"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 15 de junho de 2013


























































1. PROJETO INTERDISCIPLINAR ENSINO DA MATEMÁTICA AVM – FACULDADE INTEGRADA
2. Componentes do grupo:Ana Cristina Oliveira Lemos Karina Cançado Valério Katiana Souza Reis Maria Fernanda Teixeira Herig Professor: Heitor Achilles Agosto/2011
3. INTRODUÇÃOO Tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Seu nome original é: Tch´ i Tch´ iao Pan, significa as sete tábuas da argúcia. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com formas geométricas resultantes da decomposição de um quadrado, são elas: · 2 triângulos grandes; · 2 triângulos pequenos; · 1 triângulo médio; · 1 quadrado; · 1 paralelogramo.Informação disponível no site: www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID.
4. PROPOSTA: Avalie a pertinência do uso desse software ao longo das séries do Ensino Fundamental I, sob o ponto de vista pedagógico. O Software educacional Tangram é um jogo computacional,conhecido muito pelo seu uso didático e é utilizado como mais um instrumento de apoio ao ensino da geometria plana. O jogo tem como principal objetivo estimular os educandos a identificar, descrever e comparar figuras geométricas, desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade, a capacidade de análise e síntese. Com o manuseio do software espera-se que os educandos possam adquirir habilidades de visualização, percepção e composição e decomposição de figuras, com participação ativa, levando o aluno a construir seu conhecimento.
5. O Tangram, como jogo ou como arte, possui um forte apelo lúdico e oferece àquele que o utiliza um envolvente desafio. Cada vez mais presente nas aulas de Matemática e de outras disciplinas como a de artes por exemplo, as formas geométricas que o compõem, permitem que os profissionais da educação vejam neste material a possibilidade de inúmeras explorações no contexto escolar.
6. O Tangram ao ser utilizado nas aulas de matemática propicia aos alunos o desenvolvimento do raciocínio geométrico, percebe formas representa figuras geométricas através da construção e criação. O software TANGRAM permite que se construa uma grande variedade de figuras a partir de sete peças. Com o uso do cursor as peças podem ser rotadas, refletidas, giradas, transladadas, etc. Esses movimentos permitem um enfoque construtivista na atividade realizada. Com as sete peças é possível criar e montar figuras diversas como animais, plantas, pessoas, objetos, números e figuras geométricas. Além de trabalhar a lógica e a criatividade, retas, seguimentos de retas, pontos e vértices.
7. Jogos como o Tangram permitem promover a compreensão do conceito, seu processo de construção e as habilidades envolvidas nessa construção. Por ser considerado uma ferramenta pedagógica o Tangram favorece a concentração e atenção, desenvolve o raciocínio, possibilita a criação de estratégias e regras, trabalha com a emoção, desenvolve a capacidade indutiva, espacial, auditiva e visual, tudo de forma lúdica e prazerosa.
8. Com o auxilio das sete peças do Tangran podemos abordar os seguintes assuntos no ambiente escolar: - Desenho de formas geométricas planas; - Visualização e representação de figuras planas; - Exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras; - Compreensão das propriedades das figuras geométricas planas; - Representação e resolução de problemas usando modelos geométricos ; - Noções de áreas; - Frações; - Identificação; - Comparação; - Descrição; - Classificação;
9. O software Tangram permite o desenvolvimento de habilidades importantes para a aquisição de conhecimentos em outras áreas tais como: - Visualização / diferenciação; - Percepção espacial; - Análise / síntese; - Desenho; - Relação espacial; - Escrita e - Construção.
10. Proposta: Elabore uma atividade que inclua a utilização desse software. Lembre-se que essa atividade deve se basear nos princípios da Didática da Matemática Francesa, em especial, e deve estar de acordo com os aspectos positivos e relevantes da Teoria das situações didáticas para o processo de ensino e aprendizagem. O trabalho que o francês Guy Brousseau desenvolveu tornou-o um dos pioneiros da Didática da Matemática. Uma das suas teorias está definida como A Teoria das Situações Didáticas que foi desenvolvida por ele e se baseia no princípio de que cada conhecimento ou saber pode ser determinado por uma situação, entendida como uma ação entre duas ou mais pessoas. Partindo princípio pensamos que para que ela seja solucionada, é preciso que os alunos mobilizem o conhecimento correspondente e para exemplificar este cenário temos o jogo, que pode por exemplo se utilizado na sala de aula levar o estudante a usar o que já sabe para criar uma estratégia adequada.
11. Uma situação didática acontece quando construímos perguntas para se chegar a resposta do problema. O papel do professor é levar o aluno a construir conhecimentos através de perguntas que o estimula a construção. Por está respaldada em questões científicas, na ciência matemática a situação didática permite que a prática em sala de aula seja permeada de informações embasadas em teoria e na prática permitindo assim que o aluno identifique e desenvolva seu aprendizado de forma a agregar valor ao conhecimento adquirido antes de chegar a sala de aula.
12. Na teoria das situações didáticas existe um conceito de extrema importância que é o de "milieu" que em tradução literal do francês para o português seria a palavra meio. O "milieu" é tudo que interage com o aluno de forma antagônica, ou seja, de forma a desafiar o aluno a encontrar respostas das situações problemas. Com base nesta teoria elaboramos atividades que buscam abarcar situações que fazem parte da teoria das situações didáticas que são: Situação de ação, Situação de formulação, Situação de Validação e Situações de institucionalização. Destarte, nesta atividade, o aporte será dado as investigações que conceberão o educando como sujeito participativo na produção do conhecimento e considerará as formas particulares de aprender e pensar de cada aluno.
13. Dados da Atividade:1.Objetivos da aula: - Confeccionar o Tangram usando E.V.A. - Desenvolver a linguagem oral e interpretativa através da contação de história; - Acessar o software Tangram através do uso do computador - Identificar e classificar as peças que formam o Tangram 2.Duração das atividades - Duas aulas de 55 minutos cada 3.Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: - Figuras geométricas 4.Recursos: Computador, software Tangram,régua, calculadora, E.V.A., tesoura, lápis preto, pilot .
14. As etapas e estratégias de realização SALA DE AULA: 1ª  Etapa: Por ser a primeira vez que os alunos têm acesso ao software Tangram conversaremos com eles sobre história do Tangram, do que se trata, onde surgiu, sobre as peças e como elaboraremos a atividade utilizando o software. Além de ter acesso ao software Tangram vamos construir o Tangram passo a passo. O Tangram será construído com EVA, régua, pilot conforme exemplo abaixo:
15. 1º passo: Recorte o EVA ou o papel cartaz em forma de um quadrado:
16. 2º Passo: Trace um segmento de reta que vai do vértice b ao vértice h, dividindo o quadrado em dois triângulos iguais.
17. 3º Passo: Para encontrar o ponto médio do segmento de reta BH, pegue o vértice A e dobre até o segmento BH o ponto de encontro do vértice A e do segmento BH será o ponto médio de BH.
18. Agora trace um segmento de reta que vai do vértice A ao ponto D, formando três triângulos.
19. 4º passo: Dobre o vértice J até o ponto D assim formando dois pontos, um no segmento BJ e outro no segmento HJ.
20. Agora trace um segmento de reta do ponto E ao ponto I.
21. 5º Passo: Trace uma reta perpendicular do ponto D ao segmento EI.
22. 6º Passo: Trace dois segmentos de reta paralelos ao segmento DG e outro ao lado AH.
23. Após confeccionar o Tangram conversaremos sobre as impressões que os nossos alunos tiveram durante sua confecção.
24. 2ª Etapa: Contação de história Em circulo, cada aluno será convidado a contar uma parte da história abaixo. UMA CIDADE QUADRADA“ Era uma vez uma cidade onde todos eram iguais, todos eram quadrados, e ninguém questionava nada. Porém, um dia, uma menina começou a se dar conta dessa semelhança e perguntou a mãe o porquê das pessoas serem assim todas quadradas. A mãe simplesmente respondeu: "Porque sim!". A menina inconformada resolveu dobrar-se ao meio, e cortar-se, pois assim formaria outras formas. Então assim procedendo, ela virou um pássaro, criou asa e conseguiu voar. Dessa maneira poderia conhecer outros lugares, ver outras pessoas. Porém a menina queria mais. Então guardou uma das asas e dobrou a outra novamente ao meio, cortando-a e obtendo mais dois triângulos. Agora, ela que era um quadrado, transformou-se em três triângulos e poderia formar uma série de figuras.
25. Vamos ajudá-la? Depois de brincar muito com os três triângulos, ela pensou e decidiu não cortar outra vez o triângulo maior ao meio, mas encostou a sua cabeça bem na metade do lado oposto. ao dobrar-se bem, resolveu cortar-se na dobra recém feita, ficando então, com quatro figuras. Que feliz que estava, poderia brincar muito agora com todas essas partes, construindo mais formas. Vamos brincar com ela? Mas, acham que ela parou aí? Que nada! Continuou suas descobertas, desta vez cortando ao meio o trapézio que havia formado. Sabe o que obteve? Isto mesmo, um par de sapatos! Vocês já imaginaram o quanto ela aproveitou! Caminhou, caminhou até cansar e viu que por todos os lugares onde ia, as pessoas eram sempre quadradas. Pobrezinha tanto andou que um dos dois sapatos quebrou o bico. Aí, caminhou igual ao Saci-Pererê, e acabou quebrando o salto. Mas sabe o que aconteceu? Em vez de ficar triste ela ficou exultante, pois conseguiu dividir-se em sete partes. Agora, vamos tentar montar as sete partes, para construir o quadrado inicial?”
26. Após contar a história acima perguntaremos se eles conhecem o nome das figuras que encontramos na história. Conhecendo os alunos acreditamos que eles nomeiem com facilidade o triângulo e o quadrado (losango), já o paralelogramo, talvez eles não conheçam, sendo necessário você apresentar. Pode ser que os alunos apontem o quadrado como sendo um losango, mostre que realmente ele é um losango (quadrilátero com todos os lados de mesma medida), porém, como todos os ângulos são retos ele também é um quadrado.
27. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA No laboratório de informática os alunos terão acesso ao software no qual visualizará as peças do Tangram. Enquanto eles se familiarizam com o programa mostraremos como eles poderão girar as formas colocando o mouse nos cantos das figuras onde aparecerá um ponto no qual, segurando com o mouse, pode-se girar a forma. Para rotacionar a forma devem selecioná-la e clicar no primeiro botão do lado direito . Além disso, eles poderão colorir as formas como quiserem, para isso, basta selecionar uma forma e a cor desejada no menu do lado direito.
28. Após conhecerem o programa solicitaremos que eles identifiquem as formas geométricas nomeando-as verbalmente e em seguida agrupar as peças de acordo com as mesmas características. Provavelmente eles irão fazer dois grupos um de triângulos e outro de quadrilátero, ou três um com triângulos, um com o quadrado e outro com o paralelogramo. Acontecendo estas situações questionaremos quais os critérios utilizados para a classificação que eles realizaram.
29. No caso dos dois grupos, é bem provável que a classificação tenha sido pelo número de lados. Já se fizeram três grupos eles podem ter usado os nomes, triângulos, quadrado e paralelogramo, para classificar. Se as duas classificações aparecerem, pergunte se existe alguma semelhança e/ou diferença nas classificações e qual delas seria a mais adequada para usar na classificação das figuras geométricas usando a nomenclatura pelo número de lados (triângulo e quadrilátero). Caso só apareça a classificação em três grupos, questione se eles podem fazer de outra forma, usando apenas o número de lados. Assim, você estará induzindo-os a classificar pelo número de lados.
30. Vamos levá-los a compreender que o paralelogramo é um quadrilátero assim como o quadrado. Aproveite esse momento para mostrar as características dos triângulos e dos quadriláteros. A seguir, os alunos responderão os seguintes problemas:  -  Com quais peças podemos cobrir o quadrado? - Com quais peças podemos cobrir o triângulo maior? - E o paralelogramo? - Das sete peças, qual é a de maior área? E a de menor área? - Usando apenas o triângulo menor, quantos são necessários para cobrir o quadrado, o triângulo médio, o triângulo maior e o paralelogramo? - Quais são as figuras planas existentes? - Porque elas são consideradas planas? - Qual a formula para realizarmos o cálculo ? - Os cálculos das figuras planas serão realizados na calculadora do computador
31. Definição de papéis: Os alunos assumirão o papel de pesquisador e construtor do conhecimento, com isso assumirão o papel de ativo e o professor será o mediador do conhecimento. Avaliação: esta será realizada durante as atividades propostas. Observaremos a ação, atitude, interesse, perseverança na busca de soluções, espírito de colaboração, participação de todos e no final, o aluno se auto-avaliará.
32. Sites consultados:http://portfoliomatematica.no.sapo.pt/a_primeira_aula1.htmhttp://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/a-configuracao-geometrica-tangram.htmhttp://brincandocomtangram2.blogspot.com http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_situações didáticashttp://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/guy-brousseau-473927.shtmlhttp://revistaescola.abril.uol.com.br/matematica/fundamentos/pai-didatica-matematica-427127.shtml www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID.



PROJETO PEDAGÓGICO

1. O Tangram no Ensino da Matemática 

2. Disciplina: Informática Educativa II Tutora: Ângela Pólo : Campo Grande Grupo : ZERINHOUM COMPONENTES : Carlos Homero Gonçalves Carrocino Fábio Luiz Machry Rodrigues Garcia Sérgio Ferreira Silva Teresa Cristina Medeiros Carvalho

3. ENFOQUE PEDAGÓGICO: Abordagem construtivista. 
TEMA CENTRAL: O Tangram no Ensino da Matemática

4. JUSTIFICATIVA: O ensino da geometria tem sido objeto de discussões e controvérsias, merecendo, nos últimos anos, a atenção marcante de matemáticos, educadores, pesquisadores e estudiosos. Sendo assunto de grande importância na escola, tem ainda sido relegado a segundo plano no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É necessário que sejam empreendidos esforços no sentido de resgatar o espaço da geometria na escola e investir na melhoria do trabalho docente. O computador tem provocado uma revolução na educação pela sua capacidade de despertar o interesse dos alunos e as inúmeras possibilidades de implantação de técnicas de ensino, propiciando um ambiente de aprendizagem onde o aluno interage com os objetos de aprendizagem, construindo assim o seu conhecimento. O Tangram é um quebra-cabeça chinês, muito antigo, composto de apenas sete peças que permite explorar diversos conceitos geométricos e desenvolver habilidades imprescindíveis ao processo de ensino aprendizagem da geometria.

5. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: Realizar diversas atividades utilizando o Tangram com os recursos tecnológicos da web 2.0, num ambiente colaborativo de aprendizagem. Pretende-se com essas atividades levar o aluno a desenvolver o raciocínio lógico e geométrico (habilidades de visualização, percepção espacial e análise de figuras); praticar as relações espaciais, e perceber formas geométricas, saber representá-las, construí-las e criar formas a partir delas. O aluno ao utilizar o tangram desenvolve sua capacidade de visualização, de percepção espacial, de análise e criatividade. As atividades envolvendo o Tangram num ambiente virtual de aprendizagem , com os recursos tecnológicos da web 2.0 tornam o aprendizado mais prazeroso e significativo. A realização de atividades em ambiente virtual permite também a construção de múltiplos conhecimentos .

6. DISCIPLINA/ ANOS ENVOLVIDOS: Matemática / 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental RECURSOS TECNOLÓGICOS: Computadores com acesso a Internet e recursos da web 2.0 ( Blog, vídeos, slideshare, objetos de aprendizagem), software educativo GeoGebra , imagens gif.

7. METODOLOGIA E ATIVIDADES: Para desenvolver o projeto a turma será dividida em grupos de até 4 alunos. Cada grupo criará um Blog , onde deverá constar a identificação da turma, dos alunos e do professor. No Blog serão postadas as diversas tarefas e pesquisas realizadas. O projeto consiste em realizar diversas atividades envolvendo o Tangram utilizando os recursos da web 2.0. Os alunos farão uma pesquisa na web sobre o Tangram, pesquisando sobre a sua origem, suas características e propriedades. Nos sites indicados abaixo farão atividades manipulando as peças do Tangram construindo as mais diversas formas e figuras geométricas. Numa segunda etapa os alunos irão construir um Tangram usando os recursos do software Geo Gebra , e formar com as peças do Tangram figuras geométricas gif (imagens animadas) que serão postadas no Blog. Após as atividades de reconhecimento e manipulação das figuras os alunos serão desafiados a construírem objetos de aprendizagem (vídeos e slides de apresentação ) com atividades utilizando o Tangram. Os objetos de aprendizagem serão postados no Blog. Terminada a tarefa os alunos farão um texto no Blog, relatando as dificuldades encontradas, como foi a experiência de lidar com as opiniões dos outros alunos, se teve a coordenação de algum aluno na tarefa, o aprendizado durante o processo ,etc As atividades propostas serão discutidas em fóruns com o professor orientador e demais alunos.

8. CRONOGRAMA: Para a execução do Projeto serão necessárias três semanas. A previsão é que se realize cada etapa em um pouco mais de uma semana. 

9-AVALIAÇÃO: A Avaliação acontecerá durante o desenvolvimento de todas as etapas do projeto, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes. O objetivo não é controlar ou qualificar os estudantes mas ajudá-los a progredirem na busca do conhecimento. O produto final, postado no Blog, também será avaliado para tomada de consciência do que foi aprendido, permitindo reconhecer se os alunos alcançaram o resultado esperado.

10. SITES E BIBLIOGRAFIA: http://www.geogebra.org/en/examples/pythagoras/pythagoras.html www.mallorcaweb.net/tangrampeces/applet/appletpeces.html www.fabricavirtual.lec.ufrgs/tangram.html www.rachacuca.com.br www.rived.mec.gov.br www.brasilescola.com www.sbempaulista.org.br http://pequenosmatematicos.v10.com.br/tangram_puzzle.html http://br.youtube.com/watch?v=kvkXpTzmUN4 Kaleff, Ana Maria Martensen Roland: Tópicos em Ensino da Geometria. UFF. Rio de Janeiro: 2008 GRAVINA, M. A. Geometria dinâmica: Uma Nova Abordagem para o Aprendizado da Geometria. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 1996, Belo Horizonte. Anais ... Belo Horizonte: SBC, 1996. p. 1-13. BRANDÃO, L.O.; ISOTANI, S. Uma ferramenta para ensino de geometria dinâmica na internet: i Geom. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 9., 2003, Campinas. Anais... Campinas:UNICAMP, 2003. p.1476-1487.


1. Caderno de Boas Práticas dos Professores das Escolas de Tempo Integral Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais-2010
2. As próximas páginas apresentam boas práticas com enfoque pedagógico apontadas e implementadas por professores que alcançaram bons resultados na aprendizagem dos alunos O conteúdo deste trabalho foi produzido a partir de relatos em que as atuais práticas dos professores foram debatidas, detalhadas e exemplificadas Este Caderno não pretende ser uma "receita pronta e engessada", mas, sim, um instrumento para guiar o professor na condução de um trabalho organizado e voltado para ampliar a aprendizagem dos alunos É importante ressaltar que este Caderno estará sempre aberto à complementação, a partir da experiência e contribuição de professores que obtenham sucesso por meio de outras práticas Introdução
3. Este Caderno apresenta Boas Práticas do Professor Alfabetizador do Tempo Integral distribuídas em 5 eixos fundamentais Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento. Resolvendo Situações Problema.   Desenvolvendo o Conhecimento e a Sensibilidade através da Arte.   Aprendendo por meio de Jogos e Recreação. Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene.
4. Como consultar o caderno BOA PRÁTICA 1.1 - Planejar o ensino da Língua Portuguesa coerente com a metodologia do PROETI. AÇÕES CONCRETAS - Estruturar o ensino da Língua Portuguesa, em consonância com os interesses e necessidades dos alunos, de forma inovadora; - Analisar a matriz curricular a ser desenvolvida no PROETI tendo como parâmetro o Projeto Pedagógico da Escola; -Trabalhar com textos de diferentes gêneros de forma lúdica e diversificada; 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento Ações concretas: Exemplos de como esta prática foi implementada em outras escolas que obtiveram excelentes resultados Boa Prática sugerida para a obtenção da excelência do ensino Eixo
5. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.1 - Planejar o ensino da Língua Portuguesa coerente com o Projeto Pedagógico e com a metodologia e diretrizes do PROETI. - Estruturar o ensino da Língua Portuguesa, em consonância com os interesses e necessidades dos alunos, de forma inovadora; - Analisar a matriz curricular a ser desenvolvida no PROETI tendo como parâmetro o Projeto Pedagógico da Escola; -Trabalhar com textos de diferentes gêneros de forma lúdica e diversificada; - Realizar planejamento coletivo entre os professores do turno regular e do PROETI; - Desenvolver oficinas de leitura e escrita em que a participação do aluno seja ativa; - Realizar oficinas de música, histórias, contos, gêneros textuais, teatro, entre outras, promovendo a interdisciplinaridade; - Utilizar a biblioteca de forma organizada e sistematizada por meio do desenvolvimento de projetos de leitura, observando-se o interesse e a necessidade dos alunos; - Desenvolver atividades diversificadas como: palavras cruzadas, caça-palavras, soletrando, ditados, jogos da memória, bingo de letras e números, material dourado, lego, dominó de palavras e de números, entre outros; - Construir ambiente alfabetizador em sala de aula, como também, no pátio, biblioteca e sala de vídeo. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento
6. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.2 Desenvolver o ensino da Língua Portuguesa voltado para a função social da língua - Desenvolver atividades que contemplem a produção de textos como cartas, bilhetes, e-mail, Orkut, fazendo uso dos materiais e equipamentos necessários; - Trabalhar com os diversos gêneros textuais: notícias, anúncios, bula de remédios, poesias, trovas, receitas, placas de trânsitos, folders, bilhetes, entre outros, destacando sua função social, aplicando as informações e dados extraídos dos textos em estudo, na construção de gráficos e tabelas. - Proporcionar atividades que contemplem as variações lingüísticas, dramatização de textos, produção de diálogos envolvendo interlocutores e situações de comunicação variadas entre outras; - Selecionar e organizar material diversificado de leitura que esteja de acordo com a fase de desenvolvimento e interesse dos alunos e planejar oficinas para a utilização do mesmo; - Promover trabalho, por meio de dramatizações, para que os alunos possam perceber a diferença entre a linguagem padrão e a linguagem coloquial; - Realizar atividades que proporcionem o reconhecimento das funções da escrita em nossa sociedade; - Possibilitar análise e outras atividades pedagógicas utilizando-se de documentos variados, tais como: contas de água, luz, telefone, certidão de nascimento, cartão de vacina, receita médica, entre outros, comparando dados e informações, produzindo relatórios, gráficos, tabelas; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
7. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento - Promover e organizar excursões dentro e fora da escola, com vistas ao reconhecimento pelos alunos das varias formas e veículos de comunicação (outdoor, escritos em muros, placas e outros) e das produções escritas veiculadas em nossa sociedade; - Expor, em sala de aula, varal de bilhetes, convites, panfletos, reportagens, alfabeto, cartazes, encartes, jornal, reportagens, enfim, todo portador de texto que circula em nosso dia a dia, organizado em varal, mural, cantinho de texto; - Incentivar a produções de cartas, bilhetes, convites, em situação real; - Trabalhar com dinâmicas de grupo. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS 1.3 - Estruturar o trabalho de Língua Portuguesa em torno dos Eixos e capacidades a serem consolidados pelos alunos. - Usar diferentes recursos, estratégias e metodologias com vistas a facilitar, propiciar a aprendizagem; - Realizar avaliações diagnósticas durante todo o processo de ensino e aprendizagem, coordenadas pelo Especialista da escola: No início do ano, deverá ser realizada com o objetivo de conhecer o aluno e sua situação de aprendizagem, elaborar o planejamento e realizar as atividades de intervenção pedagógica. Ao final de cada bimestre, nova avaliação diagnóstica deverá ser realizada com o objetivo de replanejar o trabalho de ensino e aprendizagem e fortalecer as ações de intervenção pedagógica para os alunos que dela necessitarem; - Desenvolver Projetos de Leitura e Escrita;
8. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento - Elaborar planejamento que contemple atividades diversificadas, inovadoras e que estejam em consonância com os eixos contidos nos Cadernos da Secretaria/CEALE; - Promover atividades como: confecções de livros escritos pelos alunos, correio escolar entre os alunos, produções de textos individuais e coletivos de diversos gêneros, reconto de histórias, criação de clube de leitura, textos fatiados, teatro e criação de jornal pelos alunos; - Elaborar uma rotina de trabalho semanal que contemple, diariamente, momentos da oralidade, atividades de ensino com produção coletiva e individual, rodas de leitura, jogos, brincadeiras, momentos de oralidade entre outras; - Proporcionar situações prazerosas de leitura e escrita em um ambiente de alegria e afeto; - Planejar e desenvolver trabalhos pedagógicos por meio de pesquisas temáticas individuais ou em grupos; - Despertar no aluno o gosto e interesse pela leitura e pela escrita, para sua formação enquanto sujeito crítico e ativo, aprendendo a aprender, ser, fazer e conviver.  AÇÕES CONCRETAS
9. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.4- Fazer roteiros/planos de aula, com seqüência lógica de atividades, enriquecendo o trabalho realizado pelos alunos da turma regular. - Promover ações que integrem o trabalho dos professores do PROETI com os do turno regular, com vistas a estabelecer intercâmbio que fortaleça o desenvolvimento de ações pedagógicas, por meio de metodologias e estratégias diversificadas e lúdicas na construção do conhecimento significativo pelos alunos; - Promover reuniões pedagógicas com a participação dos professores do turno regular e professores do Tempo Integral, para estudo, discussão e planejamento de ações integradas; - Confeccionar murais das atividades realizadas pelos alunos e expor nos corredores ou pátio da escola; - Organizar calendário de datas comemorativas e realizar auditórios, sessões cívicas com os alunos da escola rememorando fatos históricos e acontecimentos significativos da vida, da comunidade; - Planejar aulas fazendo uso de recursos tecnológicos, como calculadora, computador, vídeo, diversificando o material didático; - Utilizar fontes diversificadas como CBC, guia do Alfabetizador, Cadernos da Secretaria/CEALE, Livros do PNLD, Bancos de Dados, boletins do PROALFA/PROEB e Prova Brasil para elaboração de roteiros ou planos de aulas; - Promover estudos monitorados com atendimento individual quando se fizer necessário. - Elaborar plano de aula diário, baseado na rotina semanal, utilizando metodologias e estratégias variadas;   - Propiciar momentos de contação de história, reconto de textos ou histórias, reescrita e leitura compartilhada.

BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
10. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.5 - Usar metodologias e práticas pedagógicas inovadoras, interessantes na sala de aula, para desenvolver a aprendizagem dos alunos. - Desenvolver atividades de artesanatos, jogos e dramatizações; - Realizar oficinas de gêneros textuais diversificados e lúdicos; - Propiciar a realização de projetos interdisciplinares; - Promover o desenvolvimento de dinâmicas variadas de leitura, como texto fatiado, pausa protocolada; - Desenvolver oficinas de dobraduras, recortes e colagem com objetivo de desenvolver a criatividade, atenção e concentração; - Trabalhar reconto de histórias, filmes, livros, entre outros; - Oferecer situações em que os alunos possam fazer questionamentos e inferências; - Incentivar produção de textos coletivos orais e escritos a partir de gravuras, cenas mudas e outras; - Desenvolver dinâmicas que trabalhem a autoestima do educando; - Estudo de textos que ressaltem a importância da ética,dos valores, do respeito mútuo e do companheirismo; - Promover grupo de estudo para análise de obras literárias; - Desenvolver aulas com músicas, cantos, palavras cruzadas, jogos de leitura e análise de situações-problemas; - Criar noticiários do dia, a pesquisa terá como fonte a internet, jornais, revistas e a observação do que acontece no entorno do aluno e da escola e deverá ser afixado no mural da escola; - Desenvolver projetos utilizando o Laboratório de Informática, biblioteca, Laboratório de Ciências; - Criar um Blog que será produzido pelos alunos do PROETI.  BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
11. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.6 – Favorecer o caráter interdisciplinar, possibilitando o trabalho coletivo, a superação da fragmentação das disciplinas e dos conteúdos escolares convencionais. - Elaborar Projetos Interdisciplinares envolvendo os temas transversais com vistas a ampliar os conhecimentos dos alunos sobre diferentes temáticas; - Desenvolver Projetos de leitura envolvendo todas as áreas do conhecimento, com filmes, vídeos, histórias em quadrinhos e músicas; - Promover Feira Cultural envolvendo de todas as disciplinas, com a participação da comunidade escolar; - Desenvolver projetos e oficinas tendo como foco a pluralidade cultural; - Realizar atividades de leitura e análise de rótulos, folhetos de supermercados, jogos, entre outros, objetivando comparar preços, verificar composição do produto, validade, quantidade; - Promover visitas a outros espaços de aprendizagens: biblioteca pública, aterros sanitários, parque ecológico, memorial, museu, teatro, cinema, entre outros, para discussão, análise conclusiva, produção de relatórios e tomadas de atitudes; - Trabalhar oficinas diversificadas que envolvam os alunos de forma individual e coletiva;  - Oportunizar por meio da música, teatro, do cinema, da pintura, da escultura, atividades que envolvam todos os conteúdos das áreas do conhecimento; - Utilizar temas geradores atuais que possibilitem a realização de trabalhos interdisciplinares. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
12. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.7 - Utilizar estratégias e materiais didático-pedagógicos adequados e variados. - Propiciar situações problema utilizando -se folhetos diversos que circulam na sociedade, instigando o aluno a construir seu próprio conhecimento; - Usar com freqüência jogos pedagógicos para o desenvolvimento das capacidades; - Utilizar recursos tecnológicos: DVD, computador, calculadora, aparelho de som, entre outros; - Promover atividades a serem realizadas nas salas de informática e biblioteca; - Diversificar as atividades por meio da utilização de materiais como: jogo da memória, ping-pong, totó, dominó, xadrez, dama, fantoche, placas de trânsito, material dourado, tábua numérica, ábaco, colagens, recortes, painéis e cartazes; - Desenvolver oficinas que possibilitem aos alunos construir materiais didáticos como: quebra-cabeça, baralhos, dominós, dados, material dourado, pista de corrida, entre outros; - Promover atividades em que os alunos possam explorar os diversos espaços físicos da escola; - Trabalhar com vídeos educativos e atividades artísticas; - Realizar rodas de conversas com temas diversificados e de acordo com os interesses e necessidades dos alunos; - Promover excursões em aterros sanitários, museus, igrejas, nascentes de rios, entre outros; - Promover Feira de Cultura aberta à comunidade escolar.  BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
13. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.8 - Planejar as atividades para conhecimento e valorização do contexto social dos alunos. - Conhecer a realidade sociocultural dos educandos, por meio de questionários, entrevistas, visitas à comunidade, contato com a família; - Envolver a família em eventos escolares de forma sistematizada e contínua; - Inserir no Projeto Pedagógico da Escola, ações que promovam a integração da família na escola; - Incentivar a valorização da cultura regional por meio de pesquisas e eventos a serem realizados na escola, com a participação dos alunos e suas respectivas famílias; - Promover excursões que permitam conhecer a comunidade onde a escola está inserida; - Propiciar atividades que valorizem a cultura local e suas especificidades; - Promover intercâmbio entre a comunidade local e a comunidade circunvizinha; - Promover gincana da família; - Realizar palestras para a família. Pesquisar com os alunos os textos que circulam na comunidade onde a escola se situa, para estudo e análise; - Desenvolver dinâmicas que fortaleçam o conhecimento de si mesmo, a busca do eu, como” Quem sou eu?” BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
14. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.9 - Promover um ambiente pedagógico na sala de aula, com oportunidades de aprendizagem para a vivencia real da cidadania. - Trabalhar ética e cidadania por meio de jogos, brincadeiras, elaboração e desenvolvimento de projetos sociais; - Utilizar de temas sociais, estratégias e recursos pedagógicos para uma melhor vivência do exercício da cidadania; - Propiciar atividades diversificadas como: momentos de leitura, júri simulado, olimpíada da matemática, auditório, debate, discussão sobre temas sociais, ecológicos, políticos; - Promover atividades que contemplem trabalhos em grupos e monitorias; - Proporcionar um ambiente alfabetizador com diferentes gêneros textuais: cantinho da leitura, poesias, receitas, contos, cartas, bilhetes, parlendas, rótulos, jogos, entre outros; - Desenvolver atividades que propiciem a vivência de ações práticas que possam modificar o entorno social dos alunos na escola, na família e na comunidade; - Organizar oficinas de pinturas, desenhos e artesanatos variados; - Buscar parceria com a família que saiba desenvolver trabalhos manuais e se disponibilize em ensinar para os alunos na escola; - Diversificar a posição das carteiras, trabalhando em círculo ou em grupo, objetivando favorecer o diálogo e a socialização dos trabalhos a serem realizados; - Promover concurso de cartazes a serem confeccionados pelos alunos, a partir de temas em estudo; - Realizar debates sobre direitos e deveres do cidadão; - Elaborar normas de convivência de forma coletiva; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
15. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento - Estimular o trabalho em grupo para facilitar o convívio social e o respeito às diferenças individuais; - Realizar produções de jornais, bilhetes, convites e circulá-los na escola. AÇÕES CONCRETAS 1.10 - Identificar os alunos com maior defasagem de aprendizagem e proceder a intervenção pedagógica. - Propiciar atendimento individualizado aos alunos que apresentam baixo rendimento constatado na avaliação diagnóstica; - Trabalhar em grupos com monitoramento do professor; - Elaborar ficha de acompanhamento do rendimento dos alunos; - Propor dinâmicas atrativas que resgatem a autoestima dos alunos que apresentam baixo rendimento; - Propiciar atividades que promovam a participação efetiva dos alunos de forma criativa, crítica e prazerosa; - Realizar trabalhos em grupos com temas diversificados; - Promover encontros, com professores do turno regular para elaboração e execução sistemática de plano de intervenção e monitoramento da evolução da aprendizagem dos alunos. - Desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a construção da autonomia e criatividade dos alunos; - Criar e alimentar um ambiente alfabetizador nas salas de aulas com a participação dos alunos; - Oportunizar aos alunos excursão a biblioteca municipal, para conhecer obras literárias que a escola não contempla. BOAS PRÁTICAS
16. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.11 - Usar diferentes espaços na escola e na comunidade para desenvolver atividades pedagógicas com os alunos. - Estudar e analisar a planta da cidade ou bairro onde a escola se situa, para localização de pontos estratégicos como praças, ruas, bibliotecas, prefeitura, museus, casas comerciais, escola, e outros; - Visitar todos os espaços da escola e alguns espaços da comunidade como: biblioteca municipal, quadra poliesportiva, central de informática municipal, parque, museu, supermercados, COPASA, bancos, entre outros com vistas a conhecer o entorno da escola e demais espaços econômico-culturais e desenvolver projetos conforme interesse dos alunos; - Promover excursões a parques ecológicos, nascentes de rios, hidrelétricas, entre outros; - Desenvolver estudos sobre o meio ambiente por meio de trabalhos teóricos e práticos; - Promover visitas aos órgãos públicos e ONGS, fábricas, casas comerciais; - Elaborar projeto interdisciplinar que tenha como tema detonador o conhecimento da escola e da comunidade em que a escola está inserida. -  Desenvolver Projeto Horta na escola; - Promover leitura ao ar livre, como também outras atividades; - Realizar excursões com os alunos a praças, bibliotecas, aterros sanitários e igrejas, objetivando fazer relatórios orais e escritos do que foi observado durante a realização da excursão e montar projetos que permitam inferir na realidade; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
17. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento - Elaborar cardápio de merenda, utilizando o espaço da cantina e refeitório; - Realizar Feira de Cultura no pátio da escola, aberta à comunidade; - Promover campeonatos esportivos com a participação da família; - Utilizar praça próxima à escola e desenvolver projetos interdisciplinares como: Leitura na Praça, Música ao ar livre e Dançando nas Cantigas de Roda; - Utilizar espaço da escola par a exibição de vídeos educativos, dentro do projeto desenvolvido.  - Promover trabalhos que resgatem a autoestima dos alunos; - Desenvolver cotidianamente atividades inovadoras e lúdicas que gerem participação ativa dos alunos; - Utilizar materiais concretos e atrativos que possibilitem despertar o interesse dos alunos em aprender; - Construir um mural de freqüência junto com os alunos e ao final do mês, fazer análise, produzindo tabelas e gráficos; - Buscar parceria com a família, para minimizar a ausência dos alunos; - Conversar com os alunos sobre a importância do Projeto Escola de Tempo Integral e a necessidade da freqüência às aulas; - Realizar excursões a pontos turísticos da cidade, oportunidade cultural “in loco”; - Produzir peças teatrais e representá-las para todos os alunos da escola e para a comunidade escolar. AÇÕES CONCRETAS BOA PRÁTICA 1.12 - Zelar pela frequência dos alunos às atividades para que não haja evasão no Projeto Escola de Tempo Integral.
18. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.1- Focar o trabalho com Matemática em situações-problema, contextualizada.   - Promover estudos dos conteúdos da matemática, utilizando-se da música, jogos e materiais concretos como: material dourado, ábaco, tangran, dominó, bingo, dentre outros; - Propiciar situações do cotidiano que possibilitem desenvolver o pensamento, raciocínio, interpretação, por meio de seleção de estratégias diversificadas e prazerosas que estimulem a aprendizagem dos alunos; - Elaborar situações - problema relacionados à vivência dos alunos, em contextos do uso social da matemática; - Promover atividades com rótulos, propagandas, prospectos de compra e venda, jogos, desafios matemáticos, entre outros, para trabalhar os conteúdos matemáticos; - Realizar jogos matemáticos diversificados e lúdicos que estimulem o aprendizado das quatro operações; - Promover gincana sobre fatos fundamentais e ortografia dos números; - Confeccionar junto aos alunos jogos e brincadeiras que irão fazer parte do ambiente alfabetizador da sala de aula; - Criar tabelas e gráficos por meio de estudo e análise de contas de água, luz e telefone; - Realizar gincanas, olimpíadas, jogos, desafios para a consolidação de capacidades matemáticas, - Utilizar a informática como instrumento para a aprendizagem matemática. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
19. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.2- Planejar as atividades Matemáticas a partir da exploração do espaço físico e social dos alunos, enriquecendo as atividades desenvolvidas pelos mesmos na turma regular.   - Construir junto com os alunos o mapa da escola, estabelecendo legenda, símbolos, distâncias, medidas; - Desenvolver atividades com gráficos e tabelas; - Confeccionar de maquete da sala de aula, reproduzindo o espaço físico com carteiras, cadeiras, mesas, armários, janelas, portas, entre outros; - Elaborar atividades que explorem o espaço físico e social dos alunos: Campanha de vacinação, estatística do número de pessoas que contraíram o vírus da gripe suína e dengue na escola e na comunidade em que a escola está inserida, a partir dos dados construir tabelas, gráficos; - Promover atividades com receitas culinárias para trabalhar grandeza e medida; - Desenvolver atividades nos arredores da escola com o objetivo de observar e registrar as figuras geométricas, símbolos e sinais de trânsito encontrados no local; - Trabalhar com anúncios sobre venda e compra de imóveis e eletrodomésticos, estabelecendo comparação de preços a vista e a prazo; - Trabalhar com jogos, valorizando os combinados; - Explorar o espaço físico da escola por meio de visitas as dependências, medição de espaços, cálculo de área e perímetro - Traçar mapa do percurso da casa do aluno até a escola; - Explorar o espaço físico e social do educando, visando ampliar seu conhecimento e melhorar sua realidade social; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
20. 2 – Resolvendo Situações Problema - Confeccionar talões de cheque, cédulas, moedas, cartões de crédito/débito, cartões de banco para realização de atividades concretas de comércio, manuseio de caixas eletrônicos de forma consciente; - Desenvolver atividade extraclasse, usando a estrutura da escola para a realização de situações- problema; - Trabalhar números e medidos por meio de materiais concretos e variados, confeccionados pelos alunos; - Realizar olimpíadas da matemática; - Desenhar planta baixa de sua escola, casa, pátio e quadra da escola. - Trabalhar com dobradura e mosaicos;-Utilizar os diversos materiais pedagógicos existentes na escola como: material dourado, figuras geométricas, lego, quebra cabeça, dominó, entre outros; - Desenvolver os conceitos matemáticos por meio de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras; - Utilizar material concreto para o desenvolvimento do raciocínio, utilizando materiais como: ábaco, material dourado, cubo de frações, jogos de memória de adição, subtração, multiplicação e divisão, bingos, xadrez, damas, dominó; - Realizar atividades com jogos envolvendo sistema numérico; - Analisar contas de água, luz e telefone;   AÇÕES CONCRETAS BOA PRÁTICA 2.3- Utilizar materiais e procedimentos didático-metodológicos que possam facilitar a aprendizagem dos alunos.
21. 2 – Resolvendo Situações Problema - Desenvolver atividades que contemplem os blocos de conteúdos: espaço e forma, grandeza e medidas, números e operações e tratamento de informação promovam a participação do aluno na confecção de matérias a serem utilizados durante o processo de aprendizagem; - Construir e analisar gráficos e tabelas a partir de textos jornalísticos, científico, entre outros; - Promover o ensino de frações por meio de dobraduras, participação de frutas, bolos, chocolate e outros; - Trabalhar as quatro operações por meio de estratégias diversificadas como: jogos, brincadeiras, cálculo mental e estimativa, tendo em vista a resolução de situações-problema; - Confeccionar jogo da velha para trabalhar as quatro operações, outros conceitos matemáticos; - Realizar atividades de planificação e recomposição de figuras geométricas; - Levar os alunos para a biblioteca, quadra, horta, para o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos com atividades práticas; AÇÕES CONCRETAS
22. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.4- Trabalhar de forma interdisciplinar e transdisciplinar.   - Desenvolver projetos envolvendo as demais disciplinas, objetivando a percepção do aluno, quanto à importância da matemática nos demais contextos sociais; - Trazer para a sala de aula atividades que permitam ao aluno observar, pensar, refletir e criar; - Construir gráficos e tabelas com os alunos utilizando os resultados dos jogos vivenciados no campeonato de futebol realizado pela escola; - Utilizar o laboratório de informática para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar entre a matemática e as demais disciplinas do currículo; - Trabalhar o sistema de medida explorando o corpo; - Proporcionar atividades que envolvam outras áreas do conhecimento; - Construir junto com os alunos o mapa da escola; - Desenvolver atividades com gráficos e tabelas com textos das diversas áreas curriculares; - Confeccionar maquete da sala de aula reproduzindo o espaço físico e social; - Elaborar atividades que explorem o espaço físico e social dos alunos como: campanha de vacinação, estatística do número de pessoas que contraíram o vírus da gripe suína e dengue, na escola e comunidade em que a escola está inserida; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
23. 2 – Resolvendo Situações Problema - Promover atividades com receitas com vistas a trabalhar peso, medidas, horários e valor nutritivo dos ingredientes; - Trabalhar com anúncios sobre venda e compra de imóveis em áreas rurais e urbanas; - Trabalhar com jogos, valorizando os combinados; - Explorar o espaço físico da escola por meio de visita as dependências da escola; - Traçar mapa do percurso da casa do aluno até a escola; - Explorar o espaço físico e social do educando, visando ampliar seu conhecimento e melhorar sua realidade social.  - Desenvolver atividades com materiais concretos e lúdicos com vistas a sanar as dificuldades dos alunos apresentadas na avaliação diagnóstica; - Diversificar a metodologia e estratégias para que os alunos sintam motivados a aprenderem; - Promover atividades que estimulem o raciocínio; - Realizar oficinas que possibilitem a participação dos alunos na elaboração dos materiais necessários para sua aprendizagem; - Propiciar a realização de grupos de estudos com os professores do Ensino Regular e PROETI e Especialista para analisar os resultados obtidos nas avaliações diagnósticas e planejar a intervenção pedagógica sistemática para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos; AÇÕES CONCRETAS BOA PRÁTICA 2.5- Desenvolver as capacidades que são pré-requisitos para os outros conteúdos matemáticos, com base nas avaliações diagnóstica.
24. 2 – Resolvendo Situações Problema - Desenvolver atividades diferenciadas para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos; - Oferecer diferentes recursos estratégicos e metodológicos que possibilitem todos os alunos desenvolverem as habilidades de leitura e escrita que não foram consolidadas conforme avaliação diagnóstica; - Realizar atividades de diferentes níveis, graduando as dificuldades, com vistas a atender as necessidades dos educandos de forma diversificada e lúdica; - Promover atividades de leitura e interpretação em que os alunos trabalhem com dados extraídos de gráficos e tabelas, na busca da solução para o problema matemático apresentado; - Desenvolver projetos interdisciplinares de leitura e escrita com vistas a sanar as dificuldades apresentadas nos resultados da avaliação diagnóstica; - Promover desafios matemáticos; - Incentivar a participação dos alunos em desafios de leitura e escrita dos numerais; - Organizar Feira da Matemática; - Confeccionar jogos com a participação dos alunos.  BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
25. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.6- Saber utilizar fontes de informação e recursos tecnológicos para desenvolver as capacidades matemáticas. - Utilizar a informática para a realização de atividades que estimulem o raciocínio lógico e a importância de pesquisar; - Trabalhar leitura e interpretação de gráficos em jornais, revistas, livros e outros; - Desenvolver atividades que incentivem a utilização de fontes de informações e recursos tecnológicos na construção das capacidades matemáticas como: construção de gráficos e tabelas; - Propor desafios com a utilização de diferentes fontes de informações: TV, cartazes, rótulos, códigos de barra, propagandas, manual de instrução, receitas, bulas e outros; - Promover o uso da informática e outras tecnologias para o desenvolvimento do raciocínio lógico como: softwares de jogos e desafios, calculadora, entre outros; - Utilizar diversos recursos tecnológicos para coletar informações que possibilitem a construção de habilidades matemáticas; - Incentivar o uso consciente da internet como fonte de pesquisa; - Analisar tabelas e gráficos de campeonatos de futebol; - Construir planilha de custo com situações do dia a dia; - Trabalhar com vídeos educativos; - Incentivar os alunos a participarem de aulas de informática oferecidas pela escola; - Orientar pesquisas a serem realizadas na sala de informática; - Promover concurso de redação sobre a importância dos recursos tecnológicos; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
26. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.7- Desenvolver a capacidade de análise crítica, selecionando procedimento e verificando sua adequação.   - Desenvolver a capacidade de análise crítica fazendo uso de metodologias e estratégias que levem os alunos a refletir, questionar e fazer inferências em temáticas atuais e de acordo com os interesses dos mesmos; - Usar diferentes recursos, estratégias e metodologias, com vistas à realização de trabalho diferenciado, proporcionando aos alunos a construção de uma aprendizagem significativa; - Promover atividades que estimulem o raciocínio por meio de jogos e desafios matemáticos; - Formular problemas relacionados à realidade dos educando, estimulando, assim, o desenvolvimento da habilidade de interpretação e compreensão; - Utilizar jogos e brincadeiras que estimulem a participação dos educandos; - Promover debate e júri simulado; - Propiciar momentos de pesquisa, utilizando o laboratório de informática da escola; - Realizar trabalho de campo e socializá-lo com todos os alunos da escola; - Visitar com os alunos outros ambientes para observar sua estrutura física, público a ser atendido e seu funcionamento; - Trabalhar o raciocínio com jogos e desafios matemáticos; - Utilizar o material dourado para discussão e trabalho em grupo; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
27. 2 – Resolvendo Situações Problema - Levar os alunos a outros ambientes escolares e apresentar situações que os façam refletir criticamente; - Utilizar embalagens para análise da composição do produto, de suas validades e códigos de barra, preço; - Usar folhetos paras a comparar quantidade e qualidade dos produtos apresentados.  AÇÕES CONCRETAS
28. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.8- Desenvolver os conceitos matemáticos por meio de atividades lúdicas. - Promover o uso de jogos como boliche, bingo, baralho pedagógico, dominó, jogo da memória, quebra cabeça e dama, para estimular a aprendizagem dos alunos de forma lúdica; - Trabalhar com projetos e jogos que desenvolvam o raciocínio lógico matemático dos alunos e a formação de conceitos;  - Desenvolver com os alunos oficinas com o objetivo de confeccionar jogos matemáticos, com material reciclado; - Incentivar o raciocínio lógico matemático utilizando-se de jogos existentes na escola e confeccionados pelos alunos; - Brincar no pátio utilizando as cantigas de rodas, amarelinhas, pega -pega, entre outros; - Organizar campeonato de xadrez e batalha naval; - Desenvolver as ideias da adição, subtração, divisão e multiplicação por meio de jogos e brincadeiras; - Transformar a sala de aula em oficinas de jogos matemáticos que promovam o desenvolvimento de     conceitos matemáticos; - Promover situações prazerosas com atividades lúdicas estimulando o raciocínio; - Oferecer estratégias diferenciadas de se aprender matemática com a participação ativa dos alunos por meio da realização de gincana ; - Realizar Olimpíadas da Matemática; - Propiciar rodinhas de conversas sobre a importância da aprendizagem dos conceitos matemáticos. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
29. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.9- Despertar nos alunos o desejo de aprender matemática. - Proporcionar aos alunos a história da matemática e sua importância na vida das pessoas; - Promover debate e júri simulado sobre a importância da matemática em nosso dia a dia; - Propiciar momentos de pesquisa sobre temas matemáticos, utilizando o laboratório de informática da escola; - Realizar trabalho de campo e socializá-lo com os alunos da sala; - Levar os alunos a visitar outros ambientes e a observar sua estrutura física, público atendido e seu funcionamento; - Trabalhar o raciocínio com jogos e desafios matemáticos; - Utilizar o material dourado para discussão e trabalho em grupo; - Levar os alunos a outros ambientes escolares e apresentar situações que os façam refletir criticamente sobre as questões pontuadas ; - Proporcionar ao aluno situações- problema para levantamento de dados, produção de tabelas e gráficos e análise dos resultados; - Promover o uso de jogos como boliche, bingo, baralho pedagógico, dominó, jogo da memória, quebra cabeça e dama, com vistas a estimular a observação, reflexão e criatividade. - Criar espaço de oficina em sala de aula com a participação dos alunos para confecção de jogos e brinquedos relativos aos conteúdos matemáticos; - Confeccionar um mural da matemática; - Realizar feira da matemática aberta à comunidade.    BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
30. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.10- Trazer para a sala de aula atividades que permitam ao aluno observar, pensar, refletir e criar.   - Produzir tabela para o campeonato de futebol a ser realizado na escola; - Trabalhar com projetos, pesquisas e jogos que desenvolvam o raciocínio lógico- matemático dos alunos; - Brincar no pátio utilizando as cantigas de rodas, amarelinhas, cordas, gincana da matemática, entre outros; - Promover jogos envolvendo a adição, subtração, divisão e multiplicação; - Transformar a sala de aula em oficinas de jogos matemáticos; - Promover situações prazerosas com atividades lúdicas estimulando o raciocínio; - Utilizar o jogo de xadrez para se trabalhar o raciocínio e concentração; - Confeccionar com os alunos jogos e brincadeiras; - Promover desafio sobre situação- matemáticas; - Realizar oficinas de cálculos orais; - Realizar Olimpíada da Matemática.  BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
31. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.11- Conhecer a história da matemática,sua importância para a humanidade.     - Trabalhar com textos sobre a história da matemática; - Recontar a história da matemática e discorrer sobre a importância da mesma em seu cotidiano; - Conhecer a importância dos números representados no CPF, identidade, título e outros; - Contar de forma criativa a história dos números e como eles são importantes na vida do ser humano; - Dramatizar a história da matemática; - Usar bonecos com carinhas de números; - Trabalhar a biografia dos grandes matemáticos para o conhecimento de sua contribuição em nossas vidas; - Fazer uso de cartazes com nomes de alunos, data de aniversários, lista telefônica, receitas culinárias, datas comemorativas, rótulos e embalagens. - Trabalhar sequência lógica e jogos matemáticos; - Trabalhar com os alunos linha de tempo sobre a história da matemática; - Propor trabalhos com DVDs do Programa TV ESCOLA que discorrem sobre a história da matemática e seus diversos conteúdos; - Realizar análise de filmes relacionados aos conteúdos matemáticos; - Utilizar materiais reciclados na construção de jogos e brincadeiras para a resolução de problemas.  BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
32. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.12 – Desenvolver a habilidade de o aluno ler, analisar e interpretar as informações matemáticas.     - Elaborar jogos com materiais reciclados criando suas próprias regras; - Trabalhar com probabilidades, jogo da teia, tangran , triângulo de água, entre outros; - Propiciar atividades que envolvam curiosidades e desafios matemáticos; - Incentivar a participação dos alunos em eventos da matemática na escola e fora dela; - Trabalhar com temas que estão em destaque na mídia e na realidade local que envolvam conhecimentos matemáticos; - Analisar gráficos e tabelas do rendimento dos alunos e da escola, nas avaliações externas; - Identificar na sala de aula as formas geométricas de objetos, espaços, móveis; - Realizar oficinas que proporcionem aos alunos a construção de problemas matemáticos e sua solução, envolvendo situações matemáticas; - Desenvolver atividades de raciocínio utilizando quebra-cabeça, curiosidades e desafios; - Promover Olimpíadas da Matemática; - Confeccionar cartazes, calendários de datas comemorativas e estações do ano junto com os alunos. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
33. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.13- Identificar os alunos com maior defasagem de aprendizagem e proceder à intervenção pedagógica.   - Aplicar avaliação diagnóstica e propor a utilização de metodologias e estratégias diversificadas com vistas a sanar as defasagens de aprendizagem identificadas; - Proporcionar momentos de aprendizagem com a monitoria dos colegas; - Elaborar e implementar, com o professor do Ensino Regular, Plano de Intervenção Pedagógica, para o atendimento sistemático aos alunos com dificuldades de aprendizagem; - Desenvolver, em sala de aula, atividades em grupos diversificados para atendimento às necessidades de aprendizagem dos alunos; - Reunir-se com a família para acompanhamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem; - Promover atividades que contemplem resoluções de problemas matemáticos, utilizando; panfletos de supermercados, rótulos, análise de gráficos, linha de tempo, plantas arquitetônicas, quadro mágico, entre outros; - Promover excursões a supermercados, para análise, do valor dos produtos listados previamente pelos alunos e professor e, posteriormente fazer comparações de preços entre eles; - Realizar trabalho coletivo envolvendo resolução de problemas; - Elaborar gráficos e tabela na conclusão de pesquisas de campo realizadas pelos alunos; - Trabalhar e elaborar mapas e croquis da região onde a escola está localizada; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
34. 2 – Resolvendo Situações Problema - Analisar textos que envolvam situações- problema; - Criar o mercadinho simulado em sala de aula e realizar situações de compra e venda; - Promover atividades de análise de tabelas de campeonatos estadual e nacional de futebol; - Trabalhar com jogos que desenvolvam o raciocínio lógico matemático como: dama e xadrez; - Confeccionar junto com os alunos jogos da memória; - Trabalhar com sucatas e materiais recicláveis na confecção de jogos e brincadeiras, para o desenvolvimento das capacidades ainda não consolidadas.  AÇÕES CONCRETAS
35. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.1- Educar pela emoção e desenvolver capacidade de pensar através da Arte. - Oferecer oficinas de teatro, música, pintura e artesanato; - Criar coreografias e sequência de movimentos com diferentes ritmos musicais; - Utilizar a música como forma de transmissão de valores; - Realizar dinâmicas e dramatizações; - Analisar obras de arte;     - Conhecer os diferentes tipos de arte; - Promover atividades de pintura, dança, teatro, entre outros; - Trabalhar gêneros textuais como poesia, poema, rimas, prosas, versos, entre outros; - Proporcionar atividades artísticas em que o aluno tenha oportunidade de expressar seus sentimentos; - Trabalhar com DVD , filmes, contação de história, fábulas, leituras de imagens e livros literários; - Promover dinâmicas de sensibilização;  BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
36. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.2- Desenvolver o conhecimento da História da Arte - Trabalhar com textos informativos sobre a História da Arte; - Promover pesquisas, no laboratório de informática da escola, sobre os vários tipos de Arte; - Trabalhar com gravuras que permitam ilustrar as várias manifestações artísticas desenvolvidas no município, no Brasil e no mundo; - Visitar museus, bibliotecas escolares, memoriais, praças, igrejas, entre outros; - Apresentação de vídeos, DVDs e livros sobre a história da arte; - Proporcionar pesquisa de campo sobre a vida de artistas regionais; - Promover Feira de Cultura Regional, aberta a comunidade; - Propiciar estudos sobre compositores e cantores famosos e atuais; - Promover Festival de Músicas e Danças Folclóricas; - Confeccionar painéis de acordo com a cultura regional; Desenvolver oficinas de leitura de imagens. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
37. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.3 – Estimular nos alunos atitudes e habilidades para que possam criar e agir de modo crítico e responsável diante das expressões artísticas e culturais encontradas ao seu redor.   - Promover atividades de desenhos a partir da observação de diversas cenas, pessoas e objetos elencados pelos alunos; - Confeccionar painéis de acordo com a cultura regional, representada pela dança e música; - Traçar uma linha de tempo sobre os diversos gêneros musicais; - Realizar excursões pela cidade e museus, para conhecer o patrimônio artístico e cultural; - Incentivar os alunos a participar de eventos culturais em seu meio social, e a preservar o patrimônio artístico cultural; - Conhecer o patrimônio artístico e os artistas da cidade,criando espaços e oportunidades de contato direto com artistas da cidade; - Visitar oficinas de artesanatos; - Incentivar as produções artesanais; - Incentivar pesquisas na internet, sobre obras artísticas e biografia de artistas para serem socializadas em sala de aula e analisá-las; - Promover oficinas de teatro, música, dança, desenho, entre outras; - Desenvolver atitudes e valores humanos por meio de desenho artístico. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
38. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte     3.4 - Descobrir o que há de melhor no aluno para torná-lo consciente de seus valores e para cultivar e desenvolver seus dons artísticos. - Desenvolver atividades diversificadas para conhecimento das habilidades artísticas dos alunos; - Realizar sondagem junto aos alunos com vistas a conhecer as preferências em relação à arte; - Promover concurso de desenhos; - Realizar apresentações artísticas; - Trabalhar com pinturas variadas: tela, tecido, madeira entre outras; - Elaborar projetos com vista a descobrir talentos, na música, dança, teatro e desenho; - Promover concurso de slogan; - Incentivar a participação dos alunos em festivais de música, dança, teatro, desenho entre outros; - Construir charges; - Desenvolver oficinas variadas de arte. - Promover passeios a museus, bibliotecas, teatros, igrejas, entre outros; - Elaborar projetos artísticos junto aos alunos, com ações e atividades a serem vivenciadas dentro e fora da escola; - Utilizar material reciclável e sucatas para confecção de trabalhos artísticos livres; - Confeccionar mural sobre artes atuais que estão causando impacto na sociedade brasileira e internacional.  BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
39. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.5- Desenvolver o potencial intelectual e melhorar a qualidade de vida dos alunos .   - Estimular os alunos a irem ao teatro, cinemas, festivais de música e danças, entre outros; - Trabalhar textos e musicas, com análise de seus conteúdos e de suas mensagens; - Desenvolver oficinas de artes plásticas e visuais, articulando percepção, imaginação, memória, sensibilidade e reflexão, valorizando a habilidade de cada aluno; - Realizar passeios com os alunos ao teatro, cinema e patrimônios históricos;    - Desenvolver atividades de manuseio de diferentes materiais, percebendo marcas, formas e texturas, explorando o espaço físico e a construção por meio de produtos variados do mini mercado; - Propor literatura de cordel, editando livro com as produções da turma. - Desenvolver dinâmicas que possibilitem ao aluno o autoconhecimento e a elevação da autoestima; - Promover palestra de autoestima; - Desenvolver junto aos alunos oficinas sobre valorização pessoal; - Incentivar os alunos a falarem um pouco de si e seus sonhos; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
40. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.6- Dar atenção, cortesia oferecendo um ambiente favorável a construção da autoestima dos alunos, questionando o estresse, o medo e ansiedade.   - Promover rodas de conversas onde os alunos possam expressar seus anseios e pretensões; - Estabelecer parceria com psicólogos para realização de palestra sobre autoestima, medo e ansiedade; - Desenvolver projetos voltados para a construção de valores; - Promover dinâmicas grupais que envolvam a Arte e a Cultura. - Desenvolver oficinas objetivando a valorização do ser humano e suas limitações; - Valorizar a diversidade estética e artística, por meio da observação da arte em geral, produzida pelos colegas; - Promover recital de poesias e entrevistas com artistas da região; - Trabalhar textos voltados para a sensibilidade, valores morais e espirituais; - Realizar excursões a museus, igrejas, aterros sanitários, praças entre outros; - Confecção de cartões de mensagens a serem socializados com os colegas; - Propiciar momentos de contação de história, leitura de imagens e pintura como expressão dos sentimentos; - Proporcionar momentos de troca de informações, em que o aluno fale um pouco de si e de sua família. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
41. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.7- Valorizar sentimentos afetivos e cultivar a sensibilidade, mediante as expressões de Cultura e Arte encontradas em seu entorno e nos livros específicos.   - Estimular a produção de canções, paródias, poemas e acrósticos e posteriormente socializá-la por meio de um festival, organizado pelos alunos; - Proporcionar a realização de trabalho livre pelos alunos, por meio da utilização de recursos variados escolhido pelos mesmos; - Visitar espaços culturais;     - Promover aulas e estimular o conhecimento da dança em seus vários ritmos e culturas; - Desenvolver oficinas e projetos de artes cênicas; - Realizar atividades de colagem, dobradura, sucata e pintura e outros trabalhos manuais; - Buscar parcerias com a comunidade escolar para o desenvolvimento de trabalhos artísticos; - Realizar atividades lúdicas e práticas; -Trabalhar com recursos diversificados e interessantes; - Desenvolver dinâmicas para que alunos manifestem seus gostos culturais e artísticos; - Explorar manifestações artísticas como a dança e a música; - Valorizar e estimular o educando a participar de atividades de socialização. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
42. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.8- Promover a melhoria do ensino da arte nas turmas do PROETI.   - Promover momentos de apreciação de obras de arte, por meio de visitas a museus e igrejas e lojas de artesanato; - Realizar excursões, passeios que possibilitem aos alunos observarem obras de arte em locais fechados e praças públicas; - Analisar obras de artes;     - Palestra de profissionais da arte, abordando temas de interesse dos alunos; - Criar espaços na escola para os alunos expressarem livremente por meio da dança , música, pintura, produções literárias, sarau de poesia, desenho e teatro; - Desenvolver oficinas de dobraduras, tangran, fantoches a serem utilizados para contação de histórias; - Trabalhar mesa redonda, debates, roda de conversa sobre a importância da arte; - Dramatizar obras literárias. - Utilizar dinâmicas diferenciadas de leitura que favoreçam as manifestações de opiniões; - Realizar, semanalmente, roda de conversa sobre temáticas escolhidas pelos alunos; - Trabalhar o envolvimento dos alunos por meio da produção de textos coletivos; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
43. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.9 - Possibilitar aos alunos a construção de conhecimentos que interajam com sua emoção, através do pensar, do apreciar e do fazer Arte. - Propor atividades que estimulem e valorizem a participação dos alunos em diversas situações vividas em salas de aulas e na sociedade; - Trabalhar de forma interdisciplinar; - Acessar sites sobre a arte de artistas famosos para explorar sua história; - Promover visitas a museus, bibliotecas públicas, memoriais, exposições de fotografias e obras de arte; - Desenvolver projetos interdisciplinares; - Realizar oficinas de arte, utilizando de recursos encontrados na região como argila, flores, sementes entre outros; - Trabalhar com jogos diversificados e confeccionados pelos alunos; - Promover festival de música, organizado com os alunos; - Desenvolver dinâmicas de apresentação e integração; - Realizar rodinha de conversa diariamente; - Trabalhar jogos que permitam o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático como: xadrez, dama, quebra cabeça, entre outros; - Desenvolver atividades artísticas em grupo, explorando a criatividade de cada um; - Promover jogos cooperativos; - Propiciar atividades de dramatização, música, dança, objetivando oportunizar a criatividade e a sociabilidade. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
44. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.10 – Proporcionar, sempre, a vivência e a reflexão sobre a arte, que deverão se expandir para diferentes áreas do conhecimento.   - Resgatar músicas, danças, brincadeira de queimada, boca de forno, pique esconde, entre outras; - Promover aulas de capoeira; - Estimular os alunos a criar e confeccionar jogos pedagógicos a serem utilizados pelos professores; - Pesquisar brincadeiras populares; - Estabelecer a parceria com família, convidando-a a participar de eventos, contando história, cantando e dançando; - Realizar o dia da família na escola, promovendo jogos, gincanas, campeonatos, entre outros; - Promover trabalhos em equipe; - Realizar festival de Arte; - Realizar feira cultural com a participação de toda comunidade escolar;   - Apresentar atividades teatrais com temas que envolvam comédia, vida familiar e sexualidade; - Trabalhar com objetos tridimensionais com vistas a modelar objetos; - Utilizar a arte como forma de expressão; - Confeccionar jogos utilizando materiais recicláveis. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
45. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação  4.1- Desenvolver a inteligência, a criatividade e a sociabilidade.   - Desenvolver atividades de recreação e jogos que possibilitem aos alunos a percepção da importância do trabalho em grupo ; - Analisar as diferentes realidades sociais a partir do próprio espaço escolar; - Realizar jogos cooperativos; - Elaborar coletivamente normas de convivência; - Promover jogos de adivinhações com o objetivo de desenvolver a criatividade e o raciocínio dos alunos; - Realizar desafios sobre temáticas atuais como: Copa do mundo, Jogos Escolares, Trânsito, Ecologia; - Trabalhar jogo da memória; - Incentivar os alunos a frequentar cinemas e teatros e desenvolver oficinas de teatro; - Utilizar estratégias diversificadas e desafiadoras na elaboração das atividades a serem desenvolvidas com os alunos; - Promover gincanas, envolvendo alunos e pais ; - Realizar festival de desenho, música, dança, teatro; - Apresentar situações desafiadoras presentes no dia a dia dos alunos; - Criar lube de leitura com os alunos, como desenhar o itinerário da escola; - Propiciar momentos de construção coletiva de regras para jogos que serão vivenciados na escola; - Realizar atividades lúdicas como dança da cadeira, boca de forno, curiosidades e desafios; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
46. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação  - Desenvolver dinâmicas de apresentação e integração; - Realizar atividades em grupo explorando a criatividade de cada um, como Show de Calouros; - Promover rodinhas de conversas, diariamente, sobre acontecimento e fatos atuais; - Trabalhar com jogos de dama, xadrez, peteca, totó, vôlei, futebol, entre outros. - Desenvolver o Jogo do Dado. ( p.45 Dinâmicas de Recreação e Jogos – Silvino José Fritzem. AÇÕES CONCRETAS
47. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação  4.2- Criar um espaço de convivência que proporcione aos alunos interações espontâneas e sem preconceitos.   - Organizar e realizar com os alunos, oficinas de artes, teatro, música, brinquedos; - Realizar dinâmicas que intensifiquem o convívio e o respeito às diferenças; - Utilizar jogos que promovam a interação; - Trabalhar temas que abordam o preconceito, por meio de atividades leitura, debates e a realização de trabalhos artísticos; - Desenvolver atividades de dança, música e teatro; - Realizar palestras sobre temas que abordem as relações interpessoais, preconceito; - Organizar festival de dança, música, teatro e poesia junto com os alunos; - Trabalhar em grupos diversificados; - Criar momento para discutir e socializar os trabalhos realizados em sala de aula; - Organizar debates variados, em que todos tenham a oportunidade de expressar suas opiniões; - Desenvolver atividades que possibilitem o contato físico entre os alunos; -Usar e valorizar o diálogo na escola ,como instrumento de práticas interativas; - Promover a construção de livro sobre dinâmicas de práticas coletivas vivenciadas pelos alunos; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
48. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação   4.3- Incentivar a valorização dos jogos e da recreação como atividade geradora de desenvolvimento emocional, social e intelectual.   - Incentivar os alunos a participarem de Jogos Escolares; - Desenvolver atividades de história em quadrinhos; - Trabalhar com gráficos e tabelas a partir de resultados de jogos realizados pelos alunos; - Promover debate e júri simulado sobre acontecimentos atuais; - Realizar rodinhas de conversa para a realização a compreensão e análise de gravuras; -Trabalhar com dramatizações e brincadeiras envolvendo a expressão corporal; - Promover peças teatrais com a participação dos alunos; - Realizar concursos de música e dança entre os alunos; - Confeccionar fantoches e criar diálogo para encenação de histórias; - Construir jogos com material reciclável; - Desenvolver oficinas de confecção de jogos pedagógicos; - Realizar concurso de desenho, pintura, modelagem e dobraduras;; - Realizar festival de música, desenho e dança; - Promover palestra sobre a importância de se trabalhar o lúdico nas práticas pedagógicas; - Trabalhar com jogos diversificados; -Resgatar brincadeiras antigas de rua; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
49. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação  - Desenvolver gincanas esportivas com a participação de todos os alunos; - Desenvolver os jogos: - Os Vencedores (p.53); - Futebol entre garrafas ( P.60 ); (Dinâmicas de Recreação e Jogos – Silvio José Fritzen ). - Desenvolver os jogos: No banco dos réus (p.30), Expressão de Amizade (p.53), Cara a Cara (p66) - Dinâmicas de Recreação e Jogos, Silvio José Fritzen; - Trabalhar com jogos de raciocínio lógico, banco imobiliário, xadrez, dama, quebra-cabeça e outros; - Realizar atividades esportivas variadas; - Elaborar de forma coletiva as normas de convivência a serem vivenciada em sala de aula. - Desenvolver dinâmicas de desafios em grupos, objetivando as boas relações interpessoais na escola; - Realizar gincanas, campeonatos e festivais de dama, peteca, xadrez, música, dança, teatro, entre outros; - Realizar jogos que promovam o desenvolvimento do cooperativismo, solidariedade, ética, entre outros; AÇÕES CONCRETAS BOA PRÁTICA 4.4- Construir hábitos de relações interpessoais.
50. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação  - Apresentar situações-problema relacionadas ao dia a dia dos alunos para serem solucionadas em duplas ou grupos; - Desenvolver o hábito de ouvir música de ritmos lentos, orquestrados e suaves para realização de oficinas; - Realizar brincadeira de telefone sem fio, para bate papo entre os colegas; - Promover trabalhos manuais e artísticos em grupo; - Incentivar Comunicação entre os colegas por meio de carta, bilhete, MSN e Orkut; - Assistir a vídeos educativos sobre semelhança e diferença; - Desenvolver com os alunos, ginástica historiada; - Desenvolver pesquisa sobre os valores, ética, respeito; - Realizar dinâmicas de grupos sobre os “valores”; - Desenvolver a pesquisa e o intercâmbio entre os alunos da sala com os de outras turmas. AÇÕES CONCRETAS
51. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação  4.5- Desenvolver o conhecimento mútuo e a participação grupal .  - Trabalhar com jogos cooperativos; - Promover dinâmica sobre autoconhecimento e conhecimento do outro; - Realizar dramatizações e brincadeiras com mímicas; - Promover rodas de conversas; - Realizar debates sobre os textos estudados, criando oportunidade para que os alunos possam identificar os fatos e colocar seus pontos de vista; - Desenvolver Projeto: Diálogo na escola; - Realizar entrevista com os professores sobre temáticas estudadas. - Planejar aulas utilizando o computador; - Consultar os Cadernos Pedagógicos do Projeto Escola de Tempo Integral para planejamento das atividades a serem desenvolvidas; - Trabalhar com jogos recreativos, tendo como suporte os cadernos Jogos e Brincadeiras, do PROETI, e estimular a confecção de brinquedos com sucatas; - Desenvolver atividades com bambolê, corda e peteca; - Utilizar o kit esportivo disponibilizado pelo Projeto Escola de Tempo Integral; - Promover palestras sobre Ética e Participação; - Desenvolver o jogo: Perguntas e respostas (p 56 ) Dinâmicas de Recreação e Jogos – Sílvio José Fritzen. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
52. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação  4.6- Construir normas de comportamento éticomoral e de combate à discriminação, junto com os alunos.   - Construir regras de convivência com os alunos e aplicá-las em sala de aula; - Realizar rodas de conversa e palestras que abordem o comportamento ético e moral; - Realizar debates e dinâmicas sobre preconceito; - Assistir a filmes, cujos temas envolvam comportamento ético e moral e preconceito; - Trabalhar direitos e deveres do cidadão, no trânsito, no esporte, no dia a dia; - Estudar o Estatuto da Criança e do Adolescente, Direitos e Deveres dos Alunos estabelecidos no Regimento Escolar; - Realizar atividades envolvendo as modalidades esportivas, enfatizando a ocupação de espaços e o respeito às regras; - Promover dinâmicas diversificadas e lúdicas para trabalhar: Comportamento Ético, Moral e Discriminação; - Desenvolver Projetos Interdisciplinares sobre: Ética , Cidadania, Trânsito, Meio Ambiente; - Trabalhar os Temas Transversais; - Promover rodízio dos alunos nas atividades em grupos; - Trabalhar a questão: vencedor x vencido; - Realizar dinâmicas diversificadas que permitam aos alunos a reflexão sobre a importância da não discriminação; - Estudo de letras de músicas que falem sobre a discriminação; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
53. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação   - Promover peças de teatro sobre o comportamento ético-moral no combate a discriminação; - Realizar festivais de música e dança, contemplando a pluralidade cultural; - Organizar eventos esportivos; - Realizar visitas com os alunos a orfanatos, asilos e APAE. - Promover estudos sobre o combate às drogas.  - Estimular o aprendizado da Língua de Sinais; - Oportunizar a comunicação explorando a linguagem verbal e não-verbal; - Utilizar placas de sinalização dentro da escola; - Analisar os sinais de trânsito no entorno da escola; - Trabalhar brincadeiras como telefone sem fio, mímicas, adivinhações, explorando o corpo; - Realizar peças teatrais; - Desenvolver atividades de música e dança; - Promover com os alunos apresentações de histórias , por meio de diferentes formas de linguagem: poesia, dramatização, mímica, fantoches, modelagem, desenho e pintura; AÇÕES CONCRETAS BOA PRÁTICA 4.7- Desenvolver a comunicação verbal e não-verbal.
54. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação   - Utilizar baú de textos com os diversos gêneros textuais; - Promover excursão ao cinema para assistir a filmes com cenas mudas: Charles Chaplin, entre outros; - Trabalhar a placas de sinais de trânsito, e outras placas, ícones e símbolos; - Estimular a transmissão de; recados; - Criar e utilizar a Rádio Recreio; - Desenvolver atividades com histórias em quadrinhos, em que o aluno criará o diálogo de acordo com os personagens; - Trabalhar com parlendas, paródias, campeonato de adivinha, debates, trava-línguas, leitura de imagens e mímicas.  - Promover momentos de leitura de textos em tirinha - Desenvolver os jogos: O Semáfaro (p.16), Jogo da Criatividade (p.20), Uma história sem fim (p.24), A Mensagem telefônica (p.31), O Jogo das cadeiras (p. 33), Contar histórias (p.34), Os pombos voam (P.37), do livro Dinâmicas de Recreação e Jogos – Sílvio José Fritzen; - Desenvolver brincadeiras envolvendo a mímica como: Seguindo o Mestre.   AÇÕES CONCRETAS
55. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação   4.8- Descobrir habilidades lúdicas e construir jogos e suas regras na aprendizagem de outras disciplinas. - Confeccionar jogos com os alunos que auxiliem na aprendizagem dos conteúdos trabalhados; - Propor brincadeiras e jogos que facilitem a aprendizagem dos alunos em todas as áreas do conhecimento; - Trabalhar com jogos e solicitar que os alunos criem suas próprias regras; - Promover Festival de Jogos e brincadeiras a serem utilizados em uma perspectiva interdisciplinar; - Criar estratégias diferenciadas e lúdicas na consolidação das habilidades da leitura e da escrita em todos os conteúdos; - Elaborar atividades interdisciplinares por meio de oficinas de jogos e brincadeiras; - Realizar com alunos excursões a um jogo de futebol, a um estádio, para assistir a jogo de futebol, com o objetivo de observar as regras do jogo; - Desenvolver projeto interdisciplinar sobre jogos e brincadeiras; - Construir jogos com sucatas e materiais recicláveis, como perna de pau, boliche, pé de lata, telefone sem fio e outros; - Elaborar regras de jogos e brincadeiras de forma coletiva; - Criar normas de comportamento coletivamente;  BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
56. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação  4.9- Dar evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental.  - Criar atividades para o desenvolvimento da expressão corporal como: dança ,teatro e esporte; - Promover jogos, brincadeiras e outras atividades que envolvam competição e interação entre os alunos; - Realizar Campeonatos de futebol, vôlei, basquete e handebol; - Promover Olimpíadas da Matemática e de todos os conteúdos; - Incentivar a prática de capoeira e outras danças; -Desenvolver dinâmica de relaxamento com música instrumental; - Trabalhar com jogos de xadrez e dama, objetivando o desenvolvimento da concentração dos alunos nas atividades escolares; - Criar jogos e elaborar regras para a execução do mesmo; - Realizar atividades de cálculos orais; - Promover desafios matemáticos; - Desenvolver atividades físicas; - Realizar dinâmica que desenvolva a expressão corporal; - Sensibilizar os alunos da importância de se praticar exercícios diários; - Promover momento de relaxamento; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
57. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação   4.10- Desenvolver a capacidade de dialogar com pessoas ao seu redor.   - Realizar pesquisa de campo, com vistas a entrevistar os moradores mais antigos da comunidade em que a escola está inserida; - Promover a Roda da Novidade, onde os alunos estarão socializando suas experiências; - Propiciar debates sobre temáticas que sejam do interesse dos alunos; - Trabalhar com história em quadrinhos; - Desenvolver momentos de leitura em que os alunos possam relatar histórias de livros lidos; - Fazer entrevista com os profissionais da escola e membros da comunidade sobre temáticas a serem sugeridas pelos alunos; - Trabalhar com jogos em grupo; - Promover dramatizações; - desenvolver atividades que permitam o diálogo; - Criar o diário de bordo da turma;  BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
58. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação   4.11- Utilizar os materiais disponibilizados pela SEE nas atividades lúdicas com os alunos.   - Planejar oficinas utilizando a Matriz Curricular do PROETI, Cadernos da SEE/CEALE, como material de apoio; - Utilizar o Caderno 1 e 2 sobre Jogos e Recreação disponibilizados aos professores de Educação Física do PROETI; - Desenvolver atividades utilizando o Kit de Material Esportivo: mesa de totó, ping-pong, cama elástica e jogo de xadrez, dama, bambolês, colchonetes, bastões, bolas, entre outras, disponibilizado na escola; - Trabalhar com fantoches, material dourado, blocos lógicos, tangran, lego, entre outros; - Planejar atividades de jogos matemáticos na sala de informática, pátio, campo esportivo; - Organizar jogos recreativos, tais como xadrez e dama; - Acessar o Ambiente Virtual do PROETI; - Promover campeonatos de totó, ping-pong, dama e xadrez. A organização ficará por conta dos alunos como também as regras: quem joga , arbitra organiza, decide. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
59.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.1- Conhecer o próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis de como um dos aspectos básicos da qualidade de vida.   - Solicitar que os alunos façam o desenho do próprio corpo humanos, compará-lo com o do colega, identificando semelhanças, diferenças entre os corpos desenhados, falando dos hábitos saudáveis que cada um costuma praticar para manter o corpo em boa forma ; - Promover debates sobre a valorização do corpo humano; - Trabalhar com os alunos formação de bons hábitos e saúde; - Estimular as crianças a praticarem exercícios físicos; - Promover palestras em parceria com os profissionais da área da saúde e de esporte; - Fazer o mapeamento do corpo humano; - Utilizar o espelho para identificar seu próprio corpo; - Formar grupos de estudos entre os alunos, com a orientação do professor para pesquisar e informar-se sobre sexualidade, valorização do corpo, hábitos de higiene; - Pesquisar e divulgar junto à escola e comunidade hábitos alimentares e de higiene importantes para conservação da saúde; - Trabalhar com os alunos textos informativos, vídeos e promover palestras sobre hábitos saudáveis de vida; -Desenvolver atividades de análise das reações do corpo humano, após a realização de exercícios físicos; - Ler com os alunos a poesia “O meu corpo, Ruth rocha. São Paulo: Melhoramentos. 2000. Após ler o texto, procurar as palavras, que são nomes de partes do corpo, contornando-os. Em seguida, fazer a ilustração do texto lido. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
60.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.2- Zelar pelos hábitos de higiene indispensáveis à saúde dos alunos.   - Manter as janelas e porta da sala sempre aberta; - Realizar oficinas sobre hábitos alimentares e de higiene; - Convidar especialistas da saúde e esporte para fazerem palestras sobre hábitos de saúde, e higiene e de prevenção; - Realizar oficinas de formação pessoal; - Confeccionar cartazes com os alunos que estimulem a conscientização da importância dos bons hábitos de higiene. - Conversar com os alunos informalmente e com frequência sobre hábitos alimentares e de higiene; - Estabelecer parcerias com dentistas, psicólogos e agentes da saúde, para a realização de campanhas; palestras sobre hábitos de higiene indispensáveis á saúde, com a participação de toda a comunidade escolar; - Trabalhar com textos informativos: Educação e Saúde; - Assistir a vídeos educativos; - Promover dramatizações sobre higiene e saúde; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
61.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene - Desenvolver oficinas sobre formação de hábitos de higiene e saúde; - Trabalhar saneamento básico, como também as políticas públicas voltadas para esses serviços; - Realizar exposições de cartazes contendo os diversos hábitos alimentares e sua importância na vida dos seres humanos. - Montar com os alunos um mural de gravura de pessoas realizando atividades que proporcionam saúde; - discutir com os alunos hábitos básicos de higiene, indispensáveis a saúde como: Tomar banho todos os dias, com sabonete; Usar sempre o fio dental; Lavar as mãos antes das refeições, depois de usar o banheiro e quando voltar da rua; Tomar água filtrada; Manter as unhas limpas e cortadas; Dormir cerca de oito horas por dia, em quarto limpo e arejado; Caminhar, fazer exercícios e praticar esportes. AÇÕES CONCRETAS
62.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.3- Valorizar a alimentação como fonte de saúde física, bem - estar e energia.   - Orientar os alunos quanto às atitudes ao se alimentar: mastigar bem os alimentos, comer devagar, utilizar de forma correta os talheres e pratos, não falar de boca cheia; - Orientar sobre a importância de uma alimentação saudável; - Identificar os alimentos ricos em carboidratos, proteínas e vitaminas; - Analisar o cardápio da merenda escolar e do almoço do PROETI servido na escola, fazendo o levantamento da quantidade e qualidade de gêneros alimentícios consumidos; - Pesquisar o valor nutricional dos alimentos; - Desenvolver oficinas sobre o valor nutricional dos alimentos;     - Trabalhar com os alunos a formação de bons hábitos de alimentação por meio da leitura de textos informativos, livros, vídeos educativos, entre outros; - Convidar nutricionista para ministrar palestra sobre a importância de se alimentar bem; - Confeccionar mural com desenhos ou gravuras de alimentos ricos em proteínas e vitaminas; - Promover na escola a realização da Semana Saudável, com práticas esportivas, lanches, refeições especiais e sucos naturais; - Confeccionar com os alunos um personagem que represente a boa saúde física; - Incentivar os alunos a comer verduras no almoço da escola e nas refeições feitas em casa; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
63.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene - Realizar pesquisa na comunidade sobre os alimentos de maior consumo na comunidade, origem e os preços dos mesmos, com o objetivo de avaliar o custo de vida; - Incentivar o cultivo da horta escolar e familiar; - Evitar o consumo de guloseimas, na escola e em casa; - conscientizar os alunos da importância de comer frutas e verduras e legumes, comer ovos, feijão, carne, tomar leite. AÇÕES CONCRETAS
64.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.4- Valorizar a alimentação servida na escola para os alunos. - Visitar a cantina da escola com os alunos; - Manter os alunos atentos quanto ao cardápio da merenda escolar e do almoço; - Estudar os nutrientes contidos nos alimentos oferecidos na merenda escolar e a importância dos mesmos para a saúde; - Trabalhar com os alunos receitas nutritivas e desenvolver na escola, receitas trazidas de casa pelos alunos; - Orientar sobre a necessidade de uma refeição balanceada; - Construir um Livro de Receitas com os alunos e oferecê-lo às cantineiras da escola e aos pais; - Elaborar cardápio da merenda escolar dos alunos e o valor nutricional do mesmo; - Visitar a cantina da escola e entrevistar as cantineiras da escola sobre o trabalho no preparo da merenda escolar; - Convidar nutricionista para explanar sobre a importância da merenda escolar e após a palestra, confeccionar um cardápio com os alunos; - Propiciar momentos de interação entre cantineiras e alunos; - Orientar sobre a conservação dos alimentos perecíveis e não perecíveis; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
65.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.5- Alertar os alunos sobre lixo escolar e doméstico e as consequências desastrosas de seu armazenamento incorreto.   - Incentivar e ensinar a importância de fazer a coleta seletiva do lixo escolar e do lixo doméstico para preservar a natureza; - Levar os alunos para observarem a coleta do lixo na escola e pesquisarem o destino do mesmo; - Promover pesquisas sobre o desequilíbrio ambiental, lixo orgânico, lixo inorgânico, saúde, saneamento e criar momentos para a discussão dos dados e resultados da pesquisa; - Trabalhar o tema Ambiente por meio de textos, vídeos e livros; - Desenvolver oficinas de reciclagem; - Visitar usinas de reciclagem do lixo ou aterro sanitário; - Realizar pesquisa de campo com vista a ter conhecimento sobre o destino do lixo da cidade; - Promover Feira de Ciências de forma interdisciplinar, intitulada: “Lugar de Lixo é no Lixo”; - Trabalhar junto aos alunos com pinturas de tambores, para coleta seletiva do lixo da escola; - Propiciar debates sobre o lixo e sua consequência para a sociedade; - Trabalhar a manutenção da limpeza da sala de aula e de todas as dependências da escola; - Exibi r o filme O Rei Leão e discutir sobre a biodiversidade, o desequilíbrio ambiental, e as formas de reversão, estabelecendo o equilíbrio entre os seres humanos. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
66.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.6- Transformar a sala de aula em um espaço para ações que despertem o interesse dos alunos, possibilitando a interação entre a escola e sua realidade social. - Estabelecer parceria com a família;   - Discutir sobre direitos e deveres do cidadão, realizando projeto interdisciplinar; - Criar momentos de conversas informais em que os alunos possam relatar suas necessidades e anseios; - Trabalhar textos que retratem a realidade dos alunos; - Promover palestras sobre realidade social que ora vivenciamos; - Elaborar texto referente à família: descrição da moradia, dos membros que a compõe e convivência; - Realizar projetos interdisciplinares sobre a escola e seu entorno; - Realizar gincanas sobre direitos e deveres do cidadão; - Trabalhar valores, respeito, colaboração, ética e cidadania.  - Conscientizar e elaborar combinados com os alunos para as boas atitudes de convivência: falar baixo, manter a sala limpa, as janelas abertas, as carteiras organizadas e conservadas, usar a lixeira. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
67.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.7- Sensibilizar os alunos para agirem de modo responsável na preservação do patrimônio púbico . - Construir, com os alunos, pais, placas, sugerindo a conservação do patrimônio público e fixá-las em locais públicos, na comunidade; - Desenvolver projetos interdisciplinares que visem à limpeza, conservação e os cuidados com as salas de aulas e as demais dependências da escola; - Visitar lugares públicos para identificar suas funções e a importância em preservá-los; - Elaborar combinados para a preservação do patrimônio público, tendo como foco a escola; - Confeccionar maquetes de lugares públicos e realizar exposição das mesmas em feira cultural; - Promover uma enquete com os alunos, para que eles proponham ações de como preservar o patrimônio público; - Realizar concursos de musicais que falem sobre a importância da valorização e da conservação do patrimônio público; - Confeccionar cartazes e faixas a serem fixados sobre a importância de sua preservação e conservação da escola, fixá-los no pátio ou em local visível a todos; - Zelar pela conservação dos jardins e praças da escola e comunidade; - Trazer para discussão em sala de aula notícias de jornais, revistas sobre atos de vandalismo cometidos no patrimônio público. - Pesquisar sobre os bens móveis e imóveis do município. (patrimônio). BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
68.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.8- Promover o engajamento dos pais e comunidade escolar nas atividades desenvolvidas com os alunos.  - Promover jogos, gincanas e campeonatos com a participação da família; - Promover peças teatrais na escola com a presença de toda a comunidade; - Propiciar abertura da escola nos finais de semana para a realização de atividades esportivas e culturais; - Promover o dia da Família na Escola;                         - Desenvolver oficinas de artesanato, dança, música, entre outras, com a participação dos pais; - Promover plantões pedagógicos com a participação da família; - Realizar mutirão para pequenos reparos com a participação de pais e comunidade; - Realizar Feira Cultural aberta aos pais e comunidade escolar.  - Promover jogo de futebol, entre os pais de alunos, na escola;   BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
69.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.9- Conscientizar os alunos para a importância da limpeza e conservação do ambiente escolar.   - Criar combinados com os alunos para conservação da limpeza da escola; - Promover palestra sobre a importância de se conviver em um ambiente limpo; - Desenvolver com os alunos projetos de melhoria da limpeza na escola; - Valorizar os responsáveis pela limpeza da escola; - Propor estudo de textos diversificados sobre importância da limpeza e conservação do ambiente escolar;                                       - Criar com os alunos, ações de conservação da limpeza da escola; - Confeccionar lixeiras, para serem colocadas nas salas de aulas e em alguns locais da escola e cartazes de boas maneiras; - Promover gincanas para a conservação da limpeza da escola; - Desenvolver projetos interdisciplinares sobre conservação do ambiente escolar; - Assistir a vídeos educativos;                                 BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
70.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.10- Associar o conhecimento científico às práticas sociais dos alunos do PROETI.  - Promover Feira de Ciências e exposição de trabalhos realizados em sala de aula, pelos alunos; - Realizar gincanas, campeonatos e festivais com a participação da família; Promover rodas de conversa que possibilitem aos alunos expressarem suas opiniões e idéias sobre assuntos estudados; - Trabalhar com júri simulado, debates sobre temáticas sugeridas pelos alunos; - Desenvolver dinâmicas de interação com os alunos; - Realizar leitura de livros literários abordando temas de interesses dos alunos, realizando debates, encenações; - Incentivar o aluno a produzir sua autobiografia e socializá-la com a turma; - Elaborar um jornal em sala de aula, para os alunos publicarem notícias da sala e da comunidade onde a escola está inserida; - Desenvolver jogos diversificados que promovam a conscientização dos alunos sobre a importância do saber ouvir e o respeito à fala do colega; - Promover trabalhos em grupo visando à maior interação entre os alunos; - Utilizar atividades diversificadas e lúdicas que promovam maior envolvimento dos educandos de forma crítica e participativa. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
71.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.11- Valorizar as opiniões dos alunos para que tenham disponibilidade para ouvir idéias e os argumentos do outro, para rever os próprios pontos de vista. - Promover momentos de relatos de experiências; - Apresentar filmes aos alunos e em seguida promover análise dos mesmos, oportunidade em que os alunos expressarão suas opiniões, ouvindo os colegas e consensarão pareceres; - Promover debates sobre temáticas de interesse dos alunos, sobre temas estudados, livros lidos; - Estimular a comunicação entre professor/aluno e aluno/aluno, para que possam se fazer ouvir e ouvir o outro; - Incentivar a livre expressão; - Realizar trabalhos em dupla e em grupo; - Apresentar peças teatrais; - Propiciar atividades que contemplem o diálogo entre os alunos, professores, família; - Promover atividades que promovam a elaboração de regras de jogos e brincadeiras, de combinados, de plano para ações a serem desenvolvidas.    BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
72.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.12- Reforçar o desenvolvimento de estilos interessantes de vida e oferecer opções viáveis e interessantes para a prática de ações que promovam a saúde.     - Promover debates sobre educação e saúde; - Criar um jornalzinho: ”Saúde é Tudo” - Desenvolver projetos interdisciplinares sobre Hábitos Saudáveis; - Realizar momentos de palestras a serem ministradas pelos profissionais da saúde; - Promover caminhada ecológica; - Propiciar prática de esportes, danças e outras expressões corporais e artísticas que favoreçam a saúde e o bem estar; - Realizar atividades diversificadas e lúdicas sobre Qualidade e Valorização da Vida; - Incentivar o estudo das letras de músicas que tenham por tema drogas, violência, preconceito; - Organizar rodas de conversas, para os alunos falarem sobre seu meio social; - Propor estudos de casos sobre pessoas viciadas em drogas; - Promover leitura e discussão de textos informativos; - Trabalhar autoestima, conceitos, valores, por meio da promoção de gincanas e outras atividades; - Elaborar projetos sobre valores;    - Promover ações que visem à participação da família, possibilitando maior conhecimento dos alunos e seus hábitos, das relações familiares e com a comunidade, troca de experiências, divulgação e formação de valores e atitudes.   BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
73.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.13- Trabalhar e desenvolver ações de cunho pedagógico, de maneira interdisciplinar, de prevenção ao uso de drogas.     - Apresentar filmes, documentários e vídeos educativos que favoreçam a formação do sujeito, de valores e atitudes; - Promover gincanas sócio-educativas; - Estimular atividades como rodas de conversas, para os alunos expressarem suas crenças, valores e sonhos; - Desenvolver Projetos Interdisciplinares, objetivando o conhecimento, conscientização e combates as drogas; - Estabelecer parceria com o PROERD. - Promover palestras sobre drogas; - Estudar e analisar documentários de pessoas que já usaram drogas;           - Promover Campanha: “Não às Drogas”; - Realizar passeatas de conscientização sobre o uso maléfico das drogas; - Realizar seminários com a participação da policia militar e agentes da saúde, entre outros profissionais, cujo temas sejam as drogas, seus malefícios e sobre as doenças decorrentes de seu uso; - Exposição de cartazes, trabalhos, pesquisas, elaborados nos projetos sobre drogas, seus malefícios e sobre doenças decorrentes de seu uso; - Desenvolver na escola o PEAS. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
74.   5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.14- Ajudar os alunos a construir sua personalidade, pois, ninguém se constrói sozinho.   - Trabalhar textos informativos sobre personalidade, cidadania, ética, valores; - Promover debates sobre sexualidade, relações humanas; - Implantar e implementar na escola o Programa de Educação Afetivo Sexual; - Realizar oficinas sobre direitos e deveres, tendo por instrumento a Declarações dos Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente e Regimento escolar; - Promover palestra sobre Ética, cidadania; - Realizar atividades diversificadas sobre solidariedade, companheirismos, amor ao próximo e respeito; - Promover trabalhos em grupo objetivando o desenvolvimento do espírito cooperatividade, da solidariedade e da fraternidade entre os alunos; - Estimular o trabalho em equipe; - Desenvolver brincadeiras e jogos que estimulem o diálogo entre os alunos; - Ampliar as discussões sobre os Temas Transversais em sala de aula; - Fortalecer a parceria entre Escola e Família; - Realizar momentos cívicos; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS