"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 17 de setembro de 2014


Origem
Origem da Palavra Origami
Origami: Arte de dobrar o papel.

A origem da palavra é japonesa: Ori, deriva do desenho de uma mão e significa dobrar; kami, deriva do desenho de seda e significa papel e espírito de Deus.

Ao juntar ori com kami a pronúncia fica ” Origami”

           ORI                   KAMI


Origem da palavra Origami: Ori

Origem da palavra Origami: Kami









História
Segundo estudiosos, a origem do Origami é tão antiga quanto à origem do papel.

O papel surgiu na China, em 105 a.C. para substituir a seda que era usada para escrever. T´Sai Lun (administrador do palácio do imperador chinês) foi o responsável por essa descoberta, ele misturou panos, redes de pesca e cascas de árvores. No império chinês essa técnica virou segredo e foi guardada por muito tempo. Somente no século VI ela chegou ao Japão, por intermédio dos monges budistas chineses, mas só a nobreza tinha acesso, pois era considerado um artigo de luxo, usado em moldes de quimonos e em festas religiosas (Shino).

O origami foi introduzido nessas festas:

Nos casamentos eram feito copos de vinho tinto, dobrados em papel, com borboletas, representando a união dos noivos;
Os diplomas eram dobrados de maneira especial, e se abertos não podiam voltar a ser fechados sem que fossem feitas novas dobras;
Os samurais se presenteavam com o “Noshi”, que são pedaços de papel dobrados em forma de leque, amarrados com tiras de carne seca.
Entre 1338 e 1576 o papel se tornou mais acessível e os adornos usados distinguiam as classes sociais. As figuras criadas eram passadas, oralmente, de mãe para filha e somente as dobraduras mais simples eram trabalhadas.

Os primeiros livros de Origami surgiram no período de 1603 a 1867, mas o primeiro com instruções foi “Como Dobrar Mil Tsurus” - Senbazuru Orikata, em 1797. A partir daí o origami tornou-se uma forma de arte muito popular. O livro “Kan No Mado”, publicado em 1845, incluía cerca de 150 modelos de origami, dentre eles o origami de sapo. Este é o marco do cresimento do Origami como atividade recrativa no Japão.

Akira Yoshizawa é o pai da Origami Moderno, ele inventou os Símbolos usados nas atuais instruções passo-a-passo, para ele o Origami é uma filosofia de vida. Depois da invenção do papel o mais importante para o Origami é o Sistema Yoshizawa – Randlett, 1956, pois ele permite a difusão internacional das diversas criações.

No Japão o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade e o tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido como grou ou cegonha, significa boa sorte, felicidade e saúde.

Na Espanha a arte de dobrar papel chegou com os Mouros, do Norte da África, no século VIII, mas só eram criadas figuras geométricas porque a religião proibia a criação de formas animais. Da Espanha, entrou na Europa com as rotas comerciais marítimas e tempos depois chegou aos Estados Unidos.

Reza a lenda que quem fizer mil tsurus, desejando algo, terá sucesso.



Dicas gerais para um bom Origami

Antes de começar a dobrar os papéis leia algumas dicas que facilitarão o seu trabalho:

Faça as dobras em uma superfície lisa, plana, sólida e bem iluminada;
Utilize papel fino se for iniciante nessa arte ou se for fazer um modelo com muitas dobras;
Evite usar papéis caros no começo se ainda for iniciante;
Mantenha as mãos limpas para não sujar o seu origami;
Antes de começar a dobrar, veja se conhece todos os símbolos das instruções, se não conhecer algum, aprenda antes;
Siga corretamente as medidas sempre que elas existirem;
Acentue os vincos das dobras passando a unha sobre elas;
Siga o passo-a-passo à risca;
Não tenha pressa para terminar, a paciência é muito importante para fazer um origami, principalmente se essa for a sua primeira vez;
Caso se perca na ordem das instruções, não se desespere! Compare o que fez com a figura do diagrama ou do vídeo, se necessário, recomece;
Pratique várias vezes o mesmo modelo. Não se esqueça de que a prática é o que leva à perfeição;
Você pode usar aqueles inúmeros papéis que recebe na rua para praticar;
Se estiver cansado ou não conseguir seguir o passo-a-passo, faça uma pausa, não tente fazer por teimosia.
O origami é para ser divertido!

Na falta de papéis coloridos pinte o seu (pode ser folha sulfite) com giz de cera deitado, que além de colorir grandes áreas do papel ele também impermeabiliza o trabalho, conservando o origami por mais tempo.
Boas dobras!


Simbologia

VALLEY FOLD = “DOBRA EM VALE” Dobra em Vale
Valley Fold é quando fazemos uma dobra formando uma depressão no local. É indicada com uma linha tracejada e uma seta com a ponta simétrica que indica o movimento do papel.
MOUNTAIN FOLD = “DOBRA EM MONTANHA”Dobra em Montanha
Quando fazemos a dobra para longe, formando um pico, temos a chamada Mountain fold. Esta dobra é representada com uma linha de traços alternando com dois pontos e uma seta assimétrica que indica o movimento do papel.
De modo geral, se a seta é simétrica dobramos o papel na nossa direção, se a seta é assimétrica o papel é dobrado paro o outro lado, para longe.
FOLD AND UNFOLF = “DOBRAR E DESDOBRAR”
Dobrar e Desdobrar
símbolo que representa o dobrar e desdobrar é uma seta que vai e volta sobre ela mesma. O resultado final é apenas a marca da dobra, que é indicada com uma linha contínua e fina.

PUSH HERE = “EMPURRAR AQUI”
Empurrar aqui
Uma dobra Push Here é indicada por um seta branca com uma cauda mais grossa também em branco, indicando que o papel deve serempurrado para dentro simetricamente ou ainda invertido.
CONFIGURAÇÕES DAS BORDAS DO PAPEL
Configurações das bordas do papel
Existem diferentes formas de se fazer um zig-zag : em toda a folha (incluindo todas as camadas) pode ser dobrada para trás e para frente – uma Valley seguida de uma Mountain – (exemplo da esquerda) ou pode ser dobrado dentro da própria folha e depois tornar a sair (exemplo da direita). Para distinguir estes dois casos, são desenhadas linhas indicando o modo como o zig zag vai ser feito.
DAR ATENÇÃO A PONTOSDar atenção a pontos
Quando uma dobra pouco usual é feita e se quer dar atenção a um ponto marca-se esse ponto com um X para poder seguir bem o movimento do papel.
RODAR
Rodar
Um círculo com duas setas mostrando a direção e o quanto se deve virar indica que se deve girar o seu origami.
DISTÂNCIAS IGUAISdistancias iguais
Os símbolos da imagem indicam que as dobras devem ser feitas de modo que duas ou mais distâncias sejam iguais.
ÂNGULOS IGUAIS
angulos iguais
Arcos semelhantes indicam os ângulos que devem ser iguais.
DOBRAR E TORNAR A DOBRAR SOBRE A ÚLTIMA DOBRAsimbolos
A seta tocando o papel mais de uma vez indica a quantidade de dobras Valley Fold que devem ser feitas.
OPEN SINK = “AFUNDAR ABERTO”
simbolos
Indicado por uma seta branca sem cauda, é uma maneira específica de inverter um ponto até que ele fique todo achatado ao se fazer um ponto intermédio.
CLOSED SINK = “AFUNDAR FECHADO”simbolos
Indicada por um seta preta sem cauda, é uma dobra menos comum onde se inverte o ponto sem desdobrar nada.
VIRAR O PAPEL AO CONTRÁRIO
simbolos
Indicado por uma seta fazendo um loop, deve-se virar o papel todo ao contrário, na direção da seta.
TIRAR PAPEL “DAQUI”
simbolos
Deve-se tirar o papel do interior do seu origami ou desdobrar aonde é indicado por uma seta branca com uma cova na cauda.
VISTA DO INTERIOR
simbolos
Esta linha tremida é usada para mostrar partes escondidas do seuorigami para que você possa comparar e ver se está fazendo certo.
LINHA DE RAIO X
simbolos
Uma linha com pontos serve para indicar uma dobra ou borda escondida. As vezes é usada para projetar a posição que uma aresta vai tomar no passo seguinte.
Linha de Raio X é geralmente usada para indicar a continuação de uma dobra feita por trás de uma folha, enquanto a Vista do interior é para estruturas mais complexas.
PRÓXIMO PASSO COM VISTA EM MAIOR ESCALA
simbolos
Indicada por uma seta branca com a cauda que vai aumentado, mostra uma imagem aumentada do próximo passo.
PRÓXIMA VISTA A PARTIR DO ÂNGULO INDICADO
simbolos
Um olho de lado é útil em origamis tridimensionais, pois indica que o próximo passo é desenhado de acordo com a vista do olho desenhado.
SEGURAR “AQUI” E PUXAR

simbolos
Um círculo com uma seta ligada significa segurar o papel na posição do circulo e puxar na direcção da seta. Podem aparecer dois círculos indicando como utilizar as duas mãos.

Fonte: Como fazer origami

 Atividades e sugestões  para trabalhar a música na Escola




 Para visualizar clique  e amplie...



 O que são sons alternativos?


 A importância da música na sala de aula










 Aquecimento vocal
 Exercícios para preparar o corpo e a voz para cantar


 Dicas importantes de cuidado com a voz
 Sugestões de atividades com o corpo






 Percepção dos sons
 Instrumentos musicais de corda, sopro, percussão
 Trabalhando a percepção auditiva 




 Percussão com materiais alternativos








 Barbatuques - Percussão corporal
 Oficina instrumental
 Patubatê - Percussão com sucata
 Mayumana




 Atividades em Educação Musical


























Deseja acessar esta apostila de modo completo? Então clique aqui.












 Como fazer um pandeiro com prato de vaso e tampinhas - sucata
 Construindo uma zamponha e uma flauta d'água  com sucata
 Construindo instrumentos com sucata: Sax, Beliscofone e clava
 Instrumentos, bandinha com sucata: chocalho e marimba 

Referências: Apostila Sons Alternativos na Educação Musical Escolar, Profª Márcia Rosane Chiqueto.



  Existem diversas formas e modos de se construir maquetes. Desde as maquetes ou projetos profissionais até os que trataremos mais especificamente aqui, dentro desta postagem: As maquetes escolares. Utilizadas como modo de trazer realidade às aulas e torná-las mais concretas e dinâmicas, os professores vêm utilizando as maquetes. O problema é que nem sempre elas são construídas em sala de aula ou na escola. E aí surgem as dúvidas, os questionamentos que tentarei sanar ao menos um pouquinho aqui: Afinal, como se faz uma maquete? Que materiais se pode utilizar? Como torná-la real e ao mesmo tempo possível de transportar à Escola? Vamos descobrir isto juntos? (Liza)

    Um modo de fazer maquete que vem sendo muito utilizado é o 'desdobrável', ou a maquete feita propriamente dentro de uma caixa. Pode ser caixa de papelão grande ou caixa de sapato, isto depende do seu projeto e do tamanho que deseja dar a ele.

Aqui logo abaixo coloco as fotos das maquetes feitas pelos aluninhos da Tia Evanildes, em caixas de sapato. Como ela mesma explica:

"A criação dessas maquetes contruídas dentro de uma caixa de sapato veio da necesidade de ter um recurso que explicasse para as crianças com é a vida no campo e na cidade, este é o nosso tema trabalhado nas festas juninas."

Achei lindíssimas as maquetes deles, em caixas de sapato e posto as fotos, aqui, para que possam ter uma idéia de como fazê-las. O tema, neste caso, foi "Zona Urbana e Zona Rural".

Fotos:

 Maquete desdobrável, uma interessante sugestão!



Observem como a tampa da caixa se transformou no céu, toda forrada de azul.



 
Encontrei este vídeo e achei que explica bastante e sendo assim, pode ajudar:

Como fazer maquete desdobrável?




Mais um Vídeo: Maquete de Zona Urbana e Zona Rural)


Vídeo: Filmagem de uma maquete pronta





Elaboração de maquete (Liza)
    Para elaborar uma maquete é necessário reservar alguns materiais ou mesmo optar pelo tipo de material que deseja utilizar, a aparência que deseja dar à mesma. Abaixo, dou algumas sugestões que podem ser úteis na hora da escolha:

A base da maquete poderá ser feita com:
1. Folha de isopor;
2.Folha de Eucatex.
3.Tampo de madeira;
4.Tampa de papelão grosso e firme;
5.Folha de papel cartão firme;
6.MDF;
7.Caixa de papelão grande;
8. Caixa de sapato;





Os imóveis ou casas podem ser feitos com vários materiais:

1. Caixas variadas, como de fósforo, sabão em pó, aveia, medicamentos, cosméticos etc. Você precisará pintar as caixas ou cobri-las com papel colorido e em seguida colocar porta, janela, telhado, chaminé etc utilizando papéis coloridos, eva, tintas, pincéis, etc.




 Maquete de prédio construída pelas estudantes de Engenharia da Unipac



2.Desenhados em papel cartão, contornados com caneta Pilot preta, coloridos.
Novamente recomendo que somente utilize este recurso se desenha bem ou então utilize moldes de casas e prédios. Temos diversos moldes aqui. 
Temos mais moldes aqui também e outro aqui. 

Veja esta casa feita de papel, utilizando um molde:

O molde da casa abaixo está aqui. 



Ela é da Casa de Papel


Esta outra casinha é do Banana Craft.

  
3.Recortados de revistas e colados sobre papel firme;

4.EVA (emborrachado) recortar e montar todas as partes:

 Esta casinha é do Ateliê do EVA



5.Cartolina (apenas a fachada). Somente é recomendada se você desenha bem ou vai utilizar moldes. Caso contrário suas casas podem ficar mal feitas e isto empobrecerá o seu trabalho. Se deseja moldes de casas, clique aqui, temos muitos, temos mais aqui.

6. Papel corrugado (principalmente para edifícios que podem ter formato redondo. Se você precisa fazer maquete de castelo, com certeza deve utilizar rolos de papelão para fazer as torres, bastando pintar e colocar telhado e janelas:



 Veja um exemplo de maquete de castelo clicando aqui.

As ruas e avenidas podem ser:
1.Feitas com areia ou terra colada ao fundo;
2.pintadas com tinta guache preta imitando o asfalto;

 Na imagem acima, os alunos da Escola Santo Agostinho trabalham no Projeto Trânsito Legal, construindo suas maquetes. Observe as estradas bem pintadas de preto e com a sinalização bem feita, em branco.

A turma do 2º Período D, da professora Janaina Dulce, envolveu-se de forma divertida na compreensão dos direitos e dos deveres de cada um no trânsito e, consequentemente, na adoção de atitudes de respeito e responsabilidade no trânsito.

"Uma maquete com ruas, casas, prédios e semáforos foi confeccionada pela turma com sucatas diversas para que pudessem brincar e simular situações do trânsito urbano. Em um passeio pelo estacionamento do Colégio, as crianças também puderam observar a sinalização para veículos e para pedestres, aprender como atravessar uma rua ou como andar em calçadas e também puderam discutir sobre comportamentos adequados no interior do transporte escolar ou no carro do papai ou da mamãe. 

Bem informadas, as crianças passaram a ser agentes mirins de trânsito, multiplicando comportamentos, agindo corretamente e repassando para a família, os amigos e os vizinhos o que aprenderam e vivenciaram."



3.recobertas de grama feita com crepom em tirinhas muito finas;
4.recobertas de grama feita com as tirinhas finas do papel de bala verde;
5.pintadas no fundo com tinta guache verde ou marrom dependendo do tipo de terreno.

Para fazer relevos, montes, montanhas:

1.Argila ainda é uma opção muito boa, podendo ser modelada a vontade, dando a altura e o formato desejado ao terreno. E o pacote de argila custa baratinho, podendo ser comprado em qualquer papelaria ou loja de produtos para artesanato e decoração.

Veja:



  
2.Barro modelado, o que exige certo tempo de secagem;
3.Papel pedra imitando rochas;

 Nas imagens abaixo você pode ter uma idéia de como utilizar o papel pedra para fazer as rochas. O trabalho foi desenvolvido pela EBI.



 O tema da aula  era "O homem que constrói sobre a rocha", um tema bíblico.


4.Massa de Modelagem colorida (se a maquete não é tão grande)

Veja a floresta de massinha da turma 101:

 Esta atividade foi realizada pelos aluninhos do Colégio Pedro II, no RJ.  Após um jogo sensorial onde eles tinham que descobrir, usando apenas as mãos, o que tinha dentro do saco e depois, de ouvir a história do livro O SACO de Ivan e Marcello, foi muito interessante observar como os pequeninos gostaram do trabalho com a massinha de modelar. 
O livro relata a surpresa de vários animais ao encontrar um saco no mato. E na massinha eles puderam fazer os personagens da história ou criar outros bichos. Para alguns parecia ser a primeira experiência com o material, mas o desafio foi encarado e o sucesso apareceu estampado no sorriso de cada um.
Muito interessados e concentrados construíram uma floresta...(Texto retirado do Blog da escola)



5.jornal molhado batido em liquidificador, misturado com cola e tingido com guache verde, marrom, cinza, dependendo do que se deseja modelar.

 A imagem acima mostra a utilização da técnica Paperclay para fazer modelagem e diversos objetos. Ela pode tranquilamente ser utilizada para fazer elementos de maquete. Observe aqui como se pode fazer, passo a passo e com fotos. É claro que para a maquete não precisaremos utilizar forno, precisando apenas deixar as peças, animais, casas etc. secarem, para podermos pintar.


Os automóveis podem ser:
1.carrinhos de plástico bem pequenos comprados em lojas;




2.confeccionados com sucata (caixas recobertas e desenhadas);


Veja aqui diversos modelos de carros feitos com sucata!

3.Recortados de revistas e colados em cartolina firme;

Temos muitos moldes de carros aqui!

4.Montados com eva;
  
5.Desenhados em cartolina e recortados;
6. Modelados em massinha ou biscuit. Quer aprender a fazer massa de modelar caseira? Clique aqui. -






As pessoas:
1.recortadas de revistas (fotos de pessoas reais, o que dá um efeito muito legal à maquete);
2.Bonequinhas e bonequinhos pequenos plásticos;
3.Playmobil;
4.Desenhados em cartolina, coloridos e recortados;

Árvores, animais e plantas:
1. feitos com crepom, palitos de picolé e fósforo, papel de bala franjado verde, tecido verde, recortados de revistas, desenhados em cartolina, modelados com massinha etc.

Você pode utilizar muitos materiais, pode criar a vontade! Palitos de picolé, de churrasco, para fazer postes (pinte-os com guache cinza), barbante ou lã para fazer fiações, desenhar placas de sinalização de trânsito, colar em palitos de dente e espetar, dar nomes engraçados ao comércio, fazer uma feira livre onde os legumes e frutas são modelados com massinha colorida etc.

Clique aqui se desejar ver maquete de profissões

E aqui  - Como fazer uma maquete de vulcão com reação química?

Texto de: Profa Elizabeth Freitas
(Se você tiver sugestões ou fotos de maquetes que construiu, envie-nos)

Vídeo: Sugestão de maquete sobre poluição ambiental:












Maquete Geografia

Maquetes podem ser muito utilizadas em aulas de Geografia. Abaixo tentamos mostrar como construir maquetes a partir de mapas com curvas de nível.

Algo que sempre interessou aos professores de geografia e aos seus alunos é a construção de maquetes em sala de aula.

Uma maquete com detalhes topográficos pode ser construída com certa facilidade a partir das cartas. Os detalhes aparecerão ou não dependendo da escala com que se trabalha. Na Faculdade pedi algumas vezes maquetes amplas e maquetes mais simples. Elas sempre ficaram corretas e bem bonitas. No Caraça (muito antigo e tradicional Internato em Minas Gerais, hoje museu e pousada) existe uma maquete muito interessante confeccionada em lâminas de madeira.

Os passos para a construção da maquete seriam:

- desenhar em folha fina o contorno geral do mapa;

-desenhar no mesmo tipo de folha toda curva de nível de menor altitude

-desenhar em folhas separadas cada uma das curvas de nível mapeadas

-cole cada uma dessas folhas sobre isopor de meio centímetro;

-recorte as curvas do isopor, usando agulha quente

-cole as peças (as curvas), montando o relevo: as curvas de maior altitude sobre as de menor, até o topo das montanhas mais altas;

-passar massa corrida para eliminar os degraus e depois pintar.

- o trabalho pode ser feito em EVA, papelão ou outro material, o essencial é manter a equidistância e o mesma espessura do material para cada curva.

- calcular o exagero vertical como veremos a seguir.

Tento ilustrar abaixo: Crie uma paisagem da sua imaginação, abaixo criei uma colina em curvas de nível e vou fazer uma maquete com ela.




Continua... Para ver todo o processo de construção da maquete em Geografia, entre na página do site Cartografia Escolar AQUI!

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Vídeo:
 


Fontes: O texto pertence ao Espaço Educar, se você levar este texto para seu blog ou site por favor INDIQUE A FONTE (Profa Elizabeth Espaço Educar) as imagens possuem créditos inseridos abaixo de cada uma e o sites citados também. Abraços! Dúvidas, deixe comentário. Liza