência fonológica, não há preocupação com igualdade gráfica e sim igualdade sonora. Exemplo: Girafa /jacaré.
Conheça a cartela para o jogo. É só clicar no link abaixo e imprimir.

 Modo de preparar o jogo:
- Após a impressão colar em uma cartolina;
- Recortar as figuras individualmente.

Modo de jogar:
- Organizar duplas de jogadores;
- Espalhar as cartas com as imagens viradas para baixo;
- Cada criança, na sua vez, vira duas cartas para tentar encontrar figuras que tenham o mesmo som inicial;
- Ganha o jogo quem conseguir o maior número de cartas.

Para encerrar, quero dizer que o jogo em si é apenas um disparador da aprendizagem, pois o mais importante é a mediação durante o jogo.
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Dominó de Rimas
Algumas pesquisas que apontam para a importância da consciência fonológica no processo de alfabetização. Segundo essas pesquisas – dentre elas, as de Alessandra G. S. Capovilla e Fernando C. Capovilla (2000) : “Efeitos do treino de consciência fonológica em crianças com baixo nível sócio-econômico” – , ficou evidenciado que os indivíduos que passam por um treino para desenvolver a consciência fonológica têm seu desempenho aumentado no processo de alfabetização em relação aos indivíduos que não tenham passado por esse treino.
Diante do que foi dito, elaborei este jogo que é super simples e semelhante ao jogo de dominó. No entanto, neste jogo iremos estimular em nossas crianças a percepção da rima que é um dos elementos importantes quando nos referimos à consciência fonológica.
Você vai precisar:
– 14 peças de dominó com imagens (mínimo). Essas peças devem ser elaboradas de uma maneira que contenham imagens cujos nomes rimem. Exemplo: gato/pato; folha/rolha… (Observe a imagem).
Como jogar:
Antes de distribuir as peças explore oralmente o nome de cada figura.
Dois jogadores recebem sete peças cada um. Inicia o jogo quem tiver, por exemplo, o “gato”. O próximo jogador deverá procurar se uma de suas peças contém uma figura cujo nome rime com a palavra “gato”. Caso não tenha, o primeiro jogador deverá procurar em suas peças. Assim sucessivamente. Ganha quem ficar sem nenhuma peça por primeiro.
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Dominó do Alfabeto
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Este jogo que está prontinho para você imprimir é super bacana! Traz o desafio de unir o alfabeto maiúsculo ao alfabeto minúsculo. Possui imagens para auxiliar na associação e, assim, facilitar a aprendizagem do alfabeto.
Você vai precisar:
Dominó do alfabeto (só clicar no link e imprimir);
- cartolina;
- cola (bastão é mais fácil de aplicar e evitar bolhas);
- papel contact;
- tesoura.
Procedimento:
Após imprimir o jogo, você deverá colar na cartolina, aplicar papel contact, recortar e PRONTO!
Reúna um grupo de crianças, distribua as peças igualmente entre elas. O desafio das crianças será unir peças com o alfabeto maiúsculo ao alfabeto minúsculo. Ganha o jogo quem ficar por primeiro sem nenhuma peça.
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Tabuada Lúdica
A atividade   é para elas compreenderem o que quer dizer, por exemplo, 2 x 3 no concreto.
É necessário:
- Uma tabela grande feita em papel pardo ou em uma folha de cartolina (clique na imagem para ver o modelo);
- 100 tampas (de refrigerantes, de produtos de limpeza,…).
Procedimento:
Organize um grupo de crianças.
Supondo que queiramos que as crianças encontrem o resultado de 2 x 3. Então, a crianças deverão preencher na tabela duas linhas com três tampas. Após, elas deverão contar quantas tampas ao todo foram utilizadas, e assim, obterão o resultado.
Uma variação desta atividade é fazer tabelas pequenas (15 cm x 15 cm), e, ao invés de tampas, podem ser utilizados botões, sementes… Com esta tabela a atividade pode realizada individualmente.
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Calculadora Manual
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A atividade  é  para as crianças que estão no iníciodo processo de entendimento da soma de dois números.
Materiais necessários:
- Uma caixa com dois furos (laterais ou na tampa). Um furo pintado de azul e o outro de vermelho;
- 11 fichas azuis com números de 0 a 10;
- 11 fichas vermelhas com números de 0 a 10;
- tampas de refrigerante nas cores das fichas.
Procedimento:
Cada criança escolhe uma cor e o seu respectivo lado da caixa.
A criança que escolheu o lado azul deverá ficar com as fichas e tampas azuis e outra criança com as fichas e tampas vermelhas.
Organizar as fichas com os números virados para baixo.
Cada criança na sua vez vira uma de suas fichas e o número que constar ela deverá colocar de tampas dentro do seu lado na caixa.
Após, elas deverão abrir a caixa e contar quantas tampas há ao todo dentro da caixa e assim terão o resultado da soma dos dois números.
Pode também  propor um desafio entre grupos de crianças. Por exemplo: “Quem consegue chegar ao resultado primeiro?”. “Quem consegue o resultado maior?”.
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Vamos Pensar
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Este jogo auxilia as crianças na descoberta dos números que quando somados resulta 10. 
É necessário:- 27 fichas com números de 1 a 9. 
Procedimento do jogo: Organizar trio de jogadores. Embaralhar as fichas e distribuir 9 para cada jogador. Uma criança coloca uma de suas fichas sobre a mesa. Outra criança escolhe entre suas fichas aquela que, somando com a ficha deixada por seu colega na mesa, resulte 10. Se conseguir, pega as duas fichas e forma um monte. Se não conseguir, coloca uma de suas fichas sobre a mesa. O terceiro jogador escolhe entre suas fichas, aquela que, somando com alguma ficha da mesa, resulte 10. O jogo segue assim até que todos os jogadores terminem com suas fichas das mãos. Vence o jogo quem conseguir o maior número de fichas em seu monte.
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O número do seu Telefone
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Além do conhecimento de números, será estimulada apercepção e a memória auditiva.
É necessário:
- fichas com números de telefones (pode ser números das famílias, de colegas…)
– números em EVA ou fichas.
Procedimento:
A criança, com os olhos fechados, pega uma das fichas com número de telefone. Você olha o primeiro número e bate palmas na quantidade correspondente ao mesmo, ou seja, se for o número 2 você bate duas palmas. A criança deverá prestar atenção na quantidade de palmas que você bateu e pegar o número correspondente. Você repete o mesmo procedimento para os demais números.
Depois você mostra o número para a criança conferir se ela acertou.
Uma variação e também uma maneira de ampliar o desafio é estimular a memorização de dois números. Por exemplo, você bate seis palmas, dá uma pausa e bate duas palmas. A criança deverá pegar o número 6 e depois o número 2.
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Era uma vez
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É necessário:
– fichas de várias cores e/ou texturas. Para cada cor nós escrevemos uma categoria de palavras. Exemplo: Nas fichas com corujas escrevemos nomes de animais. Nas fichas de listras escrevemos lugares…
– papel;
– lápis;
– borracha.
Procedimento:
Espalhe as fichas sobre uma mesa com as palavras viradas para baixo. Peça para as crianças escolherem uma ficha de cada cor para virar. As palavras que constarem nas fichas que foram viradas devem ser utilizadas na escrita de uma história.
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Recurso para Instimular a Formção de Frases
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objetivo principal instigar a formação de frases coerentes. No entanto, pode muito bem ser utilizado para produção de textos.
Material que utilizamos:
- feltro;
– 3 tiras de papel. Sendo que duas tiras contêm imagens e uma verbos.
– tesoura;
– cola.
Procedimento:
A criança deverá puxar as três tiras para direita ou esquerda e escolher duas imagens e um verbo para formar frases.
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Jogo de Memória com os Números
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Neste jogo, além de relacionar número à quantidade, estará sendo estimulada apercepção, atenção, orientação espacial…
Materiais:
– Cartas para jogo de memória com números x quantidade (disponível gratuitamente em nossa loja);
– uma folha de scrapbook (apenas sugestão!)
– cola;
– tesoura.
Procedimento:
Após imprimir a tabela com as cartas para o jogo cole-a na folha de scrapbook e recorte. Espalhe as cartas sobre uma mesa com as imagens e os números voltados para baixo. O jogo acontece como em um jogo de memória tradicional.
Exemplo: A criança vira uma carta que contém a imagem de uma mão com dois dedos levantados. Ela deverá virar outra carta. Se esta tiver o número dois a criança fica com as duas cartas.
Ganha quem conseguir mais cartas.
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Plof! Orientação Espacial
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Este jogo é simples e super eficiente para trabalhar noções de frente, atrás, esquerda, direita.
Você vai precisar:
– Um dado (três lados escrito frente, um lado escrito atrás, um lado escrito esquerda, um lado escrito direita);
– tabuleiro (veja imagem);
– marcadores.
Procedimento:
Cada criança escolhe uma posição na linha de saída. Depois joga o dado e movimenta o seu marcador de acordo com a posição que sair. Ganha o jogo a criança que chegar primeiro na linha de chegada.
Observações:
1- A criança só poderá sair da posição da saída quando ela jogar o dado e a palavra sorteada for “frente”. Do contrário, ela deverá aguardar a sua próxima vez de jogar.
2- Se ela chegar na posição que está escrito “Plof” ela deverá retornar ao começo do jogo.
3- Se a criança tiver muita dificuldade coloque fichas ao redor do tabuleiro para sinalizar qual lado é frente, atrás.., mas é necessário em algum momento retirar essas fichas para estimular a memorização.
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Trilha Três D
objetivo de trabalhar no concreto noções de número e quantidade, bem como estimular a capacidade de escolher opções avaliando os riscos dessas escolhas.
Você vai precisar:
- dois dados;
- três piões para cada jogador;
- Uma caixa com uma trilha na tampa.
Algumas sugestões para a trilha: Em uma parte do percurso coloque uma tampa de garrafa PET com areia. Ao lado coloque uma placa dizendo: “Cuidado! Areia movediça”. Faça também um desvio na trilha (haverá um motivo para isso, entenda melhor observando a imagem e a explicação de como jogar).
Em outra parte do percurso faça um furo na tampa da caixa, coloque cobras de plástico dentro da caixa, e ao lado uma placa dizendo: “Cuidado! Poço fundo com cobras”. Faça um desvio na trilha.
E ainda, em alguns pontos da trilha coloque corações.
Como jogar:
A criança joga os dados, e a soma dos números que sair será a quantidade de casas que ela irá pular no percurso da trilha, mas, antes de cada jogada ela deverá decidir e dizer em voz alta se irá pular os obstáculos ou se seguirá pelo desvio. Assim, se ela disser que irá pular o obstáculo, dependendo da quantidade que sair no dado ela poderá cair na “areia movediça” ou no “poço fundo com cobras”, e terá que começar com um novo pião. Agora, se ela disser, antes de jogar o dado, que seguirá pelo desvio, ela se livra do risco de cair em algum obstáculo, mas terá um percurso maior e poderá demorar mais para chegar ao final da partida.
A criança é que deve avaliar se vale a pena correr o risco ou não!
Agora, se a criança parar com um pião em um dos pontos que consta um coração, ela poderá pular até a próxima casa que consta um outro coração, ou seja, vai avançar algumas casas.
Ganha o jogo a criança que chegar primeiro com um dos seus piões na linha de chegada.
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Dominó de Botões
É um jogo de dominó com botões. Nesse jogo a criança será estimulada a pensar na sequência numérica e na soma de mais um. E ainda promove uma sensação tátil riquíssima. Eu iniciei o dominó com nenhum botão e depois fui acrescentando mais um.
Você vai precisar:
- botões;
- caneta para retroprojetor;
- papel holler 2mm;
- cola Super Bonder;
- cola Cascorez;
- tecido.
Obs.: Claro que você pode fazer adaptações de materiais. Eu apenas coloquei o material que utilizei para confeccionar o jogo que você vê na imagem. É que sou completamente, perdidamente apaixonada por tecido, colagem… *-*
Procedimento:
Cortar o papel holler em tamanho suficiente para colar vários botões. Para isso você vai precisar observar o tamanho dos botões que pretende utilizar. Quanto maior os botões, maior deverá ser o tamanho das peças.
Colar o tecido nas peças com a cola Cascorez. Fazer as divisões com a caneta imitando costura. Colar os botões com a cola Super Bonder.
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Cálculo Mental
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Utilizar com as crianças que já compreenderam a adição, a subtração… e que serão beneficiadas se memorizarem o resultado de alguns cálculos.Costumo dizer para as minhas crianças que se souberem “de cabeça” alguns cálculos, isso irá facilitar outros. Por exemplo, se sabemos que 5 + 5 é 10 é fácil saber o resultado de 5 + 6 porque é só um a mais, ou seja, apresento a elas a estratégia de fazer associações. Dito isto é hora do jogo!
É necessário:
Fichas contendo operações de matemática e fichas contendo os seus respectivos resultados.
Procedimento:
O jogo ocorre da mesma maneira que um jogo de memória de imagens. A criança vira uma ficha com a operação matemática e deverá virar outra ficha que contém o resultado. Se acertar fica com a ficha, se errar é a vez de outra criança.
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Criatividade para Escrever 


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Será necessário:
- papel, lápis e borracha para cada criança que participar da atividade.
Procedimento:
Organize as crianças sentadas em círculo.
Diga para elas escreverem o nome delas na parte superior da folha. Depois deverão escrever apenas uma palavra que servirá como início de uma frase. Saliente a necessidade de escrita com letra legível!
Ao seu sinal a criança deverá deixar sua folha na carteira, ir para o lugar do seu colega da esquerda e escrever na folha dele uma outra palavra que faça sentido com aquela que o colega escreveu. Assim a atividade continua até a criança chegar ao seu lugar original.
Depois cada criança irá ler para o grupo o texto da sua folha. Alguns textos farão sentido, outros não.
Esse será um momento excelente para cada criança fazer as correções que julgar necessário, e, claro, você fará a mediação.
Viu que maneira legal de trabalhar escrita, leitura, ortografia…??? Mesmo que, em um primeiro momento, esta atividade gere uma certa confusão, faça-a outras vezes. Você verá que pouco a pouco as crianças ficarão mais organizadas e criativas.
Variação: ao invés de palavras, as crianças poderão fazer desenhos. Ou seja, uma criança faz um desenho e os colegas vão acrescentando outros desenhos que façam sentido. Depois é só organizar uma exposição!
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Tabuada dos Monstros

Ouvi alguém dizer que estudar a tabuada é chato? 
Você vai precisar:
- tampas de garrafa PET;
- papel colorido;
- canetinhas;
- olhinhos de vários tamanhos.
Procedimento:
Chame a criançada para ajudar a fazer os monstros (momento de festa e risadas!). Quanto mais diferentes e esquisitos, melhor! Faça cartas com a multiplicação desejada e embaixo de cada monstro coloque o resultado.
Como jogar:
Cada criança vira uma carta e terá uma chance para tentar descobrir o monstro que tem o resultado da multiplicação. Se conseguir, fica com o monstro, se não conseguir é a vez de outra criança. Ganha o jogo a criança que conseguir mais monstros.
Pouco a pouco elas irão memorizar os monstros que têm o resultado desejado, ou seja, irá ajudar na associação.
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Papassílabas

alfabetização
Este jogo pode ser utilizado de maneiras diferentes: letras, palavras, textos, tabuada…
Para o papassílabas você vai precisar:
– Uma caixa ou um pote com um furo;
– fichas com sílabas.
Procedimento:
Diga para a criança: “Este é o papassílabas, sua comida preferida são pastilhas de sílabas”. Para poder alimentá-lo você precisa ler as sílabas. Depois nós iremos contar quantas pastilhas de sílabas ele comeu”.
Ou seja, cada sílaba que a criança ler ela irá colocar na caixa. As sílabas que ela não souber você aproveita para ensiná-la, mas não será colocada na caixa.
Obs.: Você percebeu que esta é também uma maneira lúdica de fazer uma sondagem das sílabas que a criança já domina e quais precisam ser trabalhadas?
Uma variação desta brincadeira é utilizar um cronômetro e dizer: “Vamos ver quantas sílabas você consegue ler em um minuto?” Essa é uma boa estratégia para crianças que já leem, mas muito pausadamente. Você anota quantas sílabas ela conseguiu e em outro dia você pode propor um desafio para ela, por exemplo: “vamos ver se hoje você consegue aumentar o número de sílabas que consegue ler em um minuto?
DICAS IMPORTANTES:
– não compare o desempenho de uma criança com outra. Deixe claro que cada um tem seu próprio ritmo e que será observado a evolução pessoal;
– dependendo do nível de atenção e dificuldade da criança coloque menos ou mais sílabas. Do contrário poderá exigir um nível de desempenho mental que a criança não resiste por muito tempo e isso pode fazer com que ela perca o interesse pelo jogo;
– você irá colocar várias sílabas, mas é preciso ter o cuidado de que algumas delas a criança já conheça. Isso ajudará na autoestima.
– se a criança não souber a sílaba você ajudará muito se fizer alguma associação com algo que seja do interesse dela.
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Recurso para Tabuada

Recurso memorizar tabuada
Depois que a criança já compreendeu a tabuada é hora de pensarmos em estratégias para ajudá-la a memorizar. saber a tabuada facilita muito no momento de realizar cálculos.
 Além da tabuada pode ser utilizado para divisão, adição e subtração.
Você vai precisar:
– cartolina;
– tesoura;
– canetinha;
– uma caixa.
Obs.: Colar tecido por cima da cartolina, caso queira, pois não é necessário.
Procedimento:
Passo 1:
Faça uma tira de cartolina medindo 14cmx4,5cm (este tamanho é apenas uma sugestão!). Nas laterias faça pequenos cortes (veja na imagem). 
Passo 2:
Faça uma tira medindo 19cmx1,5cm. Nesta tira você deverá colocar os números de 1 a 10 e depois o resultado da tabuada. Exemplo: para a tabuada do 6->  1,2,3,4,5,6,7,8,9,10, à esquerda, e,6,12,18,24,30,36,42,48,54,60, à direita.
Importante: Para que tudo funcione bem certinho é imprescindível que a distância entre os números seja exatamente igual. Fiz uma tabela com quadros de 1cm no computador. )
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Recurso Lúdico para Alfabetização
atividade para alfabetização
É necessário:
– um rolo de papel-toalha (pode ser um cano de PVC);
– cartolina;
– retalhos de tecido;
– tesoura;
– cola;
– canetinhas.
Observação: Pode ser feito todo com papel, é muito mais simples! No entanto, com tecido, além de visualmente bonito, proporciona uma sensação tátil mais agradável.
Procedimento:
Cole um retalho no rolo de papel-toalha e deixe secar.
Faça o mesmo em um pedaço da cartolina. Após seco você deverá escrever palavras, cortar em tiras e fixar no rolo de uma maneira que a criança possa girar as tiras.
Como brincar:
Dê o desafio para a criança de girar as tiras e tentar encontrar o maior número possível de palavras. Inclusive, diga a ela que há algumas secretas (que são as palavras que você previamente escreveu).
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Associar número à Quantidade
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Associação do número à quantidade.
Você vai precisar:
- uma caixa;
- rolos de papel toalha (pode ser potes de iogurte, copos descartáveis…);
- tampas de refrigerante;
- cola;
- tesoura;
- papel para encapar a caixa.
Procedimento:
Faça furos na tampa e encape a caixa. Corte os rolos de papel toalha no tamanho adequado e cole-os dentro da caixa. Coloque números (veja na imagem).
Como brincar:
Entregue a caixa e algumas tampas de refrigerante para um grupo de crianças. Oriente-as a colocar tampas de refrigerante na quantidade indicada em cada furo. Pode inclusive, uma criança colocar e, após, outra criança tirar para conferir se o colega havia colocado a quantidade certa.
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Tabuada no concreto
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Você vai precisar:
- tecido (20cm x 20cm);
- 100 botões.
Procedimento:
Costure no tecido 10 linhas com 10 botões.
Como utilizar:
Supondo que a criança queira saber o resultado de 2 x 4, ela deverá dobrar o tecido para obter duas colunas com quatro botões (observe a imagem). No começo as crianças se atrapalham um pouco na maneira correta de dobrar o tecido, mas isso também é um aprendizado. Aos poucos elas entendem e aprendem no concreto o significado da tabuada.
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Gira... gira para Alfabetização
atividade para alfabetização
Você vai precisar:
- 4 círculos de E.V.A. em tamanhos e cores diferentes;
- 1 parafuso de união plástico (utilizei de uma pasta arquivo que não usava mais);
- canetinha para retroprojetor (para evitar borrões).
Procedimento:
- Faça um pequeno corte nos círculos (exceto no maior);
- escreva sílabas nos círculos (exceto no menor). Uma sugestão é escrever sílabas que você já saiba que irá formar nomes de animais, objetos, frutas…;
- una os círculos com o parafuso.
As crianças gostam muito dessa roleta. Você pode promover desafios, por exemplo, dizendo: “Quero ver quantos nomes de animais vocês encontram!”

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Envelope para Leitura
atividade para alfabetização


É excelente para crianças em início do processo de alfabetização ou que estejam apresentando dificuldade na aprendizagem da leitura.
Sugestão de materiais:
- 1 folha de papel canson;
- cola;
- algumas tiras de cartolina no tamanho 30 cm x 5 cm;
- canetinhas.
Procedimento:
Dobrar e colar a folha de papel canson de uma maneira que as laterais fiquem abertas e que as tiras de cartolina possam passar por dentro dela. Escrever palavras nas tiras de cartolina e colocar uma de cada vez dentro do envelope.
A leitura acontece mostrando partes da palavra para as crianças. É uma maneira de instigá-las a descobrir qual palavra está escondida.
Exemplos:
Supondo que a palavra escondida seja “sapato”. Você mostra a primeira letra e pergunta:
- Que letra é essa?
- Qual som ela tem?
- Quem gostaria de dizer qual palavra está escondida?
Presumindo que uma criança responda “sorvete”. Você parabeniza a tentativa e mostra o final da palavra escondida. Que neste caso será a letra “o” e diz:
- Agora temos qual letra?
- Qual som essa letra tem?
- A palavra sorvete que você sugeriu termina com que som?
- Será que a palavra escondida pode ser sorvete?
Você também pode dar pistas.
Exemplo:
- Essa palavra e o nome de um calçado. Quais calçados vocês conhecem que começam com o som /s/ e terminam com o som /o/?
E assim você vai instigando as crianças a perceberem o início, meio, fim, sílaba inicial, sílaba medial, sílaba final, até que por fim revele a palavra escondida.
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Ortografia
balão
Materiais necessários: balões, fichas contendo palavras com erros ortográficos, dicionário.
Procedimento:
1 – Em cada balão colocar uma ficha;
2 – Levar as crianças em um  local com espaço amplo;
3 – Jogar os balões para o alto;
4 – Cada criança deverá estourar (apenas) um balão e pegar a ficha para procurar no dicionário a escrita correta da palavra.
Observação: é importantíssimo orientar as crianças a maneira mais eficaz de utilizar o dicionário.
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Quebra-cabeça para Alfabetização
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Materiais necessários:
  • 1 envelope;
  • duas figuras iguais, mas uma em tamanho pequeno e outra grande;
  • cartolina;
  • canetinhas.
Modo de preparo do jogo:
  • A figura pequena colar no lado de fora do envelope;
  • a figura grande colar em uma cartolina, cortar em diversos pedaços e colocar dentro do envelope;
  • em pequenas fichas escrever com canetinha o nome da figura e colocar dentro do envelope.
Para brincar é só entregar para cada criança um envelope. Elas devem montar o quebra-cabeça da imagem e da palavra.
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