"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Atividade Família Silábica Letra B

Atividade Família Silábica Letra B

Você vai gostar da atividade Língua Portuguesa Conhecendo as letras e Atividade Matemática com Gráfico

A utilização das Famílias Silábicas é parte do que hoje é conhecido como Método Paulo Freire, apesar dele não ter criado método algum por ser um cientista livre de limitantes.
O Método Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetização de adultos desenvolvida pelo educador Paulo Freire e escrita por ele em Pedagogia da Autonomia.
A abordagem do método não foi nova e foi influenciada por Laubach.
Freire afirmou ter desenvolvido o método enquanto era diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife onde formou um grupo para testar o método na cidade de Angicos, RN. Aí alfabetizou 300 cortadores de cana em apenas 45 dias, isso porque o processo se deu em apenas 40 (quarenta) horas de aula e sem cartilha . Freire criticava o sistema tradicional, o qual utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa, que comumente se denomina como linguagem de cartilha, por exemplo Eva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre outros.
Etapas do método
Etapa de investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
Etapa de tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.
Etapa de problematização: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.
O método
As palavras geradoras: o processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente. Depois de composto o universo das palavras geradoras, elas são apresentadas em cartazes com imagens. Então, nos círculos de cultura inicia-se uma discussão para significá-las na realidade daquela turma.
A silabação: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica, com a mudança da vogal. (i.e., BA-BE-BI-BO-BU)
As palavras novas: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.
A conscientização: um ponto fundamental do método é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.
As fases de aplicação do método[editar | editar código-fonte]
Freire propõe a aplicação de seu método nas cinco fases seguintes:
1ª fase: Levantamento do universo vocabular do grupo. Nessa fase ocorrem as interações de aproximação e conhecimento mútuo, bem como a anotação das palavras da linguagem dos membros do grupo, respeitando seu linguajar típico.
2ª fase: Escolha das palavras selecionadas, seguindo os critérios de riqueza fonética, dificuldades fonéticas - numa seqüência gradativa das mais simples para as mais complexas, do comprometimento pragmático da palavra na realidade social, cultural, política do grupo e/ou sua comunidade.
3ª fase: Criação de situações existenciais características do grupo. Trata-se de situações inseridas na realidade local, que devem ser discutidas com o intuito de abrir perspectivas para a análise crítica consciente de problemas locais, regionais e nacionais.
4ª fase: Criação das fichas-roteiro que funcionam como roteiro para os debates, as quais deverão servir como subsídios, sem no entanto seguir uma prescrição rígida.
5ª fase: Criação de fichas de palavras para a decomposição das famílias fonéticas correspondentes às palavras geradoras.
História
Freire aplicou publicamente seu método, pela primeira vez no Centro de Cultura Dona Olegarinha, um Círculo de Cultura do Movimento de Cultura Popular (Recife). Foi aplicado inicialmente a cinco alunos, dos quais três aprenderam a ler e escrever em 30 horas, outros dois desistiram antes de concluir. Baseado na experiência de Angicos, onde em 45 dias alfabetizaram-se 300 trabalhadores, João Goulart, presidente na época, chamou Paulo Freire para organizar uma Campanha Nacional de Alfabetização. Essa campanha tinha como objetivo alfabetizar 2 milhões de pessoas, em 20.000 círculos de cultura, e já contava com a participação da comunidade - só no estado da Guanabara (Rio de Janeiro) se inscreveram 6.000 pessoas. Mas com o Golpe de 64 toda essa mobilização social foi reprimida, Paulo Freire foi considerado subversivo, foi preso e depois exilado. Assim, esse projeto foi abortado. Em seu lugar surgiu o MOBRAL, uma iniciativa para a alfabetização porém distinta do método freiriano.
Bibliografia
«O que é método Paulo Freire», Carlos Rodrigues Brandão (editor). São Paulo, Brasiliense, 1981.

Língua Portuguesa Conhecendo as letras.

