"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

dia dos pais
dia dos pais
dia dos pais
dia dos pais



dia dos pais
dia dos pais


Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.


dia dos pais
dia dos pais



dia dos pais
dia dos pais
dia dos pais
dia dos pais
dia dos pais

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).


dia dos pais
dia dos pais
dia dos pais
dia dos pais
dia dos pais

POEMA PARA O DIA
DOS PAIS
dia dos pais
1ª série: Papai, obrigado por existir!
Você faz a minha vida
Muito mais feliz!
dia dos pais

2ª série: Quero sempre tê-lo
Ao meu lado,
Papai amado!
dia dos pais

1ª série: Você foi, é, e sempre será
O melhor pai do mundo
E disso ninguém se esquecerá.

2ª série: Vou seguir o seu exemplo
Ser bastante trabalhador
Nas horas de folga
Distribuir o seu amor.

1ª série: Sou privilegiado
Tenho um pai
Abençoado!
dia dos pais

2ª série: Meu pai queridinho
Como eu te quero bem
Sei que sou sua vida
És a minha também.

1ª série: Vamos todos neste dia
Oferecer nosso amor
Hoje é só alegria
Papai é homem de valor.

2ª série: Você é meu grande amigo
E me enche de carinho,
Com seu olhar protetor
Guia todos os meus caminhos.
Todos: Agradeço a Deus...
O papai que me deu!
Viva o papai! Viva!

PARÓDIA
Bola de Sabão

Papai,
Queria tanto te dizer
Que sou louco por você
E agradecer as anjos, a Deus, quem sabe....
Que nuca seja tarde
Pra te encher de carinho
E te fazer cafuné
Nas nuvens
Te vejo como o sol
Que brilha no infinito
E eu só quero te amar
Pai, você caiu do céu
Me pega no seu colo
Que eu viajo além do horizonte, ê, ê
Pirou minha cabeça e o coração
Feito bola de sabão
Pai sou louco por você, ê, ê

JOGRAL


Que presente darei?
O dia do papai vai chegar
E um lindo presente quero comprar

( Grupo A )
Fui nas lojas olhei, olhei...
Mas nada encontrei...
( Grupo B )

O presente do papai
Não há dinheiro no mundo
Que possa comprar.
O que vou lhe ofertar?

( Os dois grupos juntos )
Ah! Já sei! ( Os dois grupos juntos )
Muito carinho e amor

( Grupo A )
Bastante dedicação

( Grupo B )
A ele entregarei meu coração! ( Os dois grupos juntos )


DINÂMICA DO NOME

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.
 



DINÂMICA DO "ESCRAVOS DE JÓ"


Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.
Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).
Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser :

Os escravos de jó jogavam cachangá;
os escravos de jó jogavam cachangá;
Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes) 

1º MODO NORMAL:

Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA), zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que repete duas vezes).
2º MODO:
Faz a mesma seqüência acima só para a esquerda
3º MODO:
Faz a mesma seqüência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.

4º MODO:
Faz a mesma seqüência acima em pé executando com um pé.
5º MODO:
Faz a mesma seqüência acima com dois toquinhos, um para cada lado. 







DINÂMICA DA "ESCULTURA"


Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade.
2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa :
Um participante trabalha com escultor enquanto os outros ficam estátua (parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar :
-estátua mais engraçada
-estátua mais criativa
-estátua mais assustadora
-estátua mais bonita, etc.
Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.
 

DINÂMICA DA "SENSIBILIDADE"




Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de dentro vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos, sentí-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois, todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro do círculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que façam novo círculo voltado para fora, dentro do respectivo círculo. Ainda com os olhos fechados, (proibido abrí-los), vão tocando de mão em mão para descobrir quem lhe deu a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer _Esta! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta novamente.

Obs: Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha, olhos, joelhos, etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.
 

DINÂMICA DO “MESTRE"


Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar. O adivinhador tem duas chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.

DINÂMICA DO "ROLO DE BARBANTE"


Em círculo os participantes devem se assentar. O Coordenador deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.

Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos como o Natal e festas de fim de ano. Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar um agradecimento e desejar feliz festas. Pode ser utilizado também o mesmo formato da 
Dinâmica do Presente


DINÂMICA DO "SUBSTANTIVO"


Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil, dividí-la e ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.


Dinâmica da 

“Verdade ou Conseqüência?”


Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Conseqüência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente devem responder a verdade. Se ele responder conseqüência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.


Dinâmica do "Qualidade"


Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando. 
 


Dinâmica do "Pegadinha do Animal"


Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.
Obs: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral. 
Objetivo: "quebra gelo" descontração geral. 
 

Amar ao Próximo.
 
Duração: 30 min.Material: papel, lapis. 
Divida a turma em grupos ou times opostos.
Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar. 

Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.
Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.
Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:
Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?
E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?
Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".
Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?
Encerre com uma oração. 

Se houver tempo, cumpram as tarefas sugeridas, não numa forma competitiva, mas todos os grupos se ajudando.

Flash: Efeito de texto no Mouse

Olá!!
Vamos aprender a fazer um divertido efeito de mouse, com as letras de um nome seguindo o cursor para onde ele for.
Basta seguir as instruções e se divertir ^^ .
1º Crie um novo documento no flash com o tamanho e FPS que achar melhor.
2º Click no frame 1 e vá no painel de Action Script.
3º Copie e cole o código abaixo e divirta se!!
Text = “WarezDesign.com”; // seu texto
letters = Text.split(“”);
letterformat = new TextFormat();
letterformat.font = “Comic Sans MS”; // fonte a ser usada
letterformat.align = “center”; // alinhamento
letterformat.size = “14″; // tamanho da fonte
letterformat.color = 0×550099; // cor da fonte
letterformat.bold = true; // negrito
spacing = 6;
speed = 4;
for (var LTR = 0; LTR
mc = _root.createEmptyMovieClip(LTR+”l”, LTR);
mc.createTextField(letters[LTR]+”t”, LTR, LTR*spacing, 10, 20, 20);
with (mc[letters[LTR]+”t”]) {
text = letters[LTR];
setTextFormat(letterformat);
selectable = false;
}
if (LTR) {
mc.prevClip = _root[(LTR-1)+"l"];
mc.onEnterFrame = function() {
this._x += (this.prevClip._x-this._x+5)/speed;
this._y += (this.prevClip._y-this._y)/speed;
};
} else {
mc.onEnterFrame = function() {
this._x += (_root._xmouse-this._x+10)/speed;
this._y += (_root._ymouse-this._y)/speed;
};
}
}
►Resultado final◄
Testado em Flash CS3 e CS4 – AS2

MAPA BRASIL: ESTADOS

Mapa Brasil Estados: Aqui você enconta o Mapa Brasil, Estados da Federação para trabalhos escolares com as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e região Sul do Brasil. Você pode imprimir em cores ou preto e branco para a criança colorir. Mapa do Brasil com Estados.
Mapa Brasil Estados

MAPA BRASIL: ESTADOS

Mapa Brasil Estados: Aqui você enconta o Mapa Brasil, Estados da Federação para trabalhos escolares com as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e região Sul do Brasil. Você pode imprimir em cores ou preto e branco para a criança colorir. Mapa do Brasil com Estados.
Mapa Brasil Estados

Cachorrinho colorir Desenhos de animais colorir

Animais colorir. Brinque desenho e colorindo desenhos infantis. Divirta-se sempre que for possível, pois, o tempo passa e não volta mais. Seja feliz! Brinque! Respeite sempre seus pais e professores. Sempre digo: estude sempre!


TUDO O QUE PRECISO SABER

 Gosto deste texto pois ele leva a refletirmos o valor que tem o professor da Educação Infantil, que muitas vezes é discriminado perante a classe; como se seu trabalho tivesse menos valia que de outrem… Mas eu sempre digo para as minhas queridas professoras: nós temos nas mãos a chance de mudar o mundo, se algo ainda pode ser feito é através da educação infantil… Acreditem!! Beijocas queridas!
Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia. Estas são as coisas que aprendi lá:
1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Não bata nos outros.
4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume a sua bagunça.
6. Não pegue as coisas dos outros.
7. Peça desculpas quando machucar alguém.
8. Lave as mãos antes de comer e reze antes de deitar.
9. Dê descarga.
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.
11. Respeite o outro.
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco… Desenhe um pouco… Pinte um pouco… Cante um pouco… Dance um pouco… Brinque um pouco… e trabalhe um pouco todos os dias.
13. Tire uma soneca às tardes.
14. Quando sair, cuidado com os carros.
15. Dê a mão e fique junto.
16. Repare nas maravilhas da vida.
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem… Nós também.
Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo ou ao seu mundo e verá como ele é verdadeiro, claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.
Estas são verdades, não importa a idade.
Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.
                                                                                                                                Robert Fulghum