"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 22 de junho de 2015

      Escola
      Aluno(a) __________________________________ Ano:____
      Professora:                                Data: ___/___/2014
      Componente Curricular: História e Geografia        Nota: _______

VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - II UNIDADE

Nesta unidade estudamos sobre os Continentes e oceanos.Lembrando que estamos em ano de Copa do Mundo e que países de todos os continentes participam deste mundial.
1. A partir desta afirmação escreva os nomes correspondentes aos continentes do planisfério abaixo e use duas cores, uma para colorir os continentes e outra para os oceanos.
Nomes dos continentes:
A ___________________  B___________________   C __________________
D __________________   E __________________  F   __________________

 
 










 

 

 
2. Relembrando nossos estudos sobre continentes e oceanos escreva o nome dos três principais oceanos existentes no planisfério.


3. Complete os espaços em branco  sobre continentes e oceanos.
a) A superfície do nosso _____________________ é formado de 29% de _______________ e 71% de __________________.
b) Continente é a extensa área territorial que serve de moradia aos seres __________________ e aos ___________________.
4. Também estudamos sobre o trabalho do homem do campo e sua sobrevivência. Vimos que eles enfrentam dificuldades diárias na luta da sobrevivência. Abaixo segue algumas questões sobre este tema para você pensar e responder:
a) O que significa Êxodo Rural?_________________________________________
b) Como os trabalhadores rurais fazem para tirar o sustento da sua família?
__________________________________________________________________
Retângulo de cantos arredondados: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________5. Qual a relação que tem a imagem abaixo com o tema da vida do homem do campo que trabalhamos nesta unidade.Lembre das informações dadas pela pró durante as aulas.
 








6. Outro tema de estudo foi sobre o trabalho escravo no Brasil. Leia as frases abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. Lembrando que você deve reescrever corretamente as que estiverem falsas.
(     ) O trabalho escravo no Brasil começou com a escravidão do povo chinês.
(     ) Os portugueses chegaram ao Brasil e iniciaram aqui o trabalho escravo.
(    ) O povo indígena era obrigado a trabalhar no plantio e na colheita da cana-de-açúcar.
(     ) Em seguida, os portugueses escravizaram os brancos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A cultura popular é fundamental à identidade de uma comunidade. Ela está presente na vida de todos os povos do mundo. Muitos dos elementos que compõem as manifestações culturais nasceram da imaginação do povo, dando origem às histórias, mitos, lendas e festas populares que acontecem anualmente em todo Brasil.
7. Releia o comentário acima sobre a História e cultura de um povo e informe alguns pontos sobre o folclore do seu município:
a)Lenda __________________________________________________________
b) Dança _____ ____________________________________________________
c) Festa popular ____________________________________________________
8. A cultura popular é composto de bens culturais, estes bens podem ser classificados em cultura material(CM) ou cultura imaterial(CI). Observe os exemplos abaixo e classifique cada um deles.
___ Folclore          ___ Alimentação            ___ Artesanato         ___ Histórias e mitos
___ Tradição oral           ____ Jeito de falar             ___ Registros fotográficos

9. Como podemos definir o Folclore?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Preencha a cruzadinha com nomes de algumas lendas do folclore brasileiro.







A formação do povo brasileiro se deu a partir do encontro e da mistura de diferentes etnias desde o início da colonização. A copa do mundo nos faz lembrar essa mistura, pois                é um momento em que pessoas de diferentes países podem se encontrar e realizar                     troca de experiências.
Após a leitura desta informação você deverá relembrar as discussões na sala de aula sobre o conteúdo "O povo brasileiro", para responder as próximas questões
11. Que povos se misturaram para formar o povo brasileiro?


Pergaminho horizontal: O Brasil é um país caracterizado pela grande diversidade étnica e cultural.12. O Brasil foi e sempre será um país rico em diversidade. Leia a frase abaixo e explique seu significado com base nos estudo que fizemos em sala de aula.

Pergaminho horizontal: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 









13. Durante nossos estudos sobre a diversidade do povo brasileiro, encontramos algumas palavras bastante desconhecidas. Com o auxílio do dicionário encontre o significado de algumas delas.
PALAVRA
SIGNIFICADO










Relembre tudo que a pró explicou na sala de aula e realize uma boa prova.
      Escola
      Aluno(a) __________________________________ Ano:____
      Professora:                                 Data: ___/___/2014
      Componente Curricular: Ciências                       Nota: _______

VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - II UNIDADE

Nesta unidade estudamos sobre a Saúde, esta que é importante para a vida tranquila de qualquer ser humano. Com saúde conseguimos ter uma vida normal e conseguimos realizar todas as tarefas que surge no nosso dia a dia. Portanto cuide bem de sua saúde.
Com base no que estudamos, pense com calma e responda as questões solicitadas.
Retângulo de cantos arredondados: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________1.Realizamos na sala de aula estudo e trabalho em grupo sobre a doença conhecida por Pneumonia. Escreva abaixo algumas informações que aprendemos com a realização deste trabalho e no espaço em branco desenhe o órgão afetado nesta doença.







Os microrganismos estão em todos os lugares, na água, no solo e até
mesmo dentro de outros animais.Eles são seres microscópicos que não podem ser vistos a olho nu.
As bactérias são um tipo de microrganismo.
2. De acordo com a afirmação acima, porque os microrganismos não podem ser vistos a olho nu e então como podemos vê-los? Explique.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.Como podemos definir os microrganismos? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Pinte apenas os retângulos que contém nomes de microrganismos.
HEPATITE
 
VÍRUS
 
FUNGOS
 
 
BACTÉRIAS
 
PROTOZOÁRIOS
 
TIREÓIDE
 
 



·         Escreva os nomes que foram pintados.
_____________________________________________________________________
5. Sobre os microrganismos marque as informações verdadeiras.
(     ) Os microrganismos são seres vivos grandes, podendo ser observados por qualquer pessoa em qualquer lugar.
(        ) Os vírus e as bactérias são exemplos de seres microscópicos.
(        ) Os microrganismos estão espalhados por toda parte.
(      ) Os seres vivos chamados de microrganismos podem ser benéficos ou maléficos aos seres humanos.
(        ) Os microrganismos não possuem papel importante na natureza nem ao planeta Terra.
Os principais microrganismos causadores de doenças nos seres humanos são os vírus, as bactérias e os protozoários. As doenças podem ser transmitidas pelo ar, pela água, pelo solo e por outros animais. Portanto as doenças podem ser causadas por vírus, bactérias e protozoários.
Fique atento(a) as perguntas abaixo sobre doenças e responda corretamente:
6. A raiva, a dengue e a gripe são doenças causadas por vírus. Estudamos em nossas aulas estes exemplos, se você prestou atenção acertará tudo que se pede.
·         Escolha uma dessas três doenças e registre as seguintes informações sobre ela:
O que é:____________________________________________________________________
Como é transmitida: __________________________________________________________
Quais os sintomas:____________________________________________________________
E como é o tratamento: ________________________________________________________
·         Agora, use o espaço ao lado para criar
 um cartaz alertando as pessoas contra
a doença que você acabou de escrever
as  informações.





(     ) Gripe                      (     ) Raiva
(     ) Tuberculose           (     ) Doença de Chagas
(     ) Dengue                  (     ) Cólera
(     ) Malária                   (     ) Febre Maculosa
 
7. Já sabemos que as doenças podem ser causadas por vírus, bactérias ou protozoários. Observe os nomes das doenças abaixo e faça a relação de acordo como cada uma é causada.
Caixa de texto: ( 1 ) Doença causada por Vírus  
( 2 ) Doença causada por Bactéria   
( 3 ) Doença causada por Protozoário

 






8. Sobre a Tuberculose, responda:
a) Que órgão a tuberculosa ataca principalmente? ________________________________
b) Como é feito o tratamento? ________________________________________________
c) Que vacina a criança toma para evitar a tuberculose? ___________________________

9. Complete os espaços em branco com informações sobre a Dengue:
a) O vírus da dengue é transmitido aos seres humanos pela ____________________ da fêmea do mosquito _____________________________.
b) Os sintomas são: dores de _______________, _____________, manchas vermelhas na _________________, sensação de ________________________, dores musculares e dores nas _____________________________.
c) O mosquito da dengue gosta de ________________ no interior de pneus, ____________, latas vazias e vasos de ___________________________. Pois é onde a fêmea põe seus __________.

10. Relacione o nome dos seres vivos a doença que cada um pode causar:
( B ) Barbeiro              (       ) Aedes  aegypti
( D ) Dengue              (       ) Doença de Chagas
( M ) Malária              (       ) Mosquito-prego

11. Observe as imagens e informe o que elas tem haver com  o que estudamos em relação a cólera.
A CÓLERA
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 








Se você se interessou durante as aulas com certeza fará uma excelente prova.
Sucesso!

Pró Naucilene
      Escola   
      Aluno(a) __________________________________ Ano:____
      Professora:                                Data: ___/___/2014
      Componente Curricular: Artes                   Nota: _______


VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - II UNIDADE
O futebol é uma das práticas culturais esportista mais popular do mundo. O ano de 2014 é considerado para nós brasileiros um ano marcante, pois o Mundial do Futebol irá acontecer em nosso país, algo já esperado por todos os brasileiros há tempos. Portanto, nesta unidade em todas as disciplinas, estudamos vários pontos envolvendo este projeto que mobiliza nossos alunos. Mostre algumas coisas que aprendemos caprichando nas questões desta prova.

1. Um dos pontos que estudamos foi sobre a importância que tem na Copa de criar um Mascote. Abaixo você deverá colorir adequadamente o mascote da Copa de 2014 e escrever o nome dele usando criatividade na forma das letras. Capriche!
 

                                                 








                                                                                                          


2. Estudamos o texto musical que é tema da Copa deste ano, que possui o nome de "Todo mundo". Observe a letra da música e realize o que se pede.

Vem que vai começar
Um mundo num só lugar
Cada canto do meu país
Tem sede de ser feliz



E o som da batida
Na palma da mão
E a voz da torcida
É a voz da nação



Eu quero gol
Ôô ôô ôôôô...
Vamos gritar
Ôô ôô ôôôô...
É gol, é gol, é gol









Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo mundo
Vamos juntar o mundo todo
Pra batucar, pra batucar



Juntos vamos fazer
O sonho acontecer
Seja em qualquer lugar
A galera vai cantar



E o som da batida
Na palma da mão
E a voz da torcida
É a voz da nação



Eu quero gol
Ôô ôô ôôôô...
Vamos gritar
Ôô ôô ôôôô...
É gol, é gol, é gol
Ôô ôô ôôôô...
E a galera grita gol
Ôô ôô ôôôô...
É gol, é gol, é gol



Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo mundo
Vamos juntar o mundo todo
Pra batucar, pra batucar


Eu sou da torcida, da felicidade
Faço deste sonho a realidade
Mundo inteiro dando um show
Vamos num só ritmo
Eu quero a raça, eu quero a taça
Galera grita gol


Eu quero gol
Ôô ôô ôôôô...
E a galera grita gol
Ôô ôô ôôôô...
É a copa de todo mundo
Ôô ôô ôôôô...

Vamos espalhar felicidade
É a copa de todo mundo
Ôô ôô ôôôô...
Eu quero gol, eu quero gol
Ôô ôô ôôôô...

a) Retorne ao texto e circule o refrão.
b)Pinte a primeira estrofe do texto e a última.
c)Sublinhe as palavras que se repetem na música.
d)Use o espaço abaixo para fazer uma bela ilustração para a música.
e) Pesquise no dicionário o significado das seguintes palavras:
Ø batucar ____________________________________________________
Ø nação _____________________________________________________





3. Cada seleção possui um uniforme com cores padronizadas. Escolha uma seleção de sua preferência e pinte os uniformes da equipe. Atenção as cores e não esqueça de escreva o nome da seleção escolhida..
 











4. O Hino Nacional de cada seleção é cantado antes de iniciar cada partida do Mundial de Futebol. Treinamos na escola o Hino Nacional Brasileiro. Utilize o espaço abaixo para escrever um trecho de no mínimo dez linhas do nosso hino, depois crie imagens ao redor do pergaminho que ilustre a parte que você escreveu. Você consegue!
 










5. A bandeira é uma forma de representar cada seleção. A bandeira brasileira é composta de quatro cores: verde, amarelo, azul e branco. Observe a folha em anexo, recorte e monte as peças da bandeira do nosso país. Em seguida dê um colorido de acordo com as respectivas cores.






Use o espaço abaixo para criar um comentário sobre a Copa do Mundo. organize bem suas ideias. Capriche!