Em fonética, consoante é qualquer fonema caracterizado por alguma obstrução ou constrição em um ou mais pontos do trato vocal. Deriva do latim consonante, que significa literalmente "soante + com = consoante", que descreve outra característica das consoantes: elas não podem aparecer sozinhas numa sílaba, pois devem estar acompanhadas de pelo menos uma vogal. Essa característica, no entanto, não é válida para todos os sons atualmente classificados como consoantes.
1- Quanto à zona de articulação:
A zona de articulação está relacionada com a região da boca onde as vogais são articuladas. 
a- média - é articulada com a língua abaixada, quase em repouso. Ex.: a (pasta). 
b- anteriores - são articuladas com a língua elevada em direção ao palato duro, próximo ao dentes. Ex.: é (pé), ê (dedo), i (botina). 
c- posteriores - são articuladas quando a língua se dirige ao palato mole. Ex.: ó (pó), ô (lobo), u (resumo).
2- Quanto ao papel das cavidades, bucal e nasal:
A corrente de ar pode passar só pela boca (orais) ou simultaneamente pela boca e fossas nasais (nasais). 
a- orais: (pata), (sapé), (veia), (vila), (sol), (aborto), (fluxo).
b- nasais: (fã), (tempo), (cinto), (sombrio), (fundo). 
3- Quanto à intensidade:
A intensidade está relacionada com a tonicidade da vogal. 
a- tônicas: café, cama. 
b- átonas: massa, bote. 
4- Quanto ao timbre:
O timbre está relacionado com a abertura da boca. 
a- abertas: (sapo), (neve), (bola). 
b- fechadas: ê (mesa), ô (domador), i (bico), u (útero) e todas as nasais. 
c- reduzidas: são as vogais reduzidas no timbre, já que são vogais átonas (orais ou nasais, finais ou internas). Exemplos: (cara, cantei). 
Curiosidades:
Alguns autores citam um terceiro tipo de vogal quanto à intensidade, as subtônicas. Ver CEGALLA E LUFT
Ex.: pazinha
Classificação das Consoantes
As consoantes são classificadas de acordo com quatro critérios:
1- Modo de articulação: é a forma pela qual as consoantes são articuladas. Quanto ao modo de articulação, as consoantes podem ser oclusivas ou constritivas. 
a- Nas oclusivas existe um bloqueio total do ar.
b- Nas constritivas existe um bloqueio parcial do ar.
2- Ponto de articulação: é o lugar onde a corrente de ar é articulada (lábios, dentes, palato...). De acordo com o ponto onde é articulada, as consoantes são classificadas em: 
a - bilabiais- lábios + lábios.
b- labiodentais- lábios + dentes superiores.
c- linguodentais- língua + dentes superiores.
d- alveolares- língua + alvéolos dos dentes.
e- palatais- dorso do língua + céu da boca.
f- velares- parte superior da língua + palato mole.
3- Função das cordas vocais: se a cordas vocais vibrarem, a consoante será sonora; caso contrário, a consoante será surda.
4- Função das cavidades, bucal e nasal: caso o ar saia somente pela boca, as consoantes serão orais; se sair também pelas fossas nasais, as consoantes serão nasais. 
Artigo Relacionado:  Rotina na Educação Infantil

Atividade Matemática com Gráfico

Atividade Matemática com Grafico

Por que o aluno, nas séries iniciais, precisa aprender a construir e interpretar gráficos e tabelas? Porque eles estão em toda parte e esse conhecimento matemático (presente em todas as disciplinas) e, também, uma das diversas formas de gênero textual será uma constante em toda a sua vida acadêmica, em seu dia a dia. O aluno, nas séries iniciais, descobre uma maneira de ler e de raciocinar sobre quantidades de forma não somente gráfica como através de uma imagem associada a dados, quantidades expressas em números.
Desde o 2ºAno do Ensino Fundamental, (para as crianças que já dominam o sistema alfabético que já compreende que cada letra (grafema), geralmente, é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma), os alunos precisam aprender a ler gráficos e tabelas que são ferramentas que apresentam, de acordo com *Capelossi Reis, informações de “forma mais visual”
Há vários tipos de Gráficos, porém, basicamente, os mais comuns são:
Gráficos de Barras
Os gráficos de barras ou colunas são usados para comparar dados quantitativos. É formado por barras ou colunas com a mesma largura com comprimentos que variam de acordo com a quantidade que representam. A barra mais longa é a referência para as outras barras.
Gráfico de Setor
O gráfico do tipo setor é mais apropriado para agrupar ou organizar quantitativamente dados, levando em conta um total. A circunferência
representa o todo e a divisão representam os números relacionados com o tema em questão.
Gráfico de Linhas
O gráfico de linhas é uma forma de apresentar a evolução de um dado.
Para que o professor tenha sucesso com essas atividades com os alunos das séries iniciais é necessário que seja uma atividade com base no cotidiano da turma, a coleta de dados, a construção do gráfico, através do que é significativo para eles.
Exemplos: trabalhar gráfico e tabelas depois de uma atividade realizada na sala, como por exemplo:
Gráfico de barras – após um lanche coletivo, em que cada criança traz de casa o lanche, que deverá ser listado na lousa para a coleta delan dados, no final do lanche, construindo o gráfico em que as barras vão mostrar qual foi a preferência da maioria: frutas, bolo, sanduiches,doces, refrigerantes, sucos, etc.
Gráfico de setor – propor aos alunos uma identificação por ordem de tamanho. O professor leva uma fita métrica, mede os alunos e coloca os dados na lousa, depois será construído o gráfico, com as divisões representando a quantidade de alunos nos diversos tamanhos coletados.  mecr   
Gráfico de linhas: o professor solicita aos pais que enviem o cartão da criança (vacinas e gráfico de crescimento) e levando umaccr réplica em tamanho ampliado e colocado na lousa procederá com os alunos a interpretação.
Após a realização das atividades motivadoras, da construção do gráfico e tabela, produzir um texto coletivo e/ou solicitar uma produção individual, de acordo com a atividade realizada e a forma como os alunos trabalharam, o professor saberá qual o tipo de produção fará. E para as atividades matemáticas poderá fazer o uso de um questionário com perguntas que estabelecem dados quantitativos e como se relacionam entre si.

Atividade 1º Ano Curiosidades - Morcegos



A atividade abaixo foi elaborada pra turma do 1° ano dentro do tema Curiosidades Mundo Animal .
Nela você encontra um texto informativo sobre a vida dos morcegos e pode explorá-lo com seus pequeninos.
Quando soube que morcego era mamífero e não ave no primário fiquei maravilhada. Imagina se soubesse tudo que está descrito no texto que usei pra essa atividade.Poderia ter me tornado uma bióloga . Legal, né?

Brincadeiras a parte ...

Explorem o texto de maneira devida e realize a atividade de forma gostosa, para mais tarde verificar o excelente aprendizado de suas crianças.

Beijinhos da Gi!
Atividade 1º Ano Curiosidades -  Morcegos

Atividade 1º Ano Copa do Mundo Sílabas

BOA NOITE QUERIDOS.
Atividade elaborada para turma do 1° ano, para se trabalhar o 
vogais, consoantes  e as sílabas  utilizando palavras ligadas ao tema do momento, ou seja, Copa do Mundo da África.

Atividade Sílabas 1º Ano

Vamos trabalhar com sílabas?
Separe a turma em  2 ou 4 grupos
Utilizando palavras relacionadas ao tema Copa do Mundo o professor deve confeccionar pequenos cartões com diversas sílabas e entregar a cada um dos grupos orientando-os a que montem o maior número de palavras no tempo estipulado pelo professor ou sugerido por eles.
Para que se torne interessante o professor pode pedir uma palavra e esperar que eles consigam montar a palavra pedida.
Crie novas regras e recriem em cima dessa ideia.
Como tarefa de complementar  aplique a atividade abaixo de modo a verificar o aprendizado do aluno.
Beijinhos da Gi!

Atividade Matemática - Temática Festas Juninas

Dizem que afirmação retirada de um texto sem contexto é apenas pretexto!
Concordo plenamente e acrescento que na área educacional se dá da mesma forma.
As Festas Juninas vem sendo trabalhadas ano após ano no intuito de despertar o prazer pela cultura de nosso país.
De quatro em quatro anos o Brasil respira Copa do Mundo, de dois em dois anos transpiramos Olimpíadas e ano após ano no mesmo período se trabalha o mesmo tema.
Falamos muito em inovar, mas não deixamos de trabalhar um tema que é rico sim, mas repetitivo.
Procurando alternativas para isso que chama repetitivo (sou altamente crítica) esbarrei como os demais professores na impossibilidade de se trabalhar um tema diferente, então que se pode fazer é contextualizar tudo, aplicar a interdisciplinaridade e prosseguir por mais um mês tentando fazer as crianças não usarem a frase.
- Pró, isso de novo?
Na atividade abaixo um desenho muito interessante, um menino colhendo milho
Muitas crianças jamais viram um pé de milho, nos plantamos no quintal aqui de casa.
Trabalharemos da seguinte forma.
Traremos a sala de aula milho e seus derivados e montaremos uma mesa.
Atividade Matemática - Temática Festas Juninas

Atividade Temática Festas Juninas 1º Ano

A atividade abaixo  foi desenvolvida para uma turminha do 1° ano dentro do tema Festas Juninas.
É recomendável que o professor explore a imagem de todas as formas e não apenas entregue o ofício na mão do aluno e aguarde.
É preciso que o aluno tenha conhecimento daquilo que estará realizando, portanto cumpra seu papel de forma adequada.
O professor pode  passar aos alunos as informações necessárias sobre o perigo dos rojões, falar sobre a tradição das fogueiras que são acesas em frente as casas no interior para se assar milho etc ...
O professor pode escolher a melhor frase de cada aluno e junto à eles montar um painel em papel metro com as frases escritas Atividade Festas Juninas
orientando  para que o decorem com dobraduras de balões e bandeirinhas confeccionadas pelos alunos.
No resto da semana esse painel deverá ser utilizado para se trabalhar outros conteúdos de forma interdisciplinar.
O professor deve utilizar as frases para montar situações problemas e/ ou propor temas para produção textual, bem como discutir problemas ambientais (uso indevido de balões) ou mesmo passar noções de primeiros socorros.
Beijinhos da Gi!!

Atividade Geometria 1° Ano O Cubo Pinóquio e Jogo de Adivinha


Nesta atividade vamos trabalhar com montagem do Cubo e escrita de nomes próprios.
Antes da montagem o professor orientará seus alunos a que escrevam seu nome, o dela e de um amigo de quem goste muito.
Depois será feito o recorte e colagem para ao fim as crianças brincarem de QUEM ADIVINHA.
Como jogar?
Atividade Geometria 1° Ano O Cubo Pinóquio


  1. Um aluno( desafiador) vai ao centro, informa os nomes que estão em seu dado e desafia um dos colegas a que adivinhe qual face ficará para cima.
  2. O colega ( desafiado) escolhe o nome que acredita ficará com a face para cima e o dado é jogado.
  3. Em acertando o colega toma o lugar do amigo desafiando outra criança, agora com seu dado.
  4. Após 3 tentativas sem acertos o desafiador continua o jogo desafiando outro colegas 
Veja também sugestões de atividade com formas geométricas

Ditado Lacunado 1° Ano Fábula A Lebre e a Tartaruga


Vamos trabalhar ditado lacunado explorando um antiga e maravilhosa Fábula de Esopo?
A sugestão veio direito do universo imaginário de A Lebre  e a Tartaruga.
Boa Aula
Ditado Lacunado 1° Ano Fábula A Lebre e a Tartaruga
As fábulas de Esopo são maravilhosas e mexem com o imaginário infantil.

A Lebre e a Tartaruga mostra muitas lições que podem e devem ser colocadas para a turma, basta que o professor saiba aplicá-las de um modo criativo e divertido.

* A presunção da Lebre  e sua auto confiança exagerada
* A capacidade da Tartaruga em sentir que poderia ganhar ainda que tudo indicasse o contrário
* O deboche da Lebre e sua derrota no final

Tudo isso pode ser explorado através de situações reais.

Durante a aula muitos se gabam de ter terminado um dever antes ou ter acertado todas as questões e afim de competir desdenham dos demais que desconhecendo sua capacidade não fazem como a tartaruga desafiando e encontrando meios de chegar na frente.

A vida é uma corrida para todos nós. Um dia estamos na frente, porém no momento em que cochilamos vem alguém e cruza a linha de chegada ficando com uma vaga que seria nossa se fossemos mais prudentes.

Mas lembre e faça com que seu aluno igualmente possa lembrar que na maioria das vezes não importa chegar na frente importa chegar a algum lugar, focar num objetivo e a passos lentos ou largo alcançá-lo.

Atividade Numeral 1 e 2 / 1º Ano

Como podem ver é uma atividade bastante simples pra início de ano letivo com alunos do 1º ano que pode ser aplicada á outras turmas devido o grau de dificuldade muito baixo.
Trabalhando os numerais 1 e 2 podemos fazer contextualização e trabalhar Animais Mamíferos.
Mas de que forma essa contextualização se daria?
Bem, primeiro você iria precisar de 1 ou 2 animaizinhos fofos pra levar á sala de aula e colocar em contato com os alunos pra que através da observação eles pudessem identificar um animal mamífero e suas características. Parece uma tarefa difícil, mas se você não tiver um cãozinho ou um gatinho sempre há um vizinho abençoado pra lhe ceder seu animalzinho por algumas horas.
Eu aconselho o cãozinho já que gatinhos costumam fugir (rsrs)
O ideal nessa aula seria deixá-los a vontade pra explorar, brincar e tirar sus próprias conclusões, isso feito  se aplicaria  o conteúdo através de história inventada, teatro de fantoches ou aula expositiva e explicativa , nesse último caso seria interessante fazer uso de cartazes ou de televisão de papelão pra expor os diversos animais mamíferos e elaborar pra o mural sessão você sabia .... onde apareceriam curiosidades do mundo dos mamíferos.
Não esqueça de citar mamíferos como o morcego e o ornitorrinco.
Você pode ver atividade de curiosidade sobre os morcegos clicando aqui!

Beijinhos meus Queridos! 

Trabalhando Dígrafos com Bidu

Bom dia queridos!
Venho desde ontem tentando postar novidades pra vocês, mas a net aqui está péssima, de modo que só agora consegui.
Mas tudo bem , espero que ela melhore nos próximos dias e possamos trocar ideias maravilhosas.
A atividade Trabalhando dígrafos com Bidu pode ser aplicada em turmas de 1º e 2º ano.
Beijinhos 
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário