"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 22 de abril de 2013


 Atividade com a música Terra Planeta Água, de Guilherme Arantes

Montei esta atividade para trabalhar o tema Água. Você pode colocar a música para os alunos ouvirem, refletirem e discutirem a importância da água para a vida na Terra e a importância dos cuidados com o meio ambiente e sua preservação.










Algumas atividades recolhidas sobre o mesmo tema:

Atividade 1: 
Desenhe um círculo e em seguida divida-o conforme a quantidade de água e de terra de nosso planeta. O que você percebeu? Anote.
_____________________________________________________________________________

Atividade 2:
Leia com atenção:
Você deve ter notado que a quantidade de água adequada para o consumo humano e de outros seres vivos é muito pequena em relação a quantidade de água no planeta. E a água é essencial para a vida na Terra.

Responda:

1. Para que os humanos utilizam a água?
2. De onde vem a água que você e sua família consomem?
3.Você acha que um dia essa água pode acabar? Por quê?
4.Como as pessoas podem preservar a água?
5. Escreva o nome de 3 transformações que a água pode sofrer:

 A importância da água para os seres vivos!




A água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida.


O peso corporal de uma pessoa é composto de 60 a 70% de água, a qual tem tanto a função de regular a temperatura interna, quanto garantir o bom funcionamento de todas as funções orgânicas.
   O corpo humano adulto precisa, em média, de quatro litros de água por dia para se manter saudável. Além disso, a água também é indispensável para a preparação de mamadeiras, comidas, sucos, imprescindível para a higiene pessoal e do ambiente. Assim, é dever de todos não permitir nenhum tipo de desperdício e garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina. O seu consumo permite uma vida mais confortável, a começar pelo ato de saciar a sede, de prover alimentos, seja na agricultura, nas indústrias, nos restaurantes ou em cada moradia.
A água também é indispensável para a geração de energia, para os transportes, a recreação, a saúde e para o emprego da população.
Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3% desse volume é formado por água doce, do qual mais de 99% fica congelado nas regiões polares, o que dificulta a sua utilização pelo homem.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário