"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Leia cada questão com atenção e marque a opção verdadeira.
  1. Descritor 2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade



    Leia o texto abaixo.



    Qual a palavra que substitui a expressão Só que em “Só que/ bola, papagaio, pião / de tanto brincar”?
    1.   Porque.
    2.   Embora
    3.   Onde.
    4.   Quando.
  2. Descritor12- estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios


    Leia o texto abaixo.



    No trecho “É claro que, com tanta gente no mundo,...”, a expressão destacada dá ideia de
    1.   Causa.
    2.   Lugar.
    3.   Modo.
    4.   Tempo.
  3. Descritor 6 - Identificar gênero textual a partir de seu conteúdo

    Leia o texto abaixo.



    Esse texto serve para
    1.   Listar as doenças causadas por vírus.
    2.   Ensinar a cuidar de doenças contagiosas.
    3.   Informar sobre as gripes e os resfriados.
    4.   Noticiar epidemias de gripes e resfriados..
  4. Descritor 11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

    Leia o texto abaixo.



    Esse texto fala sobre
    1.   O tamanho dos animais.
    2.   As características da girafa.
    3.   Os ossos da girafa.
    4.   A pele dos mamíferos.
  5. Descritor 4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

    Observe a imagem.



    Esse texto ensina que
    1.   A lebre é mais esperta que a tartaruga.
    2.   Mesmo devagar, a tartaruga vai longe.
    3.   A tartaruga é mais rápida que a lebre.
    4.   Quem é mais lento chega primeiro
  6. Descritor 7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa

    Leia o texto abaixo.



    No final da história, a raposa foi
    1.   Cuidadosa.
    2.   Ingênua.
    3.   Esperta.
    4.   Corajosa.
  7. Descritor 13- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto

    Leia o texto abaixo.



    No trecho “Então, uma ideia brotou-lhe da cachola:...” ( . 13), a palavra destacada é exemplo de uma
    1.   Linguagem científica.
    2.   Expressão regional.
    3.   Linguagem informal.
    4.   Expressão literária.
  8. Descritor 10 – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

    Leia o texto abaixo e responda à questão.



    O trecho em que se percebe que o narrador é uma criança é:
    1.   “Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão.”
    2.   “Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas.”
    3.   “Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade...”
    4.   “Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma...”.
  9. Descritor 10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

    Leia o texto abaixo.



    Quem conta essa história é
    1.   A menina que gritou “Tá errado!”.
    2.   O menino que começou a rir.
    3.   O menino que escreveu o bilhete.
    4.   A menina que errou a tabuada.
  10. Descritor 15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido

    Leia os convites abaixo.



    Ao compararmos os dois convites notamos que são diferentes porque:
    1.   Os dois têm as mesmas informações para os convidados.
    2.   Os dois pertencem ao mundo real.
    3.   Apenas o primeiro convite pertence ao mundo real.
    4.   Os dois pertencem ao mundo imaginário.
  11. Descritor 12 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

    Leia o texto abaixo.



    A palavra mexerico, no 9º verso, tem o mesmo sentido de
    1.   Caldinho.
    2.   Mexerica
    3.   Injusto.
    4.   Fofoca
  12. Descritor12- estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios


    Leia o texto abaixo.



    No trecho “Durante o jantar da família...”, a expressão destacada dá ideia de
    1.   Modo.
    2.   Causa.
    3.   Tempo.
    4.   Lugar.
  13. Descritor 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

    Leia o texto abaixo.



    Na frase “Tomou um baita susto,...” a palavra “baita” significa
    1.   Bobo.
    2.   Dolorido
    3.   Grande.
    4.   Alto.
  14. Descritor 6 - Identificar gênero textual a partir de seu conteúdo.

    Leia o texto abaixo.



    Essa história se passa
    1.   Na rua.
    2.   Na estrada.
    3.   No sítio.
    4.   No frigorífico.
  15. Descritor 5- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc)

    Leia a tirinha.



    Nessa história, o menino foi comprar uma bota porque queria
    1.   Gastar seu dinheiro rápido.
    2.   Tirar seus pés do chão quente.
    3.   Ficar mais bonito.
    4.   Evitar sujar seus pés.
  16. Descritor 1- Localizar informações explícitas em um texto

    Leia o texto abaixo.




    O que motivou o bicho a catar restos foi
    1.   A imundice do pátio.
    2.   O cheiro da comida.
    3.   A própria fome.
    4.   A amizade pelo cão.
  17. Descritor 4- Inferir uma informação implícita em um texto


    Leia o texto abaixo.



    Com base nesse texto, pode-se dizer que a menina é
    1.   Egoísta.
    2.   Criativa.
    3.   Insistente.
    4.   Curiosa.
  18. Descritor 12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

    Leia o texto abaixo.



    Esse texto serve para
    1.   Deixar um recado.
    2.   Contar uma história.
    3.   Divulgar um evento.
    4.   Vender um produto.
  19. Descritor 2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.


    Leia o texto abaixo.



    Na frase “Ela cresce continuamente em ritmo muito lento.” (ℓ. 6), a palavra“ela” refere-se à
    1.   Unha.
    2.   Ave.
    3.   Semente.
    4.   Capa.
  20. Descritor 5- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc)

    Leia a tirinha abaixo.



    No último quadrinho, na palavra “Mingau!!”, os pontos de exclamação foram usados para mostrar que a menina ficou
    1.   Curiosa.
    2.   Espantada.
    3.   Aborrecida.
    4.   Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário