"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 28 de abril de 2013


ARCO-ÍRIS de BALÕES







Balões e papel crepom fazem esse lindo arco-íris, para enfeitar a sala ou mesmo para contar a história da Arca de Noé.
 Aulas, lembrancinhas e ideia sobre a Arca de Noé clique aqui.

 Mais ideias de arco-íris clique aqui.


1

NOÉ AGRADECE A DEUS




Deus mostrou Sua graça no momento mais difícil.                                               

Gênesis 6.9 - 8.21; 9. 13-17;  2 Coríntios 9.8; Efésios 2.8






ANTES DE COMEÇAR...





Pegue os seguintes materias: papel sulfite branco ou de seda, tesouras e canetas hidrográficas. Corte um prato de papel pela metade e use as canetas para desenhar um arco-íris em cada parte. Você também pode colorir outro prato de papel de amarelo para representar o sol. As crianças irão usar os objetos do kit para contar a história de Noé e sua arca. Dê oportunidade para todas as crianças participarem. Se sua classe é grande, entregue colheres de plástico a algumas crianças para que imitem o barulho da chuva, ou mande que algumas balancem o papel de seda para fazer o ruído do vento. A latinha de refrigerante vazia pode servir para imitar o barulho dos animais subindo na arca; o s ino vai lembrar o gado, as cabras e ovelhas. Use duas fitas de mais ou menos 2,5 m para que duas crianças imitem o movimento das ondas. Uma criança pode ser o "sol", e outra, o "arco -íris". Finalmente, duas ou mais crianças podem segurar a cortina de chuveiro de modo a formar a arca. (Talvez você precise ajustar o número de objetos ao número de alunos de sua classe para contar a história.)



Comprei essa barba naquelas lojas de 1,99, é bem baratinha e muito legal! Cortei um retângulo de TNT e amarrei na cabeça.

A minha arca foi feita de TNT marrom, é barato o metro (em torno de 1,50 o metro) e fica muito legal. Cortei um retângulo, e arredondei nas pontas, sem trabalho algum. E depois é só segurar um em cada ponta.




CONTAR A HISTÓRIA





O molde destas máscaras  clique aqui  

Eu fiz um pouco diferente do que é pedido. Ao invés de colocar as crianças para fazerem o som dos animais, coloquei máscaras nelas, e formaram o par! Lindo demais! 


Coloque o kit de material e as demais coisas no chão. Junte as crianças em volta e peça-lhes para falar sobre algum momento difícil em que ficaram frustradas ou com medo, e o que fizeram para enfrentar tais situações.

Depois diga: Todos nós enfrentamos momentos ou dias difíceis, quando no sentimos mal ou até mesmo assustados. É muito bom saber que a graça e o socorro de Deus aparecem brilhando nas horas mais difíceis! Vamos relembrar a história de como a graça de Deus ajudou Noé a passar por um momento muito escuro e tempestuoso. Vamos ver como Noé descobriu o poder de Deus através da sua bondosa graça. Vocês todos vão me ajudar a contar essa história.
Convide uma criança para fazer o papel de Noé. Amarre um pano em sua cabeça. Depois escola duas ou mais crianças para segura o pano para formar a arca no momento oportuno.
Entregue a latinha de refrigerante e o sino para outras crianças imitarem o barulho dos animais ao entrar na arca. Dê os pratos de papel representando o sol e o arco-íris para duas crianças segurarem. Você vai precisar de voluntários para segurar as fitas na frente da arca para imitar o movimento das ondas. O restante dos alunos pode usar as folhas de papel e as colheres de plástico para fazer o barulho do vento, das ondas e da chuva.

Leia ou conte a história da arca de Noé como está em Gênesis 6.9-8.21. Conte como Deus disse a Noé para construir a arca (faça com que as crianças que seguram o pano levantem-na ao poucos enquanto outras batem os punhos no chão para imitar o barulho da construção). Enquanto as crianças imitam o ruído dos animais caminhando (usando a latinha de refrigerante vazia), explique como Deus os mandou para a arca. Usem também o sino para lembrar os animais entrando na arca. Peça que marchem em direção à arca e que se coloquem atrás do pano. Conte que a chuva veio como Deus prometeu e peça às crianças que estão com as folhas de papel e com as colheres de plástico para imitarem o barulho da chuva e do vento. Lembre às crianças que Noé e os outros que estavam dentro da arca ficaram navegando por muitos dias e noites. Eles confiaram na graça de Deus e no seu amor para protegê-los e providenciar tudo o que precisavam.
Depois, conte como Deus mandou o vento e o sol secarem a terra. Faça as crianças sacudirem novamente as folhas de papel; posicione a que está com o prato de papel representando o sol ao lado da arca.
Explique que Deus, através de sua graça e amor, colocou o primeiro arco-íris no céu e prometeu nunca mais destruir a terra por meio de uma enchente,
Faça as crianças segurarem o prato de papel com o arco-íris, colocando-as no lado oposto do sol. Lembre às crianças que quando Noé saiu da arca a primeira coisa que fez foi agradecer a Deus por sua graça incrível. Convide a todos para sair da arca, posicionar-se na frente dela e dizer junto: “Obrigado Senhor, por sua imensa graça”.
Deixe os itens do kit de lado e diga: Isso é bom demais! Que história incrível sobre a graça, a proteção e o amor de Deus! O Senhor mostrou que sua graça dói grande também quando prometeu a Noé, e a todos nós, que nunca mais irá destruir o mundo todo num dilúvio. Vejamos agora como Noé orou agradecendo a Deus sua imensa graça.

O sol, a chuva e o arco-íris também foi representado pelas crianças! O arco-íris como não daria certo numa máscara, colei ele num arco de cabelo.

PARA SEMPRE NA MEMÓRIA


Convide alguns voluntários para ler em voz alta: Gênesis 9.13-17; 2 Coríntios 9.8 e Efésios 2.9. Depois, pergunte:

O que Noé fez quando Deus mandou todos saírem da arca?
Por que Noé quis agradecer a Deus?
 De que forma Deus mostrou graça a Noé, sua família e aos animais da arca?
De que maneiras Deus nos mostra Sua graça?


Diga: Noé enfrentou uma situação assustadora, não foi? Teve que construir um barco enorme com suas próprias mãos e com a ajuda só de sua família e mais ninguém. Teve que cuidar de sua família e de todos os animais na arca. Além disso, Noé não sabia onde, quando ou se as águas iam baixar. Mas Deus mostrou seu amor e graça ao proteger, amar e recompensar a obediência de Noé e de todos na arca. Deus também demonstrou sua graça a nós, quando prometeu nunca mais destruir a terra com um dilúvio. Deus demonstra seu amor e graça para conosco de muitas maneiras, e exatamente como Noé, podemos agradecer a ele por isso.
Estenda a “arca” de pano no chão e convide as crianças “a bordo”. Dêem as mãos para orar: Querido deus, agradecemos por nos ajudar, com sua graça, a passar pelos momentos difíceis da vida. Ajude-nos a confiar no Senhor como Noé o fez e lembre os nossos corações de pedir ajuda e a tua graça nas horas difíceis. Amém. Termine com um cântico que fale sobre a graça de Deus.

DIVERSÃO EXTRA
Ajude as crianças a fazer porta pratos para servir como lembrete de gratidão. Faça pequenas arcas com E.V.A ou cartolina pintada e recoberta com papel adesivo transparente. Escreva: "A graça de Deus é muito grande!" em um dos lados. Peça que as crianças escrevam atrás uma pequena oração de gratidão a Deus. Incentive-as a ler suas orações especiais no momento de oração em família. 










Fonte: 2ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.  

ATIVIDADES:





Você pode fazer os alunos pintarem em cima de um pano branco ou papel pardo a história e depois virar um painel na classe.

Extraído do site activityvillage. Todas as mãos juntas formam o Arco da Aliança.

Mais modelos de ATIVIDADES  clique aqui

LEMBRANCINHAS:




Mais modelos de Arco-íris clique aqui


PAINEL:



Clique nas figuras para AMPLIAR!

Outras maneiras de contar a história da Arca de Noé  clique aqui   e clique aqui  


O kit da história está  aqui



O GRANDE ARCO (arco-íris) - MODELOS



















Ideías retiradas da net.

Clique nas imagens para AMPLIAR.



E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.
E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.
O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.
E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.
Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.
E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.
E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra. (Gn 9.11-17)


Read more: http://blogtiale.blogspot.com/search/label/arco-%C3%ADris#ixzz2Rlns4o00

Nenhum comentário:

Postar um comentário