"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Plano de aula"a Festa no Céu".

EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ – 2011
PLANEJAMENTO  DE AULA             
PROFESSORA :  Ivani Ferreira   TURNO:   tarde
Objetivos:
·        Criar hábito de ouvir  diferentes histórias para ampliar o conhecimento.
·        Ampliar o repertório de palavras
·        Estimular o prazer pela arte (confeccionar  brinquedo)
·        Fortalecer a musculatura.

Desenvolvimento: 

 MÚSICA DA HORA DA HISTÓRIA

      E AGORA MINHA GENTE
       UMA HISTÓRIA VOU CONTAR
       UMA HISTÓRIA BEM BONITA
       TODO MUNDO VAI  GOSTAR
       RÊ, RÊ, RÊ
       RÁ, RÁ, RÁ
NOS LIVRINHOS ENCANTADOS
TUDO PODE ACONTECER
VAMOS FICAR BEM QUIETINHOS
PARA A HISTÓRIA APRENDER
RÊ, RÊ, RÊ
RÁ, RÁ, RÁ
Ler o livro “A Festa no céu”.







Conversar sobre o livro:
ü O que ia ter no céu?
ü Quais animais poderiam ir?
ü Por que o jabuti não podia ir à festa?
ü O jabuti foi à festa ou não?
ü Como o jabuti fez para conseguir ir até o céu?
ü O que aconteceu com o jabuti quando foi voltar para casa?

Artes: Confeccionar um jabuti/pet.


PLANO DE AULA


Professora/estagiária: Gisele

Alunos atendidos: 1º ano

 

Conteúdos: Linguagem oral e escrita, matemática

TEMA: A  História da Dona Baratinha.

 

JUSTIFICATIVA:. A História da DONA BARATINHA é um gênero textual que estimula a reflexão sobre o dinheiro e casamento(escolha de um noivo),diferenças... como também possibilita a escrita, leitura e produção de forma dinâmica e prazerosa.

OBJETIVOS:

Ø  Desenvolver no aluno o prazer da leitura,

Ø  Estimular a criatividade e o imaginário.

Ø  Produzir vários gêneros textuais(listas de nomes, bilhete e receita)

 
CRONOGRAMA: 4 horas.

 

METODOLOGIA:

1º Momento: Contar a história “A  Dona Baratinha.”, utilizando um livro gigante.

           Após contar a história, conversar sobre o texto?

Problematize questionando:


-Qual era o desejo da D. Baratinha?
-O que aconteceu para que ela acreditasse que poderia realizar o seu desejo?
-Quais os animais quiseram casar com ela e foram recusados?
-O que fez D. Baratinha recusar seus pretendentes?
-Porque ela não se casou?
-Vocês mudariam o final da história? (ouvir as várias sugestões)

 

Após contar a história, combinar de dramatizá-la no final da aula , com os alunos.

 

2º Momento: Hora da produção:

 

    Como toda festa(casamento) precisa  de preparativos... conversar com os alunos que eles irão criar um anúncio sobre o casamento da Dona Baratinha.

 

 Anúncio

 

Ø Produzir um anúncio(coletivo) avisando sobre o casamento da Dona Baratinha.

Ø Escolher um aluno para fazer um cartaz com o anúncio para colocar no pátio.

 

3º Momento: Receita
Na festa da dona Baratinha vai ser servido um caldo de feijão ...então vamos ler a receita do caldo.

Ler a receita e registrar os ingredientes , no caderno .
 

4º Momento: Lista de convidados:

 

Criar uma lista de convidados para a festa da dona baratinha(Geralmente eles irão escolher entre os colegas da turma).

5ºMomento: Teatro  da Dona Baratinha

 

Realizar o teatro /dramatização da Dona Baratinha cantando....

Música: Dona Baratinha
Eliana

Era uma vez
uma baratinha
que queria que queria se casar
saiu voando procurando um barato
mas o barato tá difícil de achar  chá chá chá cha chá
quem quer casar com a dona baratinha
que é bonitinha
e tá prontinha pra casar
também tem dinheiro na caixinha
e gosta muito de dançar o  chá chá chá

  Recursos didáticos: Livro Com a história da Dona Baratinha; material impresso contendo a receita, Aparelho de som.

 

AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas, por meio da observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário