"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013























SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA

PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
DISCIPLINA: Língua Portuguesa      SÉRIE / ANO: 3º  TURMA:A/B     TURNO: M/V
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
*Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.

*Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação para o mundo letrado e aprimorar suas habilidades lingüísticas básicas e gramaticais: falar, escutar, ler e escrever.

*Desenvolver e aperfeiçoar os mecanismos de leitura escrita, associando as novas situações       de aprendizagem a vivências e situações práticas e trabalhar leituras diversificadas dos mais diferentes tipos de textos (informativos, narrativos, literários, poéticos e lúdicos, publicitários, instrutivos, dissertativos e práticos).

*Desenvolver e aperfeiçoar atitudes e habilidades essenciais à conversação, à leitura e escrita. Ampliando os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita e aprimorar o gosto pela leitura e escrita.

*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos de: Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc;- Cartazes com regras de ortografia,  ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente;-Fazer a correção dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno; -Uso do dicionário para pesquisar palavras  com letras Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz-Recortes de jornais e revistas palavras com s e s;c e ç, h-Gu- Qu e J-X e do CH-NH -R e RR;
-Debates;-Brincadeiras;CDs áudio;CD ROM;Aparelho de som; Vídeo; Músicas; de músicas;Projeto
 

*********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de: Trabalhos escritos e orais, debates -Pesquisa;Prova oral e escrita e através da criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão, responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.
CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Leitura-Texto: Palavrinhas mágicas – Outro Texto: Sou aluno nota 10 –Produção:  Regulamento Estudo da Língua: Comunicação oral e comunicação escrita
Dê a sua opinião: Relacionamento do dia\Com que letra?: Palavras com c e qu
 Texto: Pequeno dicionário de palavras aovento
Outro Texto : Pagina de dicionário
Estudo da língua: Ordem alfabética
Só para lembrar: Palavras com m-p, m-b e palavras com consoante
Produção: Parodia – Verbete de dicionário
Hora da história: Marcelo, marmelo, martelo – Ruth Rocha
Texto: Sistema ósseo / Só para lembrar: Palavras – separabilidade
Estudo da Língua: Sílabas
Com que Letra ?: Palavras com r e rr entre vogais\Produção: Carta

Preparação para leitura
Texto: O umbigo do rei
–Estudo do texto- As palavras no dicionário
Estudo da língua: Sílaba Tônica
Com que letra?: Palavras com sílabas terminadas em r
Outro texto:A roupa nova do Produção: Reescrita do conto O umbigo do rei
leitura:Texto: Arte na casa ( 1ª parte) Arte na casa ( 2ª parte)
Só para Lembrar: Ordem alfabética
Estudo do s\Estudo da língua: Substantivo comum e substantivo próprio
Produção: Revisão final da reescrita do conto O umbigo do rei
a leitura-Texto: Fungos –Estudo da Língua: Pontuação – uso do ponto final, ponto de interrogação e do ponto de exclamação
Só para lembrar: Palavras com sílabas terminadas em s
As palavras no dicionário.




Leitura-Texto: Histórias Quilombolas
As palavras no dicionário -Estudo da língua: Palavras que permanecem iguais no singular e plural\Com que letra?: Palavras que permanecem iguais no singular e no plural\Revisão – Palavras com r entre vogais, palavras com ss - g e j Outro texto\ Produção: Reportagem – Brinquedos de ontem que ainda fazem sucesso\Hora da história: Menina x meninos \Outro texto: Diário de um gato
As palavras no dicionário\Estudo da língua: Gênero do Substantivo Masculino e feminino\Com que letra? Palavras com c e ç\ Leitura -Texto Ar- condicionado de palito (outdoor) \Estudo da língua: Grau do substantivo – Aumentativo e diminutivo\ Com que letra?: Palavras com x e ch\Outro texto: É o fim da picada para o mosquito da dengue –
Produção: Cartaz para a campanha Xô, dengue! Preparação para a leitura
Texto: Felino superpoderosos
Estudo da Língua: Pronomes
Fique sabendo

Leitura-Texto: teste de coragem (1ª parte)
Leia mais: Teste de coragem (2ª parte) –
Dê sua opinião: Devemosrevelar nossos medos aos nossos amigos?
Estudo da Língua: verbos de elocução
Hora da História: O médico-fantasma –
Produção: Descrição de um local sinistro
Projeto: Livro Teste de coragem
Texto: Uma noite de tempestade (1ª parte) Leia mais: Uma tempestade (2ª parte) – Estudo da língua: Pontuação no diálogo
Comque  letra?Palavras com i e lh
Texto: Quem soltou o pum? – Blandina Franco e José Carlos Lollo
Estudo da língua: Adjetivo
Só para lembrar: Uso da virgula
Com que letra?: Palavras com s e z
Produção : resenha coletiva de um conto infantil \Texto: Surpresas geladas –
Outro texto: Pizza fingida – Cleide Chiara\Estudo da língua: Verbo e tempos verbais\Só para lembrar: Vírgula, a palavra e e repetição de palavras
Com que letra?: Palavras começadas com dez e des
Produção: Modo de preparar da receita do bolinho de chuva

PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
Projeto: historia do Municio de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas


REFERÊNCIAS
CENTURION, Marília Ramos. coleção porta aberta: 3° ano língua  portuguesa/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria deEducação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série–Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.

Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC







SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIR GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA

SÉRIE / ANO:TURMA:A/B     TURNO: M/V
DISCIPLINA: Ciências
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
*Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.
* Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais e reconhecer semelhanças e diferenças entre eles e reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, no tempo e no mesmo espaço de convivência.
* Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive e identificado as  relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução  histórica da ciências.
 .

* Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar,

*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos como: Exploração oral; Discussão de pesquisas;  Levantamento de questões;Reflexão e discussão em grupo;Relatos de experiências pessoais; Projetos de estudos;Seqüências de atividades;Estudo de textos;Experimentos ;Uso de recursos midiático.
                                            *********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Será: contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de: Trabalhos escritos e orais; Debates, estudo dirigido; pesquisa; criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão; responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos e através de prova oral e escrita.

CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Terra e universo
Estudando o planeta terra
Movimento de rotação e de translação
As estações do ano
Luz e sombra
O sistema solar
Vento: uma fonte de energia
Ar em movimento
Formação dos Ventos
Direção, velocidade e força dos ventos.
Importância do solo
Formação do solo
Como o solo é estudado?
Permeabilidade do solo
Poluição do solo










Água e saúde
Água vai... Água vem
Ciclo da água
O nascimento de um rio
Água e saúde
Separação das matérias de uma mistura
Matérias que se misturam e que não se misturam completamente
Água: dissolvente universal
Separando misturas
















Preservação do ambiente
Saneamento básico
Abastecimento e tratamento de água
Coleta e destino do lixo
Direitos e deveres do cidadão
Estudando os seres vivos
Classificando os seres vivos
Os Reinos
Nem reino vegetal nem reino animal
Produtos de origem animal e vegetal















Como os seres vivos se reproduzem
O começo de uma nova vida animal
Reprodução do ser humano
Cuidados com os bebes e com os filhotes
O começo de uma nova vida vegetal
Conhecendo o corpo humano
O corpo humano
Partes do corpo
Tipos humanos
Pessoas com deficiências
Terceira idade



PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas


REFERÊNCIAS
CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: 3° ano Ciências/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série  –Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC






SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
DISCIPLINA: Historia e GeografiaSÉRIE / ANO:TURMA:A/B     TURNO: M/V
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
* . *Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo e desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão e conhecendo sua identidade e origem na história , valorizando as diferentes culturas percebendo a formação de um País.
* Conhecer os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento escolar. Entendendo o passado também é importante para a compreensão do presentereconhecendo as mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço.

* Conhecer e saber usar procedimentos de pesquisa da geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições; Identificando e avaliando as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões sócio-ambientais locais.
* Organizar alguns repertórios geográficos, históricos – culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado eutilizando métodos de pesquisas e de produção de textos de conteúdo histórico egeográfico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros e compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações.
*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos: • cantinho da leitura, historinhas ,dinâmicas diversas ,poesias, livro didático ,conversa informal ,jornais , quadro e giz ,bingo ,brincadeiras , materiais concretos ,dramatização , cartazes ,rodinha de conversa ,livros
literários ,desenho livre , TV- DVD , musicas , filmes ,som –jogos – fantoches -produção de texto -colagem recortes –apresentações -teatro
 

                                   *********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
Será Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizadas provasescritas de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos


CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
SER CIDADÃO
Ser solidário.
Cada coisa a seu tempo.
Todos nós temos responsabilidades
O que você aprendeu.
Documentos
O mundo que queremos: A maioria decide.
O TEMPO NÃO PARA
Como perceber a passagem do tempo.
Medidas do tempo.
Viajando no tempo com os relógios.
O calendário.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: Um calendário diferente.


TEMPO DE SE ALIMENTAR
A alimentação dos povos indígenas.
A culinária de outros povos.
Alguns pratos brasileiros.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: O alimento de cada dia.
A MÚSICA TAMBÉM TEMHISTÓRIA
A música e a história
 A música de diferentes povos
A música brasileira
Alguns estilos musicais do presente
O que você aprendeu
O mundo que queremos: O grafite
A CHEGADA DA ELETRICIDADE
O mundo mudou com eletricidade.
O Brasil também mudou com a eletricidade.
A iluminação das ruas.
O que você aprendeu
O mundo que queremos: evitar o desperdício de luz elétrica.
O TRABALHO DE TODOS
O trabalho está em todo lugar
Trabalhadores do passado e do presente
 O trabalho no presente
O que você aprendeu
Para ler e escrever melhor: A profissão de cocheiro

OS TRANSPORTES ONTEM E HOJE
Os meios de transporte do passado.
A chegada de outros meios de transporte ao Brasil.
Invenções e inventores que mudaram o mundo.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: Transporte urbano para todos.      

O MUNDO DA COMUNICAÇÃO
A comunicação e a imprensa.
O rádio.
A televisão.
Os novos meios de comunicação.
O que você aprendeu.
O mundo que queremos: Fora do ar.



Conteúdos da Unidade
I Unidade
II Unidade
III Unidade
IV Unidade
LUGARES E PAISAGENS
A paisagem e seuselementos.
As paisagens são transformadas.
Modos de vida diferentes: paisagens diferentes.
O que você aprendeu
O mundo que queremos: Jeitos de morar e atitudes da convívio.
O MUNICIPIO E SUAS PAISAGENS
O município.
Paisagens do município.
Observando o município de diferentes pontos de vista.
O que você aprendeu.
Agua no município.
Os riosdo município.
MUNICÍPIO: HISTÓRIA E REPRESENTAÇÃO
Todo município tem uma história.
A representação do município.
Orientando-se no município.
O que você aprendeu.
Para ler e escrever melhor: Ahistória de Cicero Dantas.
Agricultura


A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO
Quem vive no município.
Gente que chega,gente que vai.
As atividades da população do município.
Que direção tomar para se divertir?
O que você aprendeu.
O mundo que queremos: Os serviços públicos do município.
O trabalho nas indústrias.















PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas

REFERÊNCIAS
MAESTU, Juliana.  Projeto Buriti: historia e geografia\ organização Editora moderna-2ª ed- São Paulo:moderna,2011
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria deEducação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série–Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.

Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC