"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 7 de fevereiro de 2015

O papel e as atribuições do Coordenador Pedagógico


Dentro das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, de ordem econômica, política, social, ideológica, a escola, como instituição de ensino e de práticas pedagógicas, enfrenta muitos desafios que comprometem a sua ação frente às exigências que surgem.Assim, os profissionais, que nela trabalham, precisam estar conscientes de que os alunos devem ter uma formação cada vez mais ampla, promovendo o desenvolvimento das capacidades desses sujeitos.

Para tanto, torna-se necessária a presença de um coordenador pedagógico consciente de seu papel, da importância de sua formação continuada e da equipe docente, além de manter a parceria entre pais, alunos, professores e direção.

Já segundo Clementi (apud Almeida), cabe ao coordenador "acompanhar o projeto pedagógico, formar professores, partilhar suas ações, também é importante que compreenda as reais relações dessa posição."
Partindo desse pressuposto, podem-se identificar as funções formadora, articuladora e transformadora do papel desse profissional no ambiente escolar.
Considerando a função formadora, o coordenador precisa programar as ações que viabilizem a formação do grupo do grupo para qualificação continuada desses sujeitos.Consequentemente, conduzindo mudanças dentro da sala de aula e na dinâmica da escola, produzindo impacto bastante produtivo e atingindo as necessidades presentes.
Assim, muitos formadores encontram na reflexão da ação, momentos riquíssimos para a formação. Isso acontece à medida que professores e coordenadores agem conjuntamente observando, discutindo e planejando, vencendo as dificuldades, expectativas e necessidades, requerendo momentos individuais e coletivos entre os membros do grupo, atingindo aos objetivos desejados.
As relações interpessoais permeiam a prática do coordenador que precisa articular as instâncias escola e família sabendo ouvir, olhar e falar a todos que buscam a sua atenção.
Conforme Almeida(2003), na formação docente, "é muito importante prestar atenção no outro, em seus saberes, dificuldades", sabendo reconhecer e conhecer essas necessidades propiciando subsídios necessários à atuação.Assim, a relação entre professor e coordenador, à medida que se estreita e ambos crescem em sentido prático e teórico(práxis), concebe a confiança, o respeito entre a equipe e faborece a constituição como pessoas.
Na parceria escola X família, esse profissional é requerido para estreitar esses laços e mantê-los em prol da formação efetiva dos educandos à medida que cada instância assuma seu papel social diante desse ato indispensável e intransponível.
Como ressalta Alves(apud Reis,2008) "homens que através de sua ação transformadora se transformam.É neste processo que os homens produzem conhecimentos, sejam oa mais singelos, sejam os mais sofisticados, sejam aqueles que resolvem um problema cotidiano, sejam os que criam teorias explicativas."
Assim, é papel do coordenador favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos.
Os órgãos colegiados são espaços que proporcionam essa formação à medida que a participação, o compromisso e o protagonismo de seus componentes, pais, alunos, professores, coordenação e direção, ocasionem transformações significativas nesse ambiente.Cabe ao coordenador atuar coletivamente e visualizar esses espaços como oportunidades para o desempenho das suas funções.
Apesar das inúmeras responsabilidades desse profissional já descritas e analisadas aqui, o coordenador pedagógico enfrenta outros conflitos no espaço escolar, tais como tarefas de ordem burocrática, disciplinar, organizacional.
Assumir esse cargo é sinônimo de enfrentamentos e atendimentos diários a pais, funcionários, professores, além da responsabilidade de incentivo a promoção do projeto pedagógico, necessidade de manter a própria formação, independente da instituição e de cursos específicos, correndo o perigo de cair no desânimo e comodismo e fatores de ordem pessoal que podem interferir em sua prática.
Muitas vezes, a escola e o coordenador se questionam quanto à necessidade desse profissional e chegam à conclusão que esse sujeito pode promover significativas mudanças, pois esse trabalha com formação e informação dos docentes, principalmente.O espaço escolar é dinâmico e a reflexão é fundamental a superação de obstáculos, socialização de experiências e fortalecimento das relações interpessoais.
O coordenador pedagógico é peça fundamental no espaço escolar, pois busca integrar os envolvidos no processo ensino-aprendizagem mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do professor e a sua, desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenças com o objetivo de ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade.

Referências:
ABREU,Luci C. de, BRUNO,Eliane B.G.O coordenador pedagógico e a questão do fracasso escolar.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.OCoordenador Pedagógico e questões da contemporaneidade.São Paulo:Edições Loyola,2006.

ALMEIDA,Laurinda R.O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.Ocoordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

CLEMENTI,Nilba.A voz dos outros e a nossa voz.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.O coordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

REIS,Fátima.Disponível em:www.webartigos.com.Acesso em:20/08/2008

SILVA,Moacyr da.O coordenador pedagógico e a questão da participação nos órgãos colegiados.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.O Coordenador Pedagógico e questões da contemporaneidade.São Paulo:Edições Loyola,2006.

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p 2013 07:19 PM PDT

Plano de aula para trabalhar na primavera com turmas da educação infantil. O planejamento tem por objetivo realizar várias atividades desenvolvendo nas crianças o interesse pela preservação da natureza.

plano de aula
O 'Jardim de Ceci'  reciclagem de vários materiais.
Objetivos
- Despertar nas crianças o interesse  ouvir histórias narradas;
- Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão e  o  a ouvir os amiguinhos, bem como elaborar e responder perguntas;
- Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente;
- Conscientizar sobre os cuidados que devemos ter  para preservar a natureza.

1º - A história
Ler para as crianças a história  de Ceci, de Gerusa Rodrigues Pinto. Apresentar a eles a história de forma cativante, lendo compassadamente. Pra quem n-ão tem o  para apresentar, segue a história, enviada gentilmente pela nossa amiga Elaine Casuccio, obrigada querida!!!
O Jardim de Ceci - Gerusa Rodrigues Pinto
Ceci era uma gatinha que gostava muito de flores. Todos os dias ela cuidava do seu jardim.
No jardim de Ceci moravam o beija-flor de bico comprido, a  e a abelhinha, que trabalhava o dia inteiro sem se cansar.
Um dia, Ceci acordou muito doente e não pôde cuidar do seu jardim.
As flores sentiram  da gatinha que sempre cuidava delas.
Quando o sol ficou muito quente, as florzinhas começaram a ficar tristes e a murchar.
Os bichinhos que moravam no jardim olhavam para o  à procura de uma nuvenzinha.
Nisto, eles avistaram uma nuvem carregadinha de chuva.
Os bichinhos chamaram:
- Ó nuvenzinha de chuva, jogue um pouquinho de água sobre as florzinhas do jardim.
Elas estão morrendo de sede!
_ Me ajudem! – disse ela.
Os bichinhos começaram a empurrar a nuvenzinha  o jardim.
Que maravilha! As florzinhas ficaram tão alegres com a  da chuva...
Elas olhavam para o céu agradecidas.
A gatinha Ceci ficou feliz da vida, vendo o seu jardim novamente todo florido.
Conversar sobre a atitude de Ceci e seus amigos para com o meio ambiente. Questionar o que cada um pode fazer para preservar o meio em que vivemos. Depois, fazer perguntas relacionadas à história.
- Quem era Ceci?
- Onde acontece a história?
- Como ela cuidava do jardim?
- Quais eram os bichinhos que viviam no jardim?
- Quem ajudou Ceci? Como?

2º - Música, vídeo e dramatização
Cantar a música Primavera da Eliana e brincar com a turma. Baixe a música aqui. Realizar a dramatização da música com a turma.


3º - Trabalhando com poema 
Sugerimos trabalhar o poema  de Jardim, de Cecília Meirelles, realizando várias atividades relativas ao poema.
Veja aqui várias sugestões para trabalhar o poema!!!
Leilão de Jardim
Quem me compra
um jardim com flores?
Borboletas de muitas ,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?

(Este é o meu leilão)

4º - Releituras de  Britto
Sugerimos a releitura da obra de Romero Britto,  de passarinho. Faça a releitura da obra com pintura livre em  de  ou com colagem de materiais variados.


Outra sugestão maravilhosa: o gatinho de Romero Britto pode ser a gatinha Ceci, explore o tema! 


5º - Atividades com carimbo das mãos
Não deixe de realizar várias atividades com carimbo das mãos e pés. O tema jardim é rico em detalhes para se fazer este  de atividades. Carimbe bichinhos de jardim, flores, sol... várias ideias para fazer jardim com carimbo das mãos AQUI.
6º - Oficina de sucata
Realizar  para produzir várias lembrancinhas e personagens da história: passarinho, borboletas e abelhas... Algumas sugestões:

Passarinhos com tampinhas de garrafa pet

Borboleta com pratinhos de papel
Borboletas de EVA com pirulitos

Abelha com carimbo do pezinho

7º - Finalização
Ao final, a  e os  farão um cartaz onde serão anotadas as conclusões de toda a turma sobre a preservação do meio ambiente. Nesse momento, a professora poderá avaliar se o aluno consegue se posicionar oralmente, demonstrando avanços em relação ao tema.
Finalize fazendo um lindo mural do Jardim de Ceci com material reciclado (veja primeira) e uma   e exposição de todos os trabalhos feitos durante o planejamento.

Adaptado daqui.
Posted: 12 Sep 2013 04:07 PM PDT

Atividade para fazer na primavera com turmas da educação infantil. A sugestão é indicada para fazer murais, painéis, lembrancinhas, atividades e também para realizar em planos de aula e projeto para primavera.

Oi gente! Sei que todo mundo adora dicas para fazer com as mãozinhas então vim postar mais algumas ideias para vocês. As 03 sugestões são feitas com carimbos das mãos, cada uma mais linda que a outra!

Linda sugestão com carimbo e recorte das mãos. 

Outra ideia perfeita!

Aqui, além das flores, temos lindas borboletas feitas com as digitais...

Posted: 12 Sep 2013 03:46 PM PDT

Sugestão de lembrancinha para fazer na primavera usando o carimbo das mãozinhas e EVA. Linda dica para fazer lembrancinhas, atividades, murais... Tem Moldes no fim da postagem!

Gente vejam que graça esta abelhinha feita com carimbo das mãozinhas e detalhes em EVA. Eu achei esta dica muito criativa e fofa para fazer nesta primavera, é muito fácil confira aí!

Pra fazer esta linda abelhinha você vai precisar carimbar as mãozinhas com  amarela e preta. Carimbe no papel e depois cole os detalhes em cima como a cabeça, as asas e o restante da paisagem. Linda sugestão para fazer painel de primavera, pode ser feita tanto em EVA quanto em papel, fiz os moldes!

Posted: 12 Sep 2013 03:27 PM PDT

Sugestão para fazer joaninhas com tampas plásticas coloridas, muito fácil! Ótima sugestão para trabalhar na primavera com projetos de educação infantil sobre o tema.


Você pode aproveitar tampas de qualquer , é só fazer pintas pretas e o detalhe do rosto. Ótimas dicas feitas com reaproveitamento de materiais baratos, tampas de toddy são as mais acessivas e vai dar um lindo resultado!

Ideia perfeita para decorar, fazer lembrancinhas e oficinas de sucata.
Beijos! ♥
Posted: 12 Sep 2013 03:16 PM PDT

Aprenda como fazer um jogo da memória reciclado com pratos descartáveis. A dica é feita com figuras coloridas recortadas coladas em pratinhos, tem várias imagens de primavera para imprimir!


Esta é uma sugestão para trabalhar na primavera... a dica é para fazer  da memória ou outro tipo de jogo para trabalhar cores, famílias, numerais. Pra fazer basta imprimir as figuras no fim da postagem, recortar e  nos pratos, picotando as bordas para ficar parecendo flores.

Com esta sugestão você pode fazer jogos diversos, móbiles, lembrancinhas... Clique nas imagens para ampliar e salvar em tamanho original!
Já já tem mais!!!

Posted: 12 Sep 2013 08:50 PM PDT

alfabetização é um dos processos mais complexos e importantes da vida educacional e social de uma pessoa. Os professores, pais e demais envolvidos devem ser muito bem preparados para que possam ter sucesso neste processo. Muitas das dificuldades de aprendizado de um aluno podem estar relacionadas a m processo de alfabetização que apresentou falhas em algum momento.

curso de alfabetização online
Tendo em vista a importância desse processo e a complexidade em efetivá-lo, estou divulgando pra você  o Curso de Alfabetização online para você, professor que deseja se especializar; assim como para você, que não trabalha com educação, mas deseja auxiliar seu filho ou alguém próximo nesse processo tão importante.

Neste curso você irá aprender: Diferentes teorias educacionais; Variadas formas e estratégias de ensino; Como lidar com as principais dificuldades no processo; Como funciona também a Alfabetização de Jovens e Adultos, entre outros. Aprenda tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, com um tutor virtual, exemplos e exercícios. Você é quem escolhe o ritmo e o local em que deseja estudar, além de não ter um prazo determinado para concluir o seu curso. Você também pode baixar as apostilas do curso para arquivar e/ou imprimir. Ao final, receba o seu Certificado de Conclusão em casa, sem custo adicional.

O Curso é inteiramente on-line, com vídeo-aulas, apoio de tutor e apostila com atividades sugeridas para imprimir e copiar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O CURSO, clique AQUI!
Posted: 12 Sep 2013 01:14 PM PDT

Tudo que você vai precisar para trabalhar na primavera com seus alunos: tem músicas, poesias, projetos de educação infantil, planos de aula, lembrancinhas com reciclagem e muito mais!



Literatura na Matemática para os 2 Anos


Uma Joaninha Diferente



Objetivos:


• Vivenciar a Matemática de forma prazerosa, tendo como base a “Literatura Infantil.
• Conhecer algumas curiosidades sobre a e a joaninha.
• Reconhecer que cada um é diferente e saber respeitá-lo do jeito que ele é.
• Construir tabelas.
• Representar com desenhos personagens ou tema de uma narrativa através de audição de uma história.

• Fixar dezenas e unidades.
• Interpretar situações problemas envolvendo adição e subtração.
• Criar situações problemas, em grupo, a partir de uma figura.
• Fixar palavras com “NH”.
• Desenvolver a percepção de palavras que rimam.
• Interpretar o texto.

Procedimentos:

• Contação da história.
• Roda de conversa sobre a história.
Alguém já viu uma joaninha?
Por que ela era diferente?
Ela era ou não uma joaninha de verdade?
O que você acha que ela sentiu quando suas colegas a expulsaram?
Quem era a verdadeira joaninha?
O que podemos aprender com essa história?
• Leitura do livro na sala informatizada.
• Pesquisa na sala informatizada sobre curiosidades da joaninha.
• Atividades referentes à leitura do livro na sala informatizada.
• Organizar informações em tabelas.
• Ilustrar a historia ouvida.
• Listar palavras que rimam com “Joaninha”.
• Completar cruzadinhas e caça-palavras com NH.
• Completar quantidades sugeridas.
• Criação de situações problemas a partir de uma imagem.

Observação: Algumas questões acima poderão ser feitas em atividades de escrita.

Os fantoches no lar e na sala de aula


    Os fantoches, "bonecos articulados ou não", são usados como modo de entretenimento e educativo, através do seu uso no dia a dia no lar, no teatro, na escola, etc. Seu uso desperta o gosto pelo belo, estimula a criatividade, abre novas possibilidades de aprendizagem inclusive no que se refere à alfabetização e ao letramento, sendo um ótimo aliado dos pais e professores em suas práticas educativas e de orientação no dia a dia.
    O fantoche é um recurso artístico-didático-pedagógico, que pode ser manipulado tanto pelos adultos quanto pelas crianças. 
     Os fantoches podem ser confeccionados a partir de vários materiais, inclusive os recicláveis, utilizando-se da criatividade e habilidades as mais diversas.
     Os professores do uso da biblioteca da escola confeccionaram diversos fantoches em E.V.A (emborrachado), com o objetivo de incentivar e despertar o gosto pela leitura. Os mesmos ficam à disposição dos professores regentes de turma, os quais tem enriquecido suas aulas explorando temas diversos.

Sugestões: Cantar músicas utilizando os fantoches e apresentar historinhas conhecidas ou não pelas crianças.

Músicas: O sapo não lava o pé (trocando-se as vogais por uma só), Sítio do seu Lobato, Eu conheço um jacaré, etc. . 

Histórias: Os três porquinhos, Dona Baratinha, Maria vai com as outras, etc. .

 



 


JOANA...JOANINHA!

BARATA DAS CORES


Como fazer...
- Quantidade de baratas conforme o número de crianças pertencentes ao grupo;
- Optar por seis cores;
- 01 Chinelo

Estimula...
- Regras de jogos;
- Atenção e Percepção;
- Quantidades e Cores;
- Coordenação Motora...

O olhar do educador trará a esta proposta inúmeras possibilidades!
Tente com seu grupo!

Thais Albino Olivier
Coordenadora Pedagógica Educação Infantil

Dobradura de joaninha super fofa e fácil de fazer


Aqui neste link:  Flor e joaninha em uma flor linda para imprimir
Mais uma ideia legal com joaninha...
Joaninha feita com carimbo de pé

Projeto:"Tudo bem ser diferente"

O primeiro projeto de 2012 falará sobre as diferenças e seu nome tem como inspiração o livro "Tudo bem ser diferente" de Todd  Parr, um livro lindo,cheio de imagens coloridas e com exemplos sobre como é bom ser diferente!


Projeto “Tudo bem ser diferente
Período: fevereiro e março de 2012
Justificativa:
O processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança. Na Educação Infantil  (até 6 anos) isso é ainda mais importante. Sabendo disso, iniciamos o ano com o Projeto “Tudo bem ser diferente”, no qual as crianças irão conhecer-se e perceber que um não é igual ao outro e que é preciso respeitar cada um na sua maneira de ser! Nossos alunos irão aprender através de histórias e brincadeiras que podemos ser amigos uns dos outros independente das diferenças de cada um.
Objetivo Geral:
*Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos.

Objetivos específicos: 
*Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras, valores pessoais e coletivos;
*Expressar seus desejos, sentimentos e vontades agindo com progressiva autonomia;
*Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
*Desenvolver relações sócio-afetivas;
*Participar da organização da rotina diária;
*Envolver-se em relação de troca e cooperação;
*Construir a própria identidade (individual e em grupo) através de movimentos naturais e jogos;
*Organizar-se individual e coletivamente através de construção de regras;
*Participar de jogos e brincadeiras; 
*Conhecer diferentes culturas e sua forma de expressão;
*Participar de diferentes brincadeiras visando; o seu- o meu e o nosso;
*Perceber a interação do sujeito com o mundo;

Sugestões de livros para trabalhar as diferenças:
-"Tudo bem ser diferente" de Todd Parr
-"O Patinho Feio"
-"Uma joaninha diferente"-
-Menina Bonita do laço de fita
-Diversidade
-Bonequinha preta

Se alguém tiver mais sugestões, será muito bem-vinda!
Pode me seguir no twitter também: @mellmachado

8 de maio de 2013

Boi Bumbá

Durante nosso projeto "Moro num país tropical" falamos sobre as lendas da Região Norte e uma das lendas trabalhadas foi o Boi Bumbá que deu origem a tradicional Festa de Parintins:

"A história que envolve a dança é a seguinte: Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade."

O Boi Bumbá possui diversas denominações em todo o Brasil. No Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas a dança é chamada de bumba meu boi, no Pará e Amazonas, boi-bumbá, em Pernambuco, boi-calemba, na Bahia, boi-janeiro, etc.

Ao contarmos a história, utilizamos fantoches de colher de pau feitos pela professora Tamires, olha só como ficaram lindos!








17 de fevereiro de 2013

Trabalhando com Projetos


Os projetos podem ser elaborados segundo diversas formas, entretanto, é preciso que nelas estejam garantidos alguns aspectos que qualificam um bom projeto. São eles:

- O objetivo do projeto é claro e sua justificativa é coerente com este.
- A professora conhece o assunto que se pretende estudar, ou busca conhecê-lo previamente.
- Os recursos e os materiais sobre o assunto estão selecionados e disponíveis na hora do trabalho.
- A professora sabe - a partir do levantamento dos conhecimentos prévios - o que os alunos conhecem e desconhecem sobre o conteúdo em questão.
- O conteúdo do projeto é significativo em si (porque permite o estabelecimento de grande número de relações) e é significativo para as crianças (porque admite que elas coloquem em jogo, para estudá-lo, tudo o que sabem, podendo avançar além do já sabido).
- Os alunos conhecem e compartilham o objetivo do projeto.
- As especificidades do conteúdo em questão estão contempladas nas etapas do projeto.
- Há nele continuidade educativa, isto é, encadeamento significativo de suas etapas, em complexidade crescente.
- As atividades prevêm orientações didáticas específicas para aquele objeto de conhecimento.
- O projeto favorece a interação entre os alunos como importante fator de aprendizagem.
- O projeto amplia a compreensão do aluno sobre si e sobre o meio cultural.
- O tema e os desdobramentos do projeto estão incluídos em práticas sociais concretas.
- O projeto apresenta suas orientações didáticas com suficiente clareza, a ponto de poder ser reproduzido.
- O projeto é composto de atividades desafiadoras que promovem a ação mental dos alunos e possibilitam diversidade de estratégias em suas produções.
- A professora conduz o projeto de forma suficientemente flexível para abrir mão de alguma etapa prevista e incorporar novas etapas, considerando as necessidades de aprendizagem dos alunos.
- O produto final do projeto dá visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos.

(Equipe técnica Crecheplan-Texto publicado no jornal Por um triz em julho/1996)
Um bom projeto gera situações de aprendizagens ao mesmo tempo reais e diversificadas e possibilita aos alunos opinarem,decidirem e construirem sua autonomia.O aluno faz parte do projeto como um ser participativo e crítico e não mais como alguém que somente recebe e armazena conhecimento sem significado para ele!



20 de novembro de 2012

Leitura para o Dia da Consciência Negra

  Neste dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, trago algumas sugestões de leitura para explorarmos este tema,que inclusive faz parte do currículo escolar.

Pretinho,meu boneco querido(Maria Cristina Furtado-Editora do Brasil): Tudo começa no aniversário de 8 anos de Nininha, quando ganha de presente um boneco negro como ela. Logo que chega, Pretinho tem de lidar com o ciúme e com o preconceito dos demais bonecos, que não o aceitam pelo fato de ele ser negro. Com novo projeto gráfico e novas ilustrações, essa comovente história ajuda a discutir o preconceito racial e faz refletir sobre como são infundadas todas as formas de discriminação.




Menina bonita do laço de fita(Ana Maria Machado- Editora Ática) a história fala sobre um coelho branquinho que queria ser pretinho igual a Menina Bonita do laço de Fita. As crianças adoram esta história!



O cabelo de Lelê(Valéria Belém- Companhia Editora Nacional)-O livro conta a história de uma menina que queria saber porque seus cabelos são tão cacheadinhos...e vai buscar a resposta em um livro,ela aprende que por trás de cada cachinho tem uma história!



Bonequinha Preta( Alaíde Lisboa de Oliveira-Editora Lê): Mariazinha tem uma bonequinha muito querida que acaba sumindo!Um livro gostoso de se ler,que traz um suspense,fazendo com que as crianças fiquem atentas o tempo todo!Ideal para os pequenos(3 a 6 anos).



Aqui no blog já postei algumas atividades para trabalharmos este livro!
Se você tiver mais sugestões de livros que falem sobre a diversidade,pode compartilhar aqui com a gente!




I blog with BE Write

15 de abril de 2012

Bonequinho doce

Com o objetivo de observar as partes do corpo e incentivar o gosto pela leitura, contei a história do "Bonequinho doce" de Alaíde Lisboa. Uma história divertida e que leva as crianças a sugerirem fazer um boneco doce igual ao da história.



                                                                  


"Lucinha e Lalá estavam conversando.
Lucinha disse: Lalá, eu queria um irmãozinho para brincar.
E Lalá disse: Eu também, Lucinha, queria um irmãozinho para brincar.
Lucinha e Lalá pensaram, pensaram...
Depois, Lucinha disse: Vamos fazer um irmãozinho, Lalá!
Lalá respondeu, dando pulos de contente:
Vamos, Lucinha, vamos fazer um irmãozinho!
Lucinha e Lalá arranjaram um pouco de água, um pouco de farinha, um pouco de açúcar.
Lucinha e Lalá amassaram a farinha, a água e o açúcar.
E fizeram um bonequinho doce.
O Bonequinho Doce ia ser o irmãozinho de Lucinha e Lalá.
Lucinha e Lalá estavam contentes mesmo!
Elas queriam muito um irmãozinho para brincar!
O irmãozinho de Lucinha e Lalá vai ficar bonitinho, bonitinho!...
Depois Lalá disse: Vamos pintar o Bonequinho Doce?
Lucinha respondeu: Vamos sim, Lalá.
E as duas meninas pediram tinta à Mamãe e pintaram o Bonequinho Doce: pintaram o chapeuzinho de azul, pintaram o paletozinho de vermelho, pintaram a calcinha de amarelo.
O Bonequinho Doce ficou muito bonitinho!
Lucinha e Lalá levantaram o Bonequinho Doce.
O Bonequinho Doce, então, começou a correr!


Lucinha correu atrás do Bonequinho Doce.
Lalá também correu atrás do Bonequinho Doce.
Mas o Bonequinho Doce corria muito mais!...
Lucinha gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
Lalá também gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
O Bonequinho Doce gritou: Corra, Lucinha, corra Lalá!
Senão vocês não me apanham.
E o Bonequinho Doce corria, corria...

No caminho, o Bonequinho Doce encontrou uma velhinha.
A velhinha gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
Meus netinhos vão gostar muito de você!
O Bonequinho Doce gritou: Corra, corra, vovozinha!
Senão você não me apanha!
Mas a vovozinha não podia correr muito.
E o Bonequinho Doce corria, corria...

Mais adiante, o Bonequinho Doce encontrou um velhinho.
O velhinho gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
Meus sobrinhos vão gostar muito de você!
O Bonequinho Doce gritou: Corra, corra, vovozinho!
Senão você não me apanha!
Mas o velhinho não podia correr muito.
E o Bonequinho Doce corria, corria...

Mais adiante, o Bonequinho Doce encontrou dois meninos.
Jonjoca gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
Paulinho também gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
E o Bonequinho Doce gritou: Corra Jonjoca, corra Paulinho!
Senão vocês não me apanham!
E o Bonequinho Doce corria, corria...

De repente, o Bonequinho Doce viu uma lagoa.
E viu um patinho na lagoa.
O patinho viu o bonequinho e gritou:
Bonequinho Doce, pule n’água!
E o bonequinho pulou.
O Bonequinho Doce pulou n’água: tchibum!
E o n’água começou a desmanchar!

Jonjoca e Paulinho corriam, corriam...
E chegaram lá na beira da lagoa.

O velhinho e a vovozinha também chegaram lá na beira da lagoa.

Lucinha e Lalá também chegaram lá na beira da lagoa.
Todos ficaram tristes, tristes!...
O Bonequinho Doce ia sumindo, sumindo...
Lalá começou a chorar.

Então Lucinha disse:
Não chore, Lalá!
Nós vamos para casa fazer outro bonequinho doce!
Lalá parou de chorar e disse: Vamos, Lucinha, vamos depressa para casa.
Vamos fazer outro bonequinho doce!

O novo bonequinho doce não fugiu.
Lucinha e Lalá tiveram muito cuidado: Lucinha e Lalá fecharam a porta do quarto.
Lalá sentou o Bonequinho Doce na cadeira, e Lucinha contou a história do outro bonequinho que sumiu na lagoa.
E o novo Bonequinho Doce pensou: não vou fugir, nunca...”

Listamos os personagens da história e depois todos deram a ideia de fazer um bonequinho doce.

Encontrei várias receitas, mas a que fiz foi retirada do blog Inventando com a mamãe :
  - 400 gr de farinha de trigo;
  - 200 gr de manteiga
  - 200 gr de açúcar
  - forminhas de boneco

Olha só que delícia com a mão na massa:

Anter de ir ao forno:


Com produtos especiais para confeitar, fizemos os complementos:

Dica: como a massa ficou fina eles não podem ficar muito tempo no forno para não queimar!
Ficou bem gostoso!