"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 5 de março de 2017

COMO FAZER DOIS EXCELENTES JOGOS MATEMÁTICOS

Aqui nós mostramos passo a passo toda a construção de um material lúdico que envolve dois excelentes jogos matemáticos. O primeiro jogo chamado de Jogo da ASMD, cuja sigla representa: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão de números naturais. O segundo é chamado de Jogo do Sobe e Desce, isso porque durante a brincadeira as crianças farão diversas operações envolvendo os números inteiros(positivos e negativos). O material de pvc necessário para construção do jogo é: 
5 pedaços de cano de pvc - 20 mm, cada pedaço = 60 cm.
8 pedaços de cano de pvc - 20 mm, cada pedaço = 2 cm.
5 pedaços de cano de pvc - 25 mm, cada pedaço = 3,5 cm.
6 Tês de pvc - 20 mm  e  4 Joelhos de pvc - 20 mm
Veja através das imagens e do vídeo, todos os detalhes da construção desses dois jogos.
Tubos de pvc e suas respectivas conexões
Mostramos todos os materiais e suas medidas
Mostramos todo material sendo adesivado
Jogo sendo finalizado com o encaixe das peças
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no link abaixo

MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA: DOIS JOGOS EM UM SÓ MATERIAL

Estamos de volta com mais uma dica para deixar as suas aulas mais atrativas e prazerosas. Agora mostramos outra ferramenta pedagógica bastante eficiente e que explora assuntos extremamente importantes da matemática. Esse material que é de fácil construção, permitirá que as crianças pratiquem várias operações fundamentais da matemática e ao mesmo tempo se divertirão num processo lúdico e divertido de aprendizagem. Os jogos contidos nesse material exigirão de cada participante uma estratégia bem elaborada, fazendo com que cada jogador estimule o raciocínio através dos inúmeros cálculos mentais que os dois jogos exigirão. Veja através das imagens e do vídeo todas as regras desses jogos.
Material feito com canos de pvc e adesivos
Desse lado nós temos o jogo da ASMD
 Do outro lado nós temos o jogo do sobe e desce 
  
As peças serão movidas de acordo com o sorteio
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no Link abaixo

PESCARIA MAGNÉTICA RECICLADA - MATEMÁTICA

Veja mais essa interessante ferramenta pedagógica que faz com que as crianças aprendam as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão numa divertida pescaria magnética.
Materiais utilizados na pescaria magnética
Sinais e números sendo adesivados na garrafa
Cada tampinha contém um botão magnético
Garrafa sendo pescada com uma varinha
Operação formada com os números pescados
Assista ao vídeo e veja os detalhes


JOGO DO SOBE E DESCE

Veja um interessante jogo onde a criança durante a brincadeira, faz diversas operações de adição e subtração com os números inteiros. Em uma partida do sobe e desce ela encontrará situações como: 6-2=4, 5-6=-1, 2-5=-3,  porém, ela verá essas operações de uma forma diferente e passará a compreender esses resultados. O material do jogo consiste em um tabuleiro, dois dados de cores diferentes e  seis tampinhas. Durante o jogo, cada criança em sua vez,  lançará os dois dados e com os resultados obtidos, ela deverá subir ou descer uma determinada quantidade de casas. 
 Tabuleiro, 6 tampinhas e dois dados
Posição inicial dos jogadores
Movimentação das peças durante o jogo
Assista ao vídeo e veja os detalhes:

FECHE A CAIXA - RECICLADO

O feche a caixa é um antigo jogo, que foi muito usado pelos marinheiros da Normandia e regiões litorâneas da França e Inglaterra. É um jogo que exige um pouco de sorte e habilidade com a soma dos números. Para jogar o feche a caixa precisaremos de 9 tampinhas de refrigerante, 2 dados e um pequeno tabuleiro.

O jogo permite um ou mais jogadores
9 tampinhas, 2 dados e 1 tabuleiro
 Assista ao vídeo e veja os detalhes:

QUADRADO MÁGICO COM DOMINÓ

Quadrado Mágico é uma tabela quadrada de lado n, são chamados de mágicos, porque somando os números na horizontal, na vertical ou na diagonal, o resultado é sempre o mesmo.  Geralmente os alunos sentem bastante dificuldade quando submetidos a esse desafio. Mostraremos  agora uma maneiro muito simples de preencher um quadrado mágico 3 x 3 (linhas x colunas),  usando peças de dominó. Observe no vídeo que usando as peças de dominó de 0 a 12, podemos preencher todos os quadrados cujos números mágicos são múltiplos de 3 (9, 12, 15, 18, 21, 24 e 27).
Quadrado (número mágico par = 18)

Veja a solução quando o número mágico for par:

Quadrado (número mágico ímpar = 15)

Veja a solução quando o número mágico for ímpar:



CONTIG 60

Veja um dos jogos pedagógicos mais completos, pois, estimula a criança de forma lúdica a raciocinar as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação, ou seja, a criança fará apenas as operações matemáticas referentes ao nível em que ela se encontra, ao mesmo tempo em que  se diverte, num maravilhoso jogo competitivo e de regras fáceis.



Assista ao vídeo e conheça as regras:


JOGO DA MULTIPLICAÇÃO COM DOMINÓ

A multiplicação é uma das ferramentas imprescindíveis, para que o aluno concretize diversos conteúdos     matemáticos, contudo, nota-se claramente que muitos,  até mesmo em séries mais avançadas, ainda sentem bastante dificuldade  nesse conteúdo, partindo desse ponto, desenvolvemos um jogo muito  simples, porém, bastante eficaz sobre a multiplicação.
Material Usado: 20 peças de dominó, um tabuleiro e algumas pecinhas de borracha.
 

Assista ao vídeo e conheça as regras desse jogo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário