"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 27 de abril de 2013


Dinâmicas e atividades em prol da PAZ

Dinâmicas e atividades que podem ser desenvolvidas em sala de
aula em prol da PAZ

1. Recreio com cores –

A docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos.
Exemplo: 04 cartões
de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los
aleatoriamente entre 24 crianças.

Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as)
coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá.
É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente
e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo."

A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que
se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um,
o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores


2. Correio da Amizade –

Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele; a turma e a professora vão
até o correio e esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as
correspondências chegarem nas residências de cada um!
• Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da
porta da sala de aula. Durante um determinado período, as turmas vão trocando
correspondências. Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre
elas.
• Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".


3. Cantinhos –

Nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados.
Exemplos:

• "Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às
aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações
sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai
trabalhando e estimulando.) /
• "Galeria do posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em pintura
expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso".
A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os
integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o
comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras.


4. Atividades em cadernos – trabalhando sentimentos e emoções:

HOJE ESTOU ASSIM...


(A professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem nele, a expressão
facial conforme o que sugere o título.)
Ex:
PORQUE...
(os alunos justificam por meio da escrita o porquê de estarem alegres, tristes, com
medo...) Conforme a percepção da professora regente, ela vai resgatando alguns valores
como: companheirismo, amizade, segurança, união, compreensão...

1. VOCÊ MORA NO MEU...

Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida, registra por meio
da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, muito amigo!"
ABC dos valores:
A-AMOR
B-BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...

(Os alunos opinam, registram e ilustram!)

ALFABETO DA AMIZADE:
A – AMOR É INDISPENSÁVEL ENTRE AMIGOS.
B – BONDADE É SERVIR A PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A NÓS.
C – COMPANHEIRISMO É O QUE SINTO QUANDO ESTOU JUNTO DE VOCÊ...
(Cada aluno cria o seu "Alfabeto da Amizade" , escrevendo para cada letra do alfabeto uma
frase iniciada por ela. Podem ilustrá-las.)

ACRÓSTICOS:

Amor
Mais compreensão
Igualdade
Gostar do outro
Ouvir os colegas
Riqueza interior é o que vale
Experimente esse sentimento de paz
Sinta a emoção de ser feliz
Pense no bem-estar da humanidade
Espere um outro sorriso quando você sorrir
Inverta uma atitude não amiga demonstrando a sua amizade
Tenha respeito pelo outro
Ouça seu coração e siga a caminhada com sabedoria e tranqüilidade.
(Com alguns valores, os alunos criam acrósticos!)

6. A MINHA LUZ ESTÁ ACESA QUANDO...

(Após o conto do livro: "Se ligue em você", os alunos realizam essa atividade, registrando
dentro da estrela um BOM SENTIMENTO!)
NA ESCOLA:
FICO ALEGRE QUANDO...
SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...
RESPEITO O OUTRO QUANDO...
(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos.)

7. Emocionômetro –

É um quadro de pregas com quatro "caretinhas": ALEGRE, TRISTE, MEDO, NORMAL(sem
grandes emoções).
Os alunos encaixam seus nomes na fileira da caretinha que expressa como estão se
sentindo naquele dia e, em seguida, verbalizam o porquê.
A turma conversa e, se for o caso, propõe alternativas para resoluções de determinados
problemas.
*Esse trabalho é feito duas vezes por semana nas turmas da Educação Infantil à 4ª série.
Desenvolve-se o "verdadeiro espírito de EQUIPE"!

8. A Árvore da Vida –

Essa dinâmica foi feita por algumas professoras em reunião com Pais.
Na sala está exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
Ser feliz!
A docente propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou
para "tal" bimestre.
Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que
alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem).
Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas,
enchem os balões e montam a árvore.
Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais
com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os
compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.

9. Confecção de muraissobre
valores fixados pela escola.

10. Conversas informais –
aproveitando acontecimentos do dia-a-dia.

11. Relatos de experiências –
atitudes de ajuda ao próximo.

12. Dicionário dos Valores –
Montar um livrinho registrando o valor e o significado dele encontrado no dicionário.

13. Avião da PAZ –
Os alunos fazem a dobradura do avião, escrevem mensagens de PAZ e passeando pelo
colégio, com a professora, jogam-nos pelas janelas das demais salas de aula.
É só aguardar o resultado!!

Jogos pedagogicos

A galinha cega

Idade: a partir de 5 anos
Tempo aproximado: 10 minutos
Participantes: 8 ou mais
Material: uma venda para os olhos
Dificuldade: média



1. Antes de começar, desenham-se os limites do terreno do jogo, que não precisam ser muito amplos.
Depois, é escolhido por sorteio quem será a galinha cega.
2. Os olhos do escolhido são vendados e ele fará três voltas.Depois , avançará com os braços estendidos tentando tocar alguém.
3. Os demais participantes desviam-se em silêncio , e passm perto dele .
4. Quando a galinha pega alguém , deverá tentar reconhecê-lo pelo tato.Se errar , solta o participante e continua a busca.
O participante que for pego e reconhecido passa a ser a galinha.

Jogos o ano todo

Jogos para a primavera

A primavera permite brincadeiras ao ar livre graças ao bom clima que temos nessa epóca do ano.Isso permite que as brincadeiras no pátio, durante o recreio , ou na praça do bairro sejam os lugares ideais.

Nessa epóca também , são realizadas viagens e excursões : festas são celebradas e feitas são montadas ao ar livre com suas atividades correspondentes.
Observa-se nas crianças uma renovada vitalidade que favorece todo tipo de atividade caracterizada por ação e movimento.
Não podemos , no entanto, esquecer das frequentes chuvas na primavera que restringem as atividades ao interior de uma casa ou outro espaço coberto para podermos brincar protegidos.

Brincadeiras para o recreio:

O lobo

Idade: a partir de 4 anos
Tempo aproximado: 10 minutos
Participantes : 6 ou mais
Material : nenhum
Dificuldade: alta

1. Através de sorteio , escolhe-se um participante como o lobo,e os outros participantes contam até cem num lugar designado como casa.

2.Enquanto todos contam , o lobo corre e se esconde. Quando os outros participantes terminam a contagem , saem à procura do lobo.

3.Quando um participante o descobre, se aproxima até onde se atreve, dizendo em voz alta:Vejo um cordeiro cheio de lã !".
Os outros participantes aproximam-se até onde quiserem.

4.O lobo permanece quieto até que quem o viu grita: " Vejo um lobo cheio de lã!",então ele persegue os demais até a casa .


5.Aqueles que foram pegos pelo lobo passam a ser lobos e se repete a brincadeira.Quando alguém grita:" Vejo um lobo cheio de lã!" , todos os lobos podem sair em perseguição.


O gafanhoto e a rã

Idade : a partir de 4 anos
Tempo aproximado:10 minutos
Participantes: 7 ou mais
Material: 1 giz
Dificuldade: média

1. Com o giz faça um círculo no solo de modo que os participantes caibam nele com sobra de espaço.

2.É sorteado um participante para que seja a rã.Os demais serão os gafanhotos, que terão que fugir dela.

3. Agachada , a rã, persegue os gafanhotos que fogem saltando ao estilo "saci-pererê".

4. Cada gafanhoto preso se torna rã, ajudando a prender os outros gafanhotos.A atividade se encerra quando já não há mais gafanhotos.

Esta é uma atividade da qual as crianças menores gostam muito, porque lhes propõe uma perseguição divertida baseada em dois tipos de animais.