"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 30 de abril de 2013



Substantivos Próprios e Substantivos Comuns - Sugestão de Aula


OLÁ PESSOAL!


Hoje vou lhes dar um exemplo de como dar uma aula interessante sobre Substantivos Próprios e Comuns, que talvez já utilizado por alguns, esquecidos por outros e jamais visto por terceiros.
Sempre que me preparava pra dar essa aula saia catando tudo que era bugiganga pela casa, desde doces , frutas, tampas  de garrafa até os  brinquedos de meus filhos que sob protesto eram logo colocados dentro de uma grande sacola e partiam comigo à sala de aula para me auxiliar na instrução do dia.
Ao me ver chegar com uma sacola diferente meus alunos já ficavam entusiasmados e quando as coisas iam saindo uma a uma da sacola então era uma agonia só.
Primeiro eu tirava uma boneca e lhes mostrava perguntando:
- O que é isso?
Eles prontamente respondiam:
 -  É uma boneca pró.
 -  E como se escreve boneca? Quem poderia me ajudar escrevendo esse nome?
E sempre alguém vinha giz em punho pra escrever uma palavra.
Fosse carro, remédio, boneco, lápis ...
Mas onde entra o tema da aula afinal? Até o momento só vimos alunos indo ao quadro e escrevendo palavras que iam ou não sendo corrigidas.Calma caros colegas já chegaremos lá.
Acabado o festival de escrita de palavras,  bate papo,  alegria continuávamos a aula.
 -  Gente , essa boneca se chama Dalila.
Dalila era uma boneca negra e linda de minha filha Amanda que nessas andanças acabou desaparecendo pra nunca mais tadinha kkkk.
Prosseguindo... Eles me falavam sobre os nomes de suas bonecas e eu pedia para que alguém viesse escrever o nome de Dalila e das outras bonecas que eram citadas  ao que prontamente alguém vinha e eu aproveitava pra perguntar caso o aluno acertasse o pq de iniciar com maiúscula o nome da boneca ou em caso de erro explicar que Dalila como eles era única e portanto merecia que seu nome também fosse grafado com letra maiúscula.
Escrevia assim o tema da aula e dava a definição fazendo depois com que eles repetissem comigo as frases:
Dalila é uma boneca.
Boneca é um substantivo comum. Por quê?
Toda boneca é uma boneca.
Mas Dalila é um nome próprio. Por quê?
Toda boneca é uma boneca, mas nem toda boneca é Dalila. E seguiamos o festival
Todo carro é um carro, mas nem todo carro é uma B M W
Todo remédio é remédio, mas nem todo remédio é Dipirona
Todo rio é um rio , mas nem todo rio é o Amazonas
Toda cidade é uma cidade,mas nem toda cidade é São Paulo.
A aula corria as mil maravilhas até um espertinho lembrar ...
Toda mulher é mulher né pró?
 -  É sim, mas nem toda mulher é Maria
 -  Mas tem muita Maria por ai.  como pode ser única e ser nome próprio se tem um monte?
 - Não há sequer um ser humano igual meu querido e se o nome for igual o sobrenome é diferente,  se o sobrenome for igual o número de identidade é diferente e se não tiver identidade a impressão digital é diferente, única , portanto substantivo próprio.


Atividade Substantivos Próprios e Comuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário