"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 7 de março de 2015

Modelo de jogo com frações

ONDE FICA A SAÍDA?

Objetivos: Que pessoa seja capaz de:
·         Verificar a relação de ordem entre dois números racionais;
·         Criar estratégias que lhe auxiliem a percorrer o labirinto mais rapidamente;
·         Fixar conteúdos matemáticos.

Pré-requisitos:
- Construção dos números racionais.

Materiais:
- 1 trilha (labirinto).
- 1 peão para cada jogador.

Modo de Jogar:
  Cada jogador/a posiciona o seu peão na saída do labirinto e numa ordem, pré-estabelecida. O/a primeiro/a jogador/a lança o dado para ver a direção que irá tomar, com exceção dá primeira jogada que irá direto para frente. Eles/as deverão avançar em ordem crescente. Caso o dado direcione-o/a para um número menor, deverá continuar na sua posição e, se entrar numa “bomba” ou fora da trilha, deverá ficar uma rodada sem jogar. Vencerá aquele/a que encontrar primeiro a saída do labirinto.

Material utilizado para confecção do jogo:
  A trilha ou labirinto poderá ser confeccionado em papel mais resistente, papel cartaz ou cartolina, e os caminhos e outras figuras podem ser coladas com papel colorido ou desenhadas com caneta hidrocor. Segue o modelo do dado, também em papel cartaz.










Brincando de Estacionamento

Jogo Educativo: Brinccando de estacionamento
Autora: Maria de Jesus Lima Rodrigues
Estrutura do currículo: Matemática
Nível de ensino: Ensino Fundamental Inicial
Componentes do currículo: Alfabetização Matemática
Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com essa aula


  • Os números naturais de 0 a 12;
  •  Representar quantidade;
  • Reconhecer a posição de elementos dentro de uma sequência;
  • Reconhecer entre dois conjuntos o que tem mais/menos elementos;
  • Noção de posição;
  • Noção de direção e sentido.
Material:
  • Cola quente;
  • Retalhos de EVA;
  • Giz de cera;
  • Uma bandeja para pizza, tamanho G;
  • Um jogo de dominó